16 de maio de 2012

DEMOCRACIA E TRANSPARÊNCIA: TRIBUNAL ESCOLHE DESEMBARGADORES

O Tribunal de Justiça do Maranhão reuniu-se em Sessão Plenária nesta quarta(16) para escolha de dois novos desembargadores. Os critérios foram tabulados por antiguidade e merecimento. Foi uma disputa limpa, sem influências externas.

Na presidência dos trabalhos o desembargador Guerreiro Junior, com a sua habitual serenidade. A escolha foi tranquila, transparente e democrática. Sagraram-se vencedores os juízes Vicente de Paula Gomes de Castro(antiguidade) e Kleber Costa Carvalho(merecimento).

Os votos proferidos na forma nominal foram computados pelo Sistema PROMERITUS. A exigência  é da Resolução 106 do CNJ. Não fica espaço para questionamentos na forma teratológica mais imaginativa de uma mente brilhante.

A vaga por antiguidade estava destinada ao juiz Vicente de Paula Gomes de Castro, da Auditoria Militar. A disputa ateve-se ao critério por merecimento, onde por unanimidade o juiz, Kleber Costa Carvalho, foi escolhido pelos desembargadores presentes.

Durante 30 anos acompanho a vida das instituições no Maranhão. Digo com absoluta certeza que foi a disputa mais altruísta que pode presenciar. Uma festa democrática, um exemplo de posturas que teve como timoneiro o desembargador Guerreiro Junior.

O desembargador, Guerreiro Junior, repete na Presidência do Tribunal de Justiça o desempenho alcançado na Corregedoria-Geral do TJ.  Os invejosos pensam vê-lo "pisando em ovos sob o fio de uma navalha". É perda de tempo.

Publicaremos nas próximas postagens a trajetória dos dois novos desembargadores, o escrutínio com os votos individualizados de cada desembargador destinados aos juízes, que em número de 12 concorreram as duas vagas de desembargador.

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...