8 de agosto de 2012

OAB INDEFERE CUNHADO DA ROSEANA SARNEY : SAMIR REAGE E DIZ QUE JORGE VAI "MURAD"

A Ordem dos Advogados do Brasil por decisão da sua diretoria indeferiu as inscrições de Samir Jorge Murad e Walney de Abreu Oliveira. Ambos concorriam a vaga de desembargador pelo quinto constitucional.

Quinto Constitucional é um dispositivo previsto no artigo 94 da Constituição Federal, que distribui a composição dos tribunais sob o percentual de 1/5(Quinto), dos seus membros entre advogados e membros do Ministério Público.

A OAB-MA entende que Samir Murad não pode ser candidato a desembargador pelo Quinto Constitucional. O motivo é o grau de parentesco com a governadora do Estado. Samir Murad é cunhado de Roseana Sarney Murad.

A previsível nomeação de Samir Jorge Murad violaria os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade e finalidade. A salutar decisão da direção da OAB-MA, impede a possibilidade da prática do nepotismo. 

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados determinou impedimento a lista sextupla, de advogados cujos parentes exerçam cargos no executivo até o terceiro grau. Resolução neste sentido vigora desde o início de 2012. 

Samir diz que Jorge vai Murad. Não será surpresa "jurisprudência" pautada no exercício teratológico da hermeneútica, interpretar de forma diversa a decisão do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR : QUEM PAGOU A FESTA/ BANQUETE MILIONÁRIO DO QUASE CENTENÁRIO DE SARNEY?

O quase centenário de Sarney foi a festa mais concorrida depois da posse do Presidente Lula/ que não compareceu para não ofuscar o aniversar...