16 de maio de 2012

A PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA E O PODER DOS GENROS NO MARANHÃO

Nos idos de 1984, li com extrema curiosidade "Anatomia do Poder" de Jonh Kenneth Galbraith(Editora Pioneira). A obra do começo do século mantém-se atualíssima, principalmente ao mostrar a ilusão de poder dos políticos e jornalistas.

Galbraith preleciona na introdução(página 3), os instrumentos pelos quais o poder é exercido e as fontes  do direito para esse exercício. Ensina ainda o lente que "alguns usos do poder dependem de estar ele oculto, de não ser evidente a submissão dos que capitulam a ele".

A nova Procuradora Geral de Justiça, Regina Lúcia Almeida Rocha, durante ao ato da sua nomeação teria mostrado a força do poder oculto no Maranhão. Segundo os blogs dos "Caridosos", Regina Lúcia, teria dito em alto e bom som:  "Eu devo minha nomeação a Gustavo Amorim".

Não se pode afirmar como verdadeiras as declarações, ou se foram plantadas pelos "Caridosos" para colher no "vinhedo" do atual genro de Roseana Sarney.  Soam estapafúrdios os agradecimentos da recém nomeada Procuradora Geral de Justiça.

Mário Carvalho em matéria assinada no jornal O Estado do Maranhão de hoje(16), informa que Regina Lúcia "agradece a indicação e a minha alegria maior foi fazer parte desta lista tríplice, por ter sido uma enorme batalha, pois lutamos contra a administração superior".

Pelo sim e pelo não, Jonh Cutrim em seu Blog com postagem na terça(15),"Carlos Filho limita poderes dos adjuntos indicados por Roberto Costa", mostra a força do ex-genro Carlos Filho na Secretaria de Juventude.

A grande contribuição de John Kennet Galbraith foi ensinar a compreender o exercício do poder pelas formas menos visíveis e mais insidiosas, como também abandonarmos a miríade de um poder da imprensa sem base compensatória. Esta submissão e indubitavelmente real.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...