29 de junho de 2012

WASHINGTON É O 13(AZAR) A SORTE É TER FÁBIO CÂMARA COM CHEIRO DO POVO

O conceito de representação política, tanto em suas implicações teóricas como suas traduções práticas, é sem dúvida um dos elementos da história política moderna. No Maranhão o sentido do moderno ainda mistura-se ao medieval.

A história mostra as representações autênticas em conluio/luta com as castas sociais. Os partidos dominados pelas elites políticas precisam do elemento povo. Da mesma forma que "os do povo" precisam da engrenagem política. 

A convenção que homologou a candidatura do vice-governador a prefeito de São Luís é o exemplo talhado  desta simbiose. No patamar para a foto a rainha, duques, marques, condes, viscondes e barões(Roseana, Lobão, Lobinho, Dualibes e Murads).

Na platéia o negro Fábio Câmara que chegou no PMDB com "Auxiliar de Serviços Gerais". Câmara é candidato a vereador em São Luis com o recal de quatro mil votos. Observeio-o atentamente durante a pomposa convenção no "Espaço Patrimônio".

Nos olhos atentos aos discursos, a vontade de dizer o que o povo realmente quer dos políticos. Abordeio-o sutilmente na saída, indagando-lhe o que cobraria de Washington Luís eleito. Rapidamente e com a peculiar linguagem da "universidade da vida" respondeu:

"Eu não cobrarei, mas exigirei a Secretaria da Juventude "inclusiva", que priorize os anseios dos jovens dos numerosos bairros de São Luís. Na outra ponta a criação da Secretaria Portuária, para que a população exija maiores benefícios em razão das exportações".

O problema não está nos partidos, nem nas cores partidárias, mas nas ideologias compreendendo esta como execução de idéias. As idéias das maiorias devem ser as dominates. O papel da ideologia é revelar a exploração de forma concreta.


4 comentários:

  1. Victor Fausto13:59

    Engana-se redondamente que pensa que essas eleições estarão desprovidas de reflexões mais profundas. Louvo a sua acuidade sócio política ao destacar o Fábio Câmara como sendo um diferencial em meio a um universo quase monocromático. Mais que a plebe em meio aos nobres; mais que um trabalhador em meio aos patrões; mais que um negro em meio aos brancos, Fábio Câmara representa o universo dos GOVERNADOS disputando os poderes da POLIS em meio ao universo dos GOVERNANTES. Por mais que hajam palpiteiros e cientistas políticos afirmando ser o próximo pleito um confronto direto de duas máquinas poderosas - GOVERNO ESTADUAL X GOVERNO MUNICIPAL; ou ainda que hajam leitores experientes e marqueteiros renomados apostando no confronto de gerações - O NOVO X OS VELHOS - eu teimo em defender o sonho de que o pleito 2012 terá em Fábio Câmara um homem do povo tomando a vaga de um dos filhos da elite. E quanto à PREFEITURA... Bem! quanto à prefeitura as administração estadual e municipal que só são "MARAVILHOSAS" nas propagandas mostardas na TV, ambas as MÁQUINAS ruirão ante o choque com a realidade concreta, REVELANDO UMA MATURIDADE POLÍTICA E DEMOCRÁTICA QUE DISTINGUE DILMAS E LULAS, DINHEIRO E PODER. Eu torço para que o Fábio Câmara seja muito mais que uma promessa. A UTOPIA NECESSÁRIA DO POVO NO PODER PRECISA SE FAZER REAL.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:52

    caro cesar belo
    a mim este fabio camara não engana,tambem não confie muito não pois esta historia de negro,serviço gerais é só migê,balela para dar um golpe daqueles ala mafia italiana,pois este candidato é cria do ricardo murad sempre esteve a serviço da sarneyzada, e te digo vem ao longo destes tres anos preparando sua campanha para vereador usando a maquina da secretaria de saude,onde fica atendendo seu eleitorado dando exames,consultas,cadeira de rodas,internaçoes só com as UPAS e Hopitais do governo em troca de voto,te digo porque ja estive com ele algumas reunioes e deu para ver como é o esquema,e ricardo boneco de olinda sabe que ele usa e abusa desta secretaria para fions eçeitoreiros. nao confie muito não meu irmão;confie em seu cachorro de criação ou outro animal de estimaçao do que este sujeito.

    ResponderExcluir
  3. Aguilar09:42

    Só conta história quem tem história. Quem tá no trecho a a mais de 20 anos sabe (os novatos só ouvem contar as histórias) de que O Fabio (Fabinho naqueles seus começos) veio da base humilde, da base do povo. Se cresceu foi com grande esforço. Apoio teve alguns, mas dizer que ele nasceu com Ricardo é mentira, ele começou lá no PMDB como se diz AOSD. Se ele resolve assuntos de saúde e outros, amem, queremos alguém que queira resolver e resolva. Ele age todo tempo, visita todas as bases, por mais remotas que sejam nesta Ilha. Se Ricardo o apoia, vamos dar este crédito a Ricardo. Como saber até onde irá Fabio (Fabinho) sem lhe dar um mandato. De mais longe ele veio, e com certeza mais longe chegará. Parabéns Fabio, vá em frente, que Deus te dê Força e Luz. Só sabe se ganhou ou perdeu quem ousou. Ouse.

    ResponderExcluir
  4. Paulo mendes06:18

    A comecar pelo preco da camisa! Valor de um salario minimo! Coitadinho hein fabio murad?

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...