20 de outubro de 2011

BOMBRIL: O CONVENTO DAS MERCES E AS MIL E UMA UTILIDADES

Sarney esteve no último fim de semana em São Luís. Na pauta da reunião em família a Fundação José Sarney. Desacreditada desde os escândalos financeiros de 2009, a instituição não conseguia mais patrocínios como nos áureos e memoriáveis  tempos. Agora, por Projeto de Lei(259/11) as despesas do "Mausoléu de Sarney"  ficam para a "viúva"(o Estado).

Sarney enfeixa na sua contestável autoridade todas as práticas repudiáveis no presente: Fisiológico no trato político(troca de favores). Clientelista nas manobras institucionais(dá e recebe proteção). Patrimonialista nas relações com o poder(confunde o público com o privado).

Com base no fisiologismo todos os cargos federais e estaduais no Maranhão são controlados por Sarney. Na contrapartida os deputados federais e estaduais do Maranhão votam na sua esmagadora maioria, como manda a Presidente Dilma e a governadora Roseana Sarney. O ciclo se completa com o agraciamento dos parlamentares por meio emendas, cargos, favores e salários.

Cada prática se sustenta em simbiose com as outras. De maneira que todos envolvidos dão e recebem proteção do sistema  comandado pela família Sarney no Maranhão. O clientelismo faz nascer um elo tão forte que mesmo as instituições do saber não escapam do controle do clã.

Academia Maranhense de Letras, Institutos, Bibliotecas, Casas de Cultura e Fundações são apêndices do "sarneysmo". Isto torna a confusão entre o público e o privado como algo natural, para os praticantes do esquema patrimonialista de José Sarney.  

O Convento das Merces.abrigou a "Mostra do Brasil 500 Anos" do ex-mecenas e presidiário Edmar Cid Ferreira, com custo de R$ 1 milhão de reais para o Estado, só na prorrogação do evento. Era a fatura de um cartão de crédito ilimitado de "El Cid", usado por Roseana em Las Vegas.

Mas a serventia mais espetacular foi em 7 de dezembro de 2009, quando realizou-se uma festa sex com a distribuição de camisinhas para 1,5 convidados. Sarney disse naquele momento desconhecer o caráter erótico do evento. Aproveitou para reiterar que não fazia parte do Conselho Diretor da Fundação Sarney.

Não é que na estatização da Fundação José Sarney todos os poderes são atribuídos ao próprio. Enquanto isso na sala de surubas do Convento das Merces tem "Jontex" e "Bombril" para tudo quanto é lado. Além de mil e uma utilidades, quando não prestar mais é só jogar fora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...