O pedreiro José Ribamar Vieira Batista em tresloucado gesto evadiu-se de um posto de gasolina sem pagar. Perseguido pela Polícia Militar foi baleado, arrastado e por fim jogado na "gaiola" de um camburão. A desnecessária ação policial demonstra o despreparo e a truculência de grande parte do contingente policial do Maranhão.
Embora o acesso a carreira militar aconteça por concurso, o ambiente é composto no geral por membros com a antiga mentalidade miliciana. Assim o comportamento dos novos adapta-se ao meio composto pela maioria. Com métodos superados e a direção em completo despreparo, a Polícia Militar erra mais taticamente do que acerta com tiros .
O estrito cumprimento do dever legal é interpretado de forma corporativa pelo Comando da PM. O caso em tela comprova que a reação é desproporcional. A agressão não era iminente(prestes a acontecer). A atitude do policial militar foi imoderada. Os limites da ação são inaceitáveis. Há excessos na conduta do agente.
O perigo é que o povo abalado pela insegurança e o medo aplaude a selvageria. Todos pensavam que tratava-se de um perigoso assaltante perseguido pela "briosa". A conduta praticada pela vítima da Polícia Militar é considerada de bagatela. Pela insignificância não causa dano significativo ao patrimônio do ofendido.
Segundo a evolução da doutrina a conduta de bagatela não justifica a imposição de pena. Imagina a "pena de morte" em vigor no dia à dia. A falta de Políticas Pública, precisamente de Políticas Criminais leva a esse estágio nas comunidades e dentro da Corporação Militar. O Comandante Geral das Forças de Segurança é o ex-Segurança do Senador José Sarney, o Agente Federal Aluísio Mendes.
Enquanto isso nas Salas de Injustiças inauguram-se Fóruns, comemora-se a aproximação do Segundo Centenário da Justiça do Maranhão, o Presidente do Tribunal de Justiça assume o governo. Mas o principal que é pensar a existência do povo maranhense não ocorre, nem na forma cartesiana ou fora dela.
A teoria do "Cogito ergo sun"( Penso logo existo) é coisa para quem não tem o que fazer. Fico imaginando que o Coronel Franklin pensa dessas "baboseiras" que escrevo. Com voz entrecortada e a linguagem da caserna ele justificou a ação. O vídeo amador desmente a versão da Polícia Militar.
Veja e pense. A próxima vítima pode ser você. Do cantor Gerô ao pedreiro José Ribamar nada mudou. Só tem um José de Ribamar imortal. O nome dele é José de Ribamar Ferreira de Araújo Costa, no vulgo o ex-Presidente, ex-governador e atual Senador Sarney. Para esse a Polícia Militar cede até o Helicóptero de 16 Milhões.
Com todo os aplauso, a vítima não era bandido, a Policia tem que ver, quando a presa é muito fácil de abater, pode se cometer o erro que não tem volta.
ResponderExcluirTrata-se de policiais neuróticos e medrosos, dá nisso!!!.
Quem deveria receber treinamento, são os que menos trabalha, e não o contrário.
Macabeu o doido do Renato Sousa diz no Rádio que agora a polícia está começando a acertar. Só um desmiolado como esse para falar de público uma besteira dessa. Além de incitar a violência predispõe opiniões. É o Rádio do Maranhão. Pau neles Macabeu, se tu não alisa muito menos eu.
ResponderExcluirAi aparece o Cel.Jeferson para filosofar, a popúlação não aguenta mais as entrevistas deste
ResponderExcluircoronel, vai trabalhar coronel!
Salazar seria até bom que o Cel. Jeferson tivesse essa iniciativa,pois implicaria em aprofundar o entendimento das causas da violência e pensar a prevenção em detrimento da repressão. Infelizmente isso é tido como tolice. Umabraço e participe sempre.
ResponderExcluirEu daria tudo , só pra ver a cara desse porta-vos da polícia Cel. Jeferson , ao olhar o que esse vídeo registrou . Fiquei estarrecido quando eu o vi . E ao comparar com o que os policias haviam dito . Pergunto : O que acontece de fato , quando alguém não está gravando um desses conflitos polêmicos , perpetrado pela nossa polícia ?
ResponderExcluirParabéns Roseana . Como a Senhora disse ,( será o meu melhor governo ) Uma Avenida de presente para os empresários dos três shopins centers . Já é o pior estado da federação .E agora a polícia atirando em vizinhos e crianças e agora matando trabalhadores . salve-se quem puderem ! Ainda temos muitos anos de gestão Sarney .
ResponderExcluirA Rosenaa não tem assessoria? O mínimo que ela devia fazer era exonerar esse "coronel" e mandar apurar com rigor a execução.
ResponderExcluirCesar, que tal fazer uma matéria sobre os assassinatos da PM e outras arbitrariedades em 2011? Lembra daquele trabalhador que foi baleado na frente da mulher da filha recem nascida? Nada foi feito.
É uma boa idéia com o título "dos crimes militares". Vou fazer um levantamento de todos e da atual situação. A matéria é boa,mas como é trabalhosa demora uns dias para sair. Aguarde e se quiser colaborar é só escrever. Um abraço e participe sempre.
ResponderExcluirNão sou PM. "SOMOS" uma cambada de hipócritas!E se o pedreiro fosse um bandido de verdade ? Será que a polícia seria elogiada por todos os que escreveram contra aqui nesse blog? Quantos de nós oprimimos, ameaçamos, traimos nossos filhos, esposas, pai, mãe parentes vizinhos, onde não tem um celular filmando. O problema está no homem não na PM... Vá ao Rio de janeiro e fura um bloqueio policial. Experimenta!
ResponderExcluirNão sou PM! Façam uma matéria sobre o Cabo da PM do Rio que foi subornado com uma quantia de 100 a 01 milhão de reais e não aceitou. Esse cabo pode morrer a qualquer momento, isso sim, é materia para a vida toda. Parem de cultivar a desgraça. Só anunciam os erros da PM, não anuncia os acertos.
ResponderExcluir