3 de dezembro de 2011

AS SETE NOTAS MILITARES

FIRME
Na convicção dos pleitos os policiais militares mantiveram-se firmes do início ao fim do movimento grevista. Este foi um dos pontos mais fortes para a consecução da vitória. Flexibilizaram de forma a não prejudicar ganhos salarias, carga horária de 40 horas, formação de comissão paritária entre outros itens da pauta.

SENTIDO
O que foi dado a greve correspondia as questões específicas da Corporação. Foram evitadas questões de natureza político-partidária. Afastada a tese de que o movimento tinha o objetivo de desgastar o governo, as negociações começaram a fluir até a consecução do acordo. O exemplo deveria servir para outras categorias funcionais.

OMBRO ARMA
Ficou evidente que se preciso fosse os grevistas usariam os ombros e as armas. A pressão psicológica e o terrorismo diário não encontraram ressonância na tropa sob a tutela constante do Major Brandão. A tropa estava preparada para tudo e para todos. Felizmente não foi necessário o uso de ombros e de armas. Os argumentos do soldado Prisco firmaram a "pedreira" para a tropa.

APRESENTAR
Desde ontem os militares começam a se apresentar no Comando Geral da Polícia Militar. Por volta das 22 horas da sexta(2) o Coronel Ivaldo Barbosa e o Major Brandão apresentaram-se. Logo em seguida a tropa marchou unida até o Comando Geral .

HOMENAGEM AOS MORTOS
O toque triste durante toda a manifestação foi dado pelas aves agourentas. Blogueiros, radialistas e jornalistas que se alimentam de miasma apodrecido na estrutura do governo de Roseana Sarney. Com a vitória pela formação do acordo fica a lição aos corvos do poder. Mortos durante o combate o toque de homenagem aos mortos é para a reflexão.

DESCANSAR
É o toque merecido depois de 11 dias de luta intensa. Sem derramar uma gota de sangue os militares fizeram transbordar o cálice da democracia. O exemplo de persistência e disciplina deve ser seguido por todos que desejarem a vitória das categorias, independente dos partidos e dos políticos que desejarem participar dos movimentos.

A VONTADE
Foi como todos que contribuíram para o sucesso da manifestação sentem-se. Políticos, Sindicatos, Estudantes, Quilombolas, Blogueiros e Jornalistas Independentes. A greve serviu para quebrar os sectarismos e desconfianças que tanto prejudicam a causa maior que é o desenvolvimento do Maranhão.

ALVORADA
Um novo amanhecer é o que desejamos para o Maranhão. A manifestação prova que soberano é o povo. Doravante a  Polícia Militar deve ter uma nova postura na repressão das manifestações populares. Que neste amanhecer os clarins nos despertem para a liberdade do Maranhão.


4 comentários:

  1. Anônimo14:22

    Caro Cesar Bello, não sendo repetitivo, mas preocupado com o descumprimento do acordo dos Militares e Corpo de Bombeiro eu gostaria que comentasse porque a ro$engana (de$governo) rejeitou duas das principais pautas de revindicações que foram negociadas e aprovadas por unanimidade pelos valorosos militares na noite de ontem que foram:

    2 – Fim do R.D.E (Regulamento Disciplinar do Exército) para a Polícia Militar; Será elaborado um Código de Ética.

    6 – Carga horária de 40 horas semanais.

    Alem de ameaçar com o não cumprimento de todas as outras revindicações caso os policiais e bombeiros saíssem em carreata da Assembléia para comemorar a vitória desses heróis da resistência pelas ruas de São Luís junto com a população que os estavam apoiando (a maioria dos Maranhenses).

    É uma prova de que esse de$governo barrica não tem moral muito menos credibilidade.

    Comente por favor.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15:45

    Belíssima matéria,parabéns Cesar Bello!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo16:46

    ENGRAÇADO! Sempre procuro deduzir aquilo que estou vendo e não-entendendo. Desde a primeira greve dos policias, percebi que os PMs sempre apresentavam-se horizontalmente de camisas listradas; AI PENSEI… POR QUÊ?! … Deduzi (opinião minha) que as listras das camisas demonstram a amplitude da visão dos militares. Algo, bem apoiado; NO BELO HORIZONTE…

    Ou será uma demonstração de hierarquia presente ?!?!

    Marco Antonio Carvalho Diniz

    ResponderExcluir
  4. Caro Cesar Bello, cumprimento-o cordialmente.
    Tivemos alguns momentos de turbulência no movimento, sobretudo no episódio com a Policia Civil e alguns desencontros eventuais de informações que, ao que se percebe, plantadas por infiltrados. No entanto, o que se viu finalmente foi um movimento organizado, com pautas definidas, firmeza de propósitos e determinação de luta. A bravura das tropas venceu com o uso da sabedoria, da estratégia e da liderança. Que seus líderes possam contribuir com outros movimentos que possam efetivamente libertar o Maranhão das amarras do atraso e da humilhante posição de campeão de miséria. Minha palavra de reconhecimento é proveniente daquilo que dizem as ruas. Uma figura que protagonizou parte expressiva desse episódio foi o Juiz Vicente de Paula, grata exceção no mundo cão das togas. É a voz do povo.
    Valeu.

    ResponderExcluir