15 de fevereiro de 2012

NASCEU MARIA ROSEANA OU JOSÉ SARNEY BISNETO?

Comecei o dia de forma aziaga. O meu pequeno Augusto não quis ir para "Xicólia"(Escola). Perdi a serenidade ao interceder em conflito imobiliário envolvendo um irmão querido. Mas não ficou só por aí, bati logo cedo de cara com Fernando Sarney. 

Fernando Sarney foi a Clínica São Marcos vizinha ao Condomínio Caxias onde mora meu irmão. O Sarney foi recepcionar o neto(a?) no seu primeiro dia de vida. Como não privo da sua intimidade sugiro dois nomes: Se menina Maria Roseana. Se menino José Sarney Bisneto.

Ninguém tem o direito de tripudiar sobre a felicidade ou infelicidade dos outros. Mas as vezes me ponho a pensar na correlação das forças infernais com as celestiais. No canto ditirambo(coro da vida) em que o dionisíaco(insânia, intoxicação) supera o apolíneo(equilíbrio,razão). 

Ontem uma perda trágica comoveu o Maranhão. Hoje um feliz nascimento tem o significado da prorrogação do sofrimento dos maranhenses. Não seria este tal destino cúmplice do Mal? Porque o bem é tão transitório e o mal mais perene?

Em Nietzsche Apolíneo e Dionisíaco representam a perda da proximidade com a natureza do homem antigo. Para o homem contemporâneo as perdas o aproximam do natural. Na luta pela vida e contra a morte também tem o desigual.


7 comentários:

  1. Anônimo16:55

    Esses teus comentários ainda vão te fazer achar a forma do teu sapato e, o pior, não vais nem saber quem foi...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo17:53

    Olha, sinceramente de tudo o que você escreveu até hoje, a mais medíocre de todas foi relacionar o nascimento de uma criança com a continuidade do sofrimento do maranhense. O que esta criança, por mais que carregue o sobrenome Sarney, tem a ver com os problemas do Maranhão? Como você pode relacionar a fatalidade do que aconteceu com o Flávio, com a vinda de outro ser? Foi o comentário mais infeliz que já li na vida!
    Anseio do fundo do meu coração que a vida te preserve de duras e amargas surpresas.
    Meu caro, o sentimento do ódio não leva ninguém a lugar algum e parece-me, através de suas palavras, que este é um sentimento constante no teu coração, impregnado na tua alma!
    Que Deus te perdoe!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo18:43

    Primeiro quero te agradecer pela leitura do blog. Quando escreves "de tudo que escrevestes até hoje" sinaliza para a constância.Agora querer negar que o nascimento de uma pessoa com o sobrenome de Sarney não simbolize a postergação do sofrimento do povo maranhense é desconhecer a realidade e os últimos acontecimentos.De onde veio Roseana?Conheces a história das dinastia?Alguém abdica do poder? Te enganaste em relacionar a fatalidade com a felicidade. Não conseguiste aprofunda o questionamento. Lê novamente e vê se entendes o que é ditirâmbico. Não particularizo a correlação de forças, apenas cito dois fatos isolados. A vida de uma não dependeu da morte do outro. Um abraço e imagino quem sejas,quanto ao ódio estás enganado. Cumprimento a todos da família Sarney ou afins, mas tenho consciência da ação de todos. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo20:07

    Meu caro César,

    Preliminarmente (como dizem os causídicos), não sou quem imaginas quem eu seja. Não carrego o sobrenome Sarney, muito menos de famílias afins, mas sou alguém que possui discernimento suficiente para entender o conteúdo da tua mensagem. Afinal de contas, a citação "Hoje um feliz nascimento tem o significado da prorrogação do sofrimento dos maranhenses", não enseja sequer entendimento subliminar, não é mesmo?
    Caro César, deixando as ideologias de lado, venhamos e convenhamos que um ser humano, que acaba de nascer, não pode ser desde logo responsável por absolutamente nada, quiçá pela postergação do sofrimento alheio.
    Você gostaria de que o teu filho fosse julgado por carregar o teu sobrenome? E não me venhas com o argumento de que não há como comparar a sua família com a família Sarney, em razão do passado, dinastia, etc, etc, etc. A questão é mais profunda, se é que me entendes!
    Ao contrário do que acreditas, você é quem não compreendeu a minha mensagem. É óbvio de que o nascimento de um não ocasionou a morte do outro, ou vice-versa. Sei que citastes dois fatos isolados, mas entendo que ao afirmar que o nascimento de uma criança pelo fato de ser um Sarney, é a prorrogação do sofrimento maranhense, foi um comentário, absurdamente desditoso. Este é o MEU ponto de vista!
    Meu caro Décio, leio o seu blog sim, mas não posso concordar com tua opinião infausta nesse questionamento específico. Quanto ao sentimento de ódio, ratifico o que outrora afirmei. É exatamente este sentimento que você transmite em suas palavras, ou será que haveremos de desprezar o sempre presente conteúdo agressivo das mesmas? Este é também o MEU ponto de vista.
    Com os meus respeitos.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo21:08

    Continuo a afirmar que você não quer associar o natalício a realidade vivida no Maranhão. O nascimento exitoso da neta(o?) de Fernando Sarney representa outra geração com a possibilidade de continuar no poder. Na contrapartida se pegares os índices de mortalidade infantil, a falta saúde, educação, saneamento, infraestruturas verás o quanto é difícil para qualquer um do povo esta possibilidade.Não confunda ódio com consciência.Um abraço e participe sempre

    ResponderExcluir
  6. Anônimo21:33

    César,

    No final da minha mensagem citei o nome do Décio ao invés do seu. Desculpe-me, é que antes estava lendo o blog dele e acabei cometendo um ato falho.
    Apesar das discordâncias de pensamentos, valeu a troca mensagens, pois foi uma conversa sobretudo civilizada. Como tem que ser, não é mesmo?
    Obrigado e até a próxima!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo22:19

    Não tem problema.Penso que na blogosfera existam espaços para todos.Veja que conversando é que entendemos e nos entendemos.Não foi nem é minha pretensão fazer correlações sobrenaturais. Apenas analisei uma realidade existente. Não tenho ódio dos Sarney,até já trabalhei com os mesmos a cerca de 30 anos atrás. A minha atual postura é fruto do meu amadurecimento. No entanto não sou tolo de pensar que a família Sarney não deseje se postergar. As condições materiais em um estado provinciano mudam toda a possibilidade da livre competição. A função deste blog e fazer a leitura do que fica velado(guardado) independente de lado. Obrigado pela suas críticas que apesar de improcedentes foram no tom civilizado. Participe sempre.

    ResponderExcluir