19 de outubro de 2011

PATRIMONIALISMO: MARANHÃO VOLTA A PAGAR AS CONTAS DE JOSÉ SARNEY

No Estado patrimonialista os monarcas gastavam as rendas pessoais e as rendas obtidas pelo governo de forma indistinta. O senador Sarney é um monarquista enrustido. A filha Roseana Sarney e os irmãos pensam da mesma forma muito embora nenhum deles afirme.

Tive a oportunidade de ouvir o deputado federal Sarney Filho declarar seu apreço pela monarquia. José Sarney ao imputar o uso particular do helicóptero da Polícia Militar como homenagem a democracia, comete ato falho que deixa revelar a mais "lídima" das mentalidades monarquistas.

Roseana a mais mimada entre os rebentos de Sarney sempre teve vida de princesa. Morava na Suíça, curtia em Angra dos Reis e fazia turismo em Las Vegas, estourando o cartão de crédito do ex-banqueiro Cid Ferreira. 

No clima dos Alpes Suíço restabelecia a saúde, em Angra pontificava nas altas rodas e em Las Vegas exteriorizava a compulsão no jogo de baralho, prática ilimitada pelo cartão de crédito corporativo de "El Cid". Assim era avida de Roseana Sarney  aos 39 anos de idade. 

Até que ela experimentou o gosto do poder com o pai na Presidência da República. O marido Jorge Murad era tratado como príncipe consorte pela imprensa brasileira. Salvou-se de uma CPI por conta das concessões de inúmeros canais de televisão no governo de sogro-rei.

A passagem de Sarney pela Presidência da República fossilizou o sentimento de que eram a última monarquia brasileira . É desta forma que pensam e agem Sarney, príncipes, princesas, condes,duques e seus vassalos. 

O projeto de lei 259/2011(Estadualização da Fundação José Sarney) aprovado pela vassalagem governista, representa de forma magistral as práticas patrimonialistas. O governo do Maranhão doravante é responsável pelo pagamento da guarda e conservação da memória política de José Sarney.

"A minha fé política diz-se em três palavras. As monarquias, constitucionais ou não, tenho-lhes asco. As repúblicas burguesas ou democráticas tenho-lhes asco. Os reis são saltimbancos. As repúblicas foram esmagadas (.....)  Que resta? Podemos desejar a monarquia por direito divino? Acreditas no sol porvir?(il sole dell' avenire=socialismo) James Joyce"



   


16 comentários:

  1. Anônimo20:24

    Desculpa amigo, mas peca e muito comparando Sarney a Monarquia. Favor não comparar uma Ferrari (monarca, tal como foi Dom Pedro II) com o Sarney (filho corrupto dessa ré-publica de bananas q vivemos).

    Alias sua visão de monarquia é tão arcaica que deveria ser ter vergonha de mencionar tal regime,alias regime este q tem os países mais desenvolvidos do mundo.

    Caras como Sarney JAMAIS seriam um monarca, por favor pesquise, estude e entenda melhor sobre Monarquia antes de colocar falácias como estas.

    E só pra firmar, Sarney faz isso pq essa republica de fachada não da cabo desses bizarrices politicas q ocorrem em nosso País.

    ResponderExcluir
  2. Que barbaridade... Total desconhecimento sobre o que é e como funciona um sistema monárquico de governo...

    PLACAR:

    Doutrinação republicana 1 X 0 Autor da postagem

    ResponderExcluir
  3. Anônimo01:09

    Amigo, convido você a estudar um pouco da história do Brasil no segundo Império. Depois disso convido você a refletir sobre o nascimento do coronelismo e das oligarquias dominantes no momento em que o Brasil se tornou um Estado Federativo com a proclamação da república. O Sarney pode falar o que quiser, mas ele é cria da mais alta classe conservadora do nordeste, alavancado pelo poder que a república concedeu a esses "coronéis" regionais. Machado de Assis disse: ""Quanto às minhas opiniões políticas, tenho duas, uma impossível, outra realizada. A impossível é a república de Platão. A realizada é o sistema representativo. É sobretudo como brasileiro que me agrada essa última opinião, e eu peço aos deuses que afastem do Brasil o sistema republicano porque esse dia seria o do nascimento da mais insolente aristocracia que o sol jamais alumiou..."

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:08

    Absurdo comparar o Sarney á Monarquia. Triste ver á que estado a educação pública brasileira chegou. Sarney rouba ás custas da república e a culpa é da Monarquia?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:13

    vc não sabe nada sobre monarquia. Républica no Brasil so deu merda. Surgiram pessoas como Sarney, Collor, Maluf entre outras fuguras.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo15:26

    D. Pedro II não só rejetou qualquer ajuda financeira do governo republicano por ocasião do exílio da Família Imperial, como pagava as suas viagens,as obras de caridade que fazia e as pensões concedidas a artistas brasileiros DO SEU PRÓPRIO BOLSO. Morreu pobre em um Hotel simplíssimo de Paris. Portanto, é totalmente inadequada a comparação.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo09:11

    Sarney e tantos outros só fazem o que fazem justamente porque estamos em um regime republicano dos mais podres.

    Se o Brasil fosse Monarquia, o País e seus políticos seguiriam o exemplo de humildade e patriotismo do Imperador.

    Como disse Monteiro Lobato, D. Pedro II era o exemplo de honestidade que servia de modelo para políticos e para o povo do Brasil.

    O Imperador foi derrubado por um golpe militar inspirado em doutrinas e interesses estrangeiros. E depois disso o Brasil caiu nas garras daqueles indivíduos que estão sempre no poder, que jamais afundam na latrina da República.

    Por favor, não compare !!!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo18:07

    Caro amigo, embora compartilhe com você o sentimento de indignação frente a falta de justiça com que convivemos diariamente no nosso país, afirmo que foi infeliz a comparação que fez entre patrimonialismo e monarquia.

    Bastaria contra sua tese citar as várias Monarquias Constitucionais existentes no globo, nações que sempre se destacaram pelo respeito à coisas pública.
    Mais do que isso, em nossa própria casa, podemos citar Brasileiros notáveis, partidários de uma Monarquia Parlamentar como Baleeiro ou Afonso Arinos, homens que sempre se destacaram pelo caráter e idoneidade.

    E tendo notado uma certa tendencia ideológica, lembro do apoio dado pelo primeiro ministro Espanhol, socialista, à restauração Monárquica em seu país, tornando assim viável o célebre pacto de Moncloa.

    E em acordo com seu texto uma citação que melhor exemplifica a Monarquia Constitucional frente a esta República Oligárquica Brasileira; certa vez perguntado sobre dar poder demasiado a uma só família, caso tivessemos novamente um rei, o dep. Cunha Bueno respondeu com convicção: "é melhor termos uma só família, desde que honesta, à várias outras desonestas e corruptas".

    ResponderExcluir
  9. Caio Martins21:04

    http://www.monarquia.org.br/NOVO/obrasilimperial/monarquiaourepublica.html

    Cara na minha opinião fazer um texto não pode convencer tanto uma pessoa, acho que os FATOS podem ser bem representados nessa lista, quero que vc leia

    ResponderExcluir
  10. O seu argumento contra os monarquistas te condenam á um sério problema. Comparar o Glorioso Império do Brazil com as falcatruas de um republicano filhote da ditadura é uma infâmia lamentável. E não preciso me aprofundar acerca do Império; isso deve ser teu trabalho ao invés de se basear numa educação histórica tendenciosa oferecida pela república, um sistema de educação anêmico. E se tens algum diploma, recomendo-vos que o rasgue e jogue-o no lixo para não envergonhá o tal papel-de-moldura!

    ResponderExcluir
  11. ciro22:23

    O José Sarney incorpora todas as práticas do caudilho golpista, espertalhão em cima do muro pra ver de que lado cai a goiaba, no melhor estilo "republica das bananas". Inculto blogueiro, vá estudar um pouco para não se entregar ao vexame de comparar os homens públicos que transitaram no Império do Brasil com esses que chafurdam no chiqueiro républicano.

    ResponderExcluir
  12. Joaquim22:51

    Caro,
    Não foi o povo que derrubou a Monarquia do Brasil, foram os militares da época.E retiraram a família Imperial a noite para o povo não se revoltar.
    Os que tinham segundas intenções derrubaram o Imperador e instauraram a República da Bananas q vc conhece. Mais fácil para robarem o povo. De resto vc conhece.
    Um equívoco dos grandes esta comparação q vc fez, mas a vida é assim, vivendo e aprendendo.
    Bons estudos!

    ResponderExcluir
  13. Eduardo Paganini22:36

    Bom amigo, depois de ZERO aprovações sobre seu texto, espero que agora possa pensar e pesquisar melhor antes de querer empurrar ideias tortas e sem nexo para um povo, povo este que esta acordando para a vida, que estuda, que se instrui e que sabe o que é melhor.

    De repente poderá falar ainda muito da Monarquia, quando for reinstaurada nesse País e assim possamos caminhar para dias melhores.

    Saudações Monárquicas, alias saudações estas que a cada dia ganham mais adeptos, pensem nisso.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo22:47

    Recomendo-lhe ouvir Crazy com Julio Iglesias

    ResponderExcluir
  15. Logo se vê que não tem um mínimo de conhecimento sobre monarquias. Muito menos conhecimento sobre o período monárquico brasileiro.

    Lamento pelos seus leitores.

    ResponderExcluir
  16. Mil vezes uma monarquia como a de D Pedro II, que era reconhecido como a segunda maior autoridade moral do mundo (só perdia para o Papa), do que esse fruto podre da república que é a familia Sarney. Meu amigo, voce perdeu oportunidade de ficar quieto...

    ResponderExcluir

FAMEM NOTA DE RESISTÊNCIA