29 de outubro de 2011

PSB ENQUADRA "RIBAMAR PESÃO" E COLOCA "BOB ROCHA" DE MOLHO

Acompanhei o 14° Encontro Estadual do Partido Socialista Brasileiro(PSB) na Assembleia Legislativa. Surpreendeu-me  a participação espontânea das delegações de dezenas de cidades maranhenses. Outro fator saudável foram as divergências de encaminhamentos para as eleições municipais em 2012.

Reunião de partido político sem discussões lembra os tempos da ARENA e PDS, jocosamente chamado de Partido do Sim Senhor.   Tudo era previamente ajustado, nada fugia a pauta estabelecida e de agrado do regime militar.

Sarney comandou os dois partidos que apoiaram incondicionalmente os militares plantonistas na Presidência da República. Antônio Carlos Magalhães, Marco Maciel, Jarbas Passarinho, Ibraim Abi Haikel controlavam junto com Sarney  a vida partidária brasileira.

Nos dias atuais os Diretórios Nacionais ainda intervém nas decisões Estaduais. Recentemente o Partido dos Trabalhadores do Maranhão passou pela vexatória situação . O PSB também teve de engolir suas "rochas" no diretório de São Luís, por conta de uma fatura chamada Ana Arraes paga à José Sarney.

Ocorre que quando um partido político reúne todos os diretórios do estado, fica muito mais difícil o controle da Direção Nacional. O que vale são as articulações junto aos delegados municipais e a atividade proselitista . Se vão ocorrer intervenções futuras ninguém pode afirmar. Tudo é possível  para Sarney. 

Mas por enquanto, o PSB no Maranhão fica longe das mãos de Sarney. Na reunião deste sábado(29), o ex-deputado Federal José Antônio Almeida foi reeleito Presidente do Diretório Estadual. O deputado federal Ribamar Alves, o Pesão e Roberto Rocha de São Luís não compareceram ao 14° Encontro.

Ribamar Alves e Roberto Rocha não tem liderança dentro do PSB. Ambos sabiam antecipadamente da derrota para o grupo do ex-governador José Reinaldo Tavares. Desarticulados enviaram uma comitiva de Imperatriz para tentar tirar o brilho do 14°Encontro do PSB no Maranhão, mas foi em vão.

O PSB fechou as portas para Sarney, enquadrou o deputado Ribamar Pesão e botou as barbas de Roberto Rocha de molho. Agora é aguardar o choro de "Pesão" para o bigodão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário