22 de maio de 2012

O ESPAÇO POLÍTICO E A NECESSÁRIA OCUPAÇÃO NO TEMPO HÁBIL

Diz o ditado que em política o "cavalo selado só passa uma vez". As eleições no Maranhão nos últimos 50 anos  ratificam o adágio popular. José Sarney, Cafeteira, Edson Lobão, João Castelo, Jackson Lago são exemplos de cavaleiros políticos que montaram no tempo hábil.

Por outro lado existem aqueles(as) que encontraram selas, arreios e os cavalos domados. Roseana Sarney e Tadeu Palácio caracterizam bem a formação das lideranças, a partir de provetas políticas. José Sarney e Jackson Lago os inseminaram  no espaço político milimetricamente preparado.

As lideranças artificiais são fomentadas dentro dos diversos espaços políticos. As experiência com Roseana Sarney e Tadeu Palácio incentivam novos atores com origem em "barriga de aluguel".  Com os institutos de pesquisa fabricam-se líderes a cada nova  eleição(Cléber Verde, Pinto Itamaraty, Edvaldo Holanda Junior).

A carência de lideranças autênticas nos remonta aos "Messias". Foi assim quando José Sarney destronou Vitorino Freire . Sarney ocupou o espaço político adredemente dividido por imposição do regime militar. Vitorino Freire e Newton Bello foram obrigados a lançarem candidatos, facilitando a ascensão de Sarney ao governo do Maranhão 

Vivemos um momento de profusão de candidaturas a prefeitura de São Luís. A impressão é da constituição de uma girândola político-partidária. Sem a menor preocupação com o preenchimento do espaço político lideranças de provetas, artificiais ou sazonais aventuram-se nas urnas.

Por detrás dessa estratégia divisionista o velho morubixaba espreita a oportunidade de vencer as eleições em São Luís. Tal qual os militares que lhe patrocinaram a ascensão ao governo do Maranhão, José Sarney estimula o distanciamento das oposições do arco de alianças com  João Castelo. 

Sarney tem a exata noção dá importância das eleições para prefeitura de São Luís. Com mais de um milhão de habitantes a "ilha metrópole" é fundamental nas eleições para o governo em 2014. Convite ao raciocínio: O que impede o preenchimento dos espaços políticos na ordem cronológica das eleições 2012/2014?

* girândola é o coletivo de foguetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário