10 de agosto de 2011

É PRECISO PENDURAR "O ÚLTIMO SARNEY NAS TRIPAS DO ÚLTIMO MURAD"

A "Via Expressa" é um demonstrativo cabal de como se faz planejamento de obras no Maranhão. Em primeiro plano, embora de forma subliminar os negócios da família Sarney. Após o "traçado" comercial para os Sarneys é que se pautam os principais ítens de interesse público.

Não interessa à família Sarney obedecer as formalidades legais. Isso não é costume dos "monarcas" do Maranhão. Eles nunca respeitaram leis, princípios, instituições ou poderes, principalmente quando seus interesses inconfessáveis estão em jogo.

No caso da "Via Expressa" o que justifica a pressa e as ilegalidades são situações comerciais futuras. Ao longo da "Via" contratos de concessões, permissões, vendas e comodatos possibilitarão o enriquecimento dos apadrinhados do clã Sarney.

Para tanto pavimentaram o porvir com a ajuda dos deputados estaduais com a votação de  Projeto de Lei, transformando a "Via Expressa", até então sob a fiscalização do Município de São Luís, em uma "Rodovia Estadual".

Ficam claros estes objetivos para aqueles com mais de dois neurônios. A mídia da família Sarney faz o massacre de sempre, tentando impor a idíeia de desenvolvimento como manto dos interesses dos patrões. O Maranhão só desenvolverá quando "o último Sarney for pendurado nas tripas do último Murad". 

Um comentário:

  1. Anônimo08:38

    Será que a ESCUTEC teve a preocupação de pesquisar outras localidades carente de intervenção urbana ou estadualização, uma vez que com a implantação da VIA EXPRESSA revelam diagnósticos que não é simplesmente a diminuição do congestionamento devido ao longos dos anos gestores municipais privilegiarem ou optaram por sistemas de transporte sem planejamento ou por políticas que privilegiam o transporte motorizado individual.

    Mas será que bancar o avestruz para outros problemas que assolam a ilha resolve?


    Na pesquisa da ESCUTEC foi levantado questões quanto alguns exemplos de problemas encontrados como:

    -quanto ao uso e ocupação do solo?
    -quanto os problemas de degradação e drenagem, pois são ampliados e passam a causar transtornos e prejuízos a certa parcela das populações no entrono?
    -quanto, notadamente, às pessoas que ocupam as áreas de risco ou que futuramente irão se alojarem área no entrono, ou seja, o processo vertiginoso de expansão do povoamento pela especulação imobiliária e o incremento de atividades produtivas, que é, também, bem visível nas área de limites perimétricas da ilha ?
    -quanto ao desrespeito à legislação ambiental, comprometendo a estrutura funcional da paisagem local
    -quanto a contaminação dos recursos hídricos, erosão e desmatamento ?

    Embora indireta, através de mídia (BLOG e meio de comunicação de massa) a discussão de soluções para o problema do trânsito de São Luís não se reduz a elementos técnicos. No Maranhão pesam muito a falta de continuidade dos projetos e a integração entre os diferentes níveis de governo, problemas que apenas serão superados com a participação ativa da sociedade civil.
    Diante do exposto, no que tange a questão social, nota-se que as obras de infra-estrutura de transporte exigem intervenções complexas na cidade que foram constituídas sem planejamento, o que demanda muitos investimentos. Então, porque não dividir a responsabilidade com a inciativa privada a operacionalidade da Via EXpressa ou Estadualizada. Principalemente numa cidade turística como a nossa

    E por contas disso. Bancar o avestruz, para as áreas de linhas perimétricas, da ilha não resolve nada.

    EspeRo não seR compReendido como aRRogado, VAMOS ESTADUALIZAR OS DEMAIS LOCAIS DA ILHA, PRINCIPALMENTE NAS ÁREAS DE LIMITES PERIMÉTRICAS COMO : COHATRAC, PARQUE VITÓRIA, FORQUILHA, CIDADE OLÍMPICA, JRD, AMÉRICA, ETC... ou aplicar a INTERVENÇÃO URBANA com políticas públicas, assim beneficiaRá váRios moradoRes e só grupo empresaRias, pois estas localidade sofRem da caRência de infRaestrutuRa, mobilidade urbana, Educação, hospitais (saúde) meio ambiente, Zoológico, áRea de lazeR e RecReação, quaRtel (seguRança), geRação de empRego e Renda, Escola Técnica (Capacitação).

    Lembro ainda que a inteRvenção URbana é de iniciativa do poder público deve ter como finalidade a promoção do desenvolvimento urbano em busca de uma melhor qualidade de vida para todos.

    MembRos da Assembléia Legislativa façam sua parte, mas para o bem de todos e não da politicagem!

    Urbano Neto

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