29 de junho de 2012

WASHINGTON É O 13(AZAR) A SORTE É TER FÁBIO CÂMARA COM CHEIRO DO POVO

O conceito de representação política, tanto em suas implicações teóricas como suas traduções práticas, é sem dúvida um dos elementos da história política moderna. No Maranhão o sentido do moderno ainda mistura-se ao medieval.

A história mostra as representações autênticas em conluio/luta com as castas sociais. Os partidos dominados pelas elites políticas precisam do elemento povo. Da mesma forma que "os do povo" precisam da engrenagem política. 

A convenção que homologou a candidatura do vice-governador a prefeito de São Luís é o exemplo talhado  desta simbiose. No patamar para a foto a rainha, duques, marques, condes, viscondes e barões(Roseana, Lobão, Lobinho, Dualibes e Murads).

Na platéia o negro Fábio Câmara que chegou no PMDB com "Auxiliar de Serviços Gerais". Câmara é candidato a vereador em São Luis com o recal de quatro mil votos. Observeio-o atentamente durante a pomposa convenção no "Espaço Patrimônio".

Nos olhos atentos aos discursos, a vontade de dizer o que o povo realmente quer dos políticos. Abordeio-o sutilmente na saída, indagando-lhe o que cobraria de Washington Luís eleito. Rapidamente e com a peculiar linguagem da "universidade da vida" respondeu:

"Eu não cobrarei, mas exigirei a Secretaria da Juventude "inclusiva", que priorize os anseios dos jovens dos numerosos bairros de São Luís. Na outra ponta a criação da Secretaria Portuária, para que a população exija maiores benefícios em razão das exportações".

O problema não está nos partidos, nem nas cores partidárias, mas nas ideologias compreendendo esta como execução de idéias. As idéias das maiorias devem ser as dominates. O papel da ideologia é revelar a exploração de forma concreta.


4 comentários:

  1. Victor Fausto13:59

    Engana-se redondamente que pensa que essas eleições estarão desprovidas de reflexões mais profundas. Louvo a sua acuidade sócio política ao destacar o Fábio Câmara como sendo um diferencial em meio a um universo quase monocromático. Mais que a plebe em meio aos nobres; mais que um trabalhador em meio aos patrões; mais que um negro em meio aos brancos, Fábio Câmara representa o universo dos GOVERNADOS disputando os poderes da POLIS em meio ao universo dos GOVERNANTES. Por mais que hajam palpiteiros e cientistas políticos afirmando ser o próximo pleito um confronto direto de duas máquinas poderosas - GOVERNO ESTADUAL X GOVERNO MUNICIPAL; ou ainda que hajam leitores experientes e marqueteiros renomados apostando no confronto de gerações - O NOVO X OS VELHOS - eu teimo em defender o sonho de que o pleito 2012 terá em Fábio Câmara um homem do povo tomando a vaga de um dos filhos da elite. E quanto à PREFEITURA... Bem! quanto à prefeitura as administração estadual e municipal que só são "MARAVILHOSAS" nas propagandas mostardas na TV, ambas as MÁQUINAS ruirão ante o choque com a realidade concreta, REVELANDO UMA MATURIDADE POLÍTICA E DEMOCRÁTICA QUE DISTINGUE DILMAS E LULAS, DINHEIRO E PODER. Eu torço para que o Fábio Câmara seja muito mais que uma promessa. A UTOPIA NECESSÁRIA DO POVO NO PODER PRECISA SE FAZER REAL.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:52

    caro cesar belo
    a mim este fabio camara não engana,tambem não confie muito não pois esta historia de negro,serviço gerais é só migê,balela para dar um golpe daqueles ala mafia italiana,pois este candidato é cria do ricardo murad sempre esteve a serviço da sarneyzada, e te digo vem ao longo destes tres anos preparando sua campanha para vereador usando a maquina da secretaria de saude,onde fica atendendo seu eleitorado dando exames,consultas,cadeira de rodas,internaçoes só com as UPAS e Hopitais do governo em troca de voto,te digo porque ja estive com ele algumas reunioes e deu para ver como é o esquema,e ricardo boneco de olinda sabe que ele usa e abusa desta secretaria para fions eçeitoreiros. nao confie muito não meu irmão;confie em seu cachorro de criação ou outro animal de estimaçao do que este sujeito.

    ResponderExcluir
  3. Aguilar09:42

    Só conta história quem tem história. Quem tá no trecho a a mais de 20 anos sabe (os novatos só ouvem contar as histórias) de que O Fabio (Fabinho naqueles seus começos) veio da base humilde, da base do povo. Se cresceu foi com grande esforço. Apoio teve alguns, mas dizer que ele nasceu com Ricardo é mentira, ele começou lá no PMDB como se diz AOSD. Se ele resolve assuntos de saúde e outros, amem, queremos alguém que queira resolver e resolva. Ele age todo tempo, visita todas as bases, por mais remotas que sejam nesta Ilha. Se Ricardo o apoia, vamos dar este crédito a Ricardo. Como saber até onde irá Fabio (Fabinho) sem lhe dar um mandato. De mais longe ele veio, e com certeza mais longe chegará. Parabéns Fabio, vá em frente, que Deus te dê Força e Luz. Só sabe se ganhou ou perdeu quem ousou. Ouse.

    ResponderExcluir
  4. Paulo mendes06:18

    A comecar pelo preco da camisa! Valor de um salario minimo! Coitadinho hein fabio murad?

    ResponderExcluir