11 de agosto de 2011

ACENDEU A LUZ: CONSELHO DE ENFERMAGEM BUSCA MUDANÇAS

O Maranhão passa por um processo de fossilização de lideranças. A estrtrutura montada pela família Sarney atinge toda a malha institucional maranhense. Quase a totalidade das as instituições públicas ou privadas são dirigidas por fósseis ambulantes.

A procissão de espectros é comandada por José Sarney. De Brasília esse tiranossauro político comanda o Maranhão. Para ter-se uma idéia da forma feudal predominante,  até os empréstimos consignados em bancos estão sob o monopólio do clã Sarney  

Acendeu a luz no Conselho Regional de Enfermagem para as próximas eleições de 11 de setembro. Pela primeira vez  haverá disputa na instituição que congrega os enfermeiros. Tudo leva a crer na derrubada da "Torres Gêmeas", repesentadas pela atual presidente(Euzamir Silva Aroucha há 12 anos no cargo) e sua "pupila" Ana Emilia Ferreira Castelo Branco(Chapa 2).

Na oposição a professora CELIA MARIA SANTOS RESENDE(Chapa1), percorre o interior do Maranhão, mostrando a necessidade de alterância das lideranças nas instituições . Hoje(11) é a cidade de Imperatriz que sedirá as discussões da categoria.

É um bom exemplo que deveria se multiplicar em outros setores públicos ou privados. O domínio político no Maranhão tem forte influência nestas insituições. Judiciário, Legislativo, Indústria, Comércio, Associações de Profissionais Liberais são segmentos garroteados ao longo deste 50 anos pelos Sarneys. É por meio destas intituições que eles exercem o controle da população. 


6 comentários:

  1. Ednalva Cantanhede22:11

    Os profissionais de enfermagem acreditam na chapa 2, visto que ao longo dos 12 anos evoluimos muito , a categoria dispõe de uma sede de qualidade, bdigamos no momento por valosização profissional,o COREN- MA disponibiliza cursos de capacitação frequentes e gratuitos. Será que Celia Rezende , empresária não vai usar sua escola para ganhar um extra? Ela vai depois de eleita lutar por melhores salários? Duvido!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:24

    Mudanças e inovações se fazem necessario, promessas de valorização profissional e cursos de capacitação é balela, conversa pra boi dormir!!! Que vença Célia Rezende pra botar ordem nesse COREN-MA que só visa arrecadar recursos pra beneficio próprio de individuos que não estão nem aí pra categoria.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo23:25

    Ridículo!!!!!!!!!!!!!Draª Euzanir, diga suas ações em 12 anos.... companheiros Renovação Já, isso é fato inédito em 12 anos! Larga o osso Presidente

    ResponderExcluir
  4. Ana Carolina Silva11:14

    A democracia é necessária em cada pleito. Dra. Euzanir está à frente do Conselho por que nunca existiu ninguém com competência e força de vontade para lutar pelos profissionais da enfermagem. Este ano "apareceu" a empresária Celia Rezende que se diz competente para substitui-la. Ora meus amigos, sou até a favor que haja mudanças quando necessário, se houvesse alguém com a mesma garra da Dra. Euzanir, que luta incansavelmente pela enfermagem, até concordo, pois sei que essa pessoa vai continuar a luta dela, agora Celia Rezende??? quem é a profissional Celia rezende??? será que a EMPRESÁRIA Célia vai lutar pelos profissionais como diz? pelo contrário, só quem sabe há anos das necessidades dos profissionais é que sente na pele o que é presidir um Conselho. Professora Celia, fique com a sua escola, não frustre a categoria da enfermagem com uma gestão que será fracassada, procure aprender mais com a Dra. Euzanir se um dia quiser substitui-la à altura...Como empresária a celia é otima!

    ResponderExcluir
  5. Ana Carolina Silva11:15

    Por favor, poste meu comentário sob a égide democrática!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo00:50

    Anônimo, em 13 de agosto, manter-se atualizado é essencial para todos, e mais ainda para uma categoria tão importante quanto a enfermagem.
    Se educação e valorização profissionais são balela, o que o Gianna Bereta promove afinal de contas? E o que movimentos a EMPRESÁRIA Célia Resende vem promovendo para ajudar a melhorar a imagem da categoria?

    ResponderExcluir

FAMEM NOTA DE RESISTÊNCIA