No início da década de 80 havia um culto significativo ao italiano Norberto Bobbio(Turim, 18 de outubro de 1909-Turim, 9 de janeiro de 2004). Neste período adquiri o Dicionário de Ciência Política do lente. Por um destes momentos de besta os "estudiosos do alheio" o afanaram na "mão grande".
Durante o equinócio (inicio da primavera) político que se desenha no Maranhão, compulsei o pequeno opúsculo "Estado, Governo e Sociedade" do epigrafado. Pode então entender a afinidade de cinco lustros(25 anos). Bobbio nos fragmentos de uma teoria geral de política opera uma delicada confluência de disciplinas.
O direito, a ciência política, a filosofia, a história das ideias são instrumentos permanentes. Bobbio foi fiel as clássicos, tratou a política e o social em sua totalidade, em sua historicidade, sem perder de vistas seus explosivos nexos internos.
Este ultimo ponto que envolve os liames "explosivos internos" são regras neste Blog. Fico a observar o número de postagens na maioria dos blogs como simulacros dos grandes jornais. É copiando de forma reiterada que eles por ocasião falam em mudanças pela mídia eletrônica.
Com Norberto Bobbio aprendi a observar e analisar de forma independente, sem me acomodar a uma militância e alinhamento partidário. Fazer blog é exercício deste aprendizado. A linguagem se amolda aos fatos. A opinião leva em conta a história, buscando sentido nas ligações entre os fatos.
Chega de CTRL + C. Vamos criar, para isso é preciso estudar. Editar em blogs não implica em exigência alguma. Agora manter a audiência requer estudo e analise fundamentada. Muitos são acessados por absoluta carência de opção. Outros não o são pela falta do eterno segredo da publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário