8 de maio de 2011

HOMENAGEM AS MÃES COM O LIVRO DE MÁXIMO GORKI: A MÃE

O dia das mães foi estabelecido pelo calendário mundial do consumo. Para fugir dos clichês indico a leitura de  "A Mãe" de Máximo Gorki. Trata-se de um clássico da literatura universal que versa sobre a Revolução de 1905.

O livro mostra o cotidiano do povo da Russia. A exploração da classe trabalhadora mistura-se a intimidação por um sistema opressor. Mãe e filho quase não tem tempo para a saudável troca de afetos. O filho volta-se as leituras marxistas e reuniões em células de combate ao poder. A mãe a princípio condena as atividades do filho. Mas diante da injusta prisão do rebento assume o seu lugar no grupo. 

O Maranhão é um Estado dominado por uma "monarquia". A submissão de milhares de mães pelo analfabetismo as mantém no cativeiro. A falta de formação e informação facilitam o domínio dos poderosos de plantão . Infelizmente as famílias do Maranhão não discutem sobre a política na forma original. Para piorar uma parcela vem cedendo as influências do tráfico de drogas e outros crimes. O exemplo vem dos que exercem os governos com desvios, tráfico de influência e a corrupção.

Não existem presos políticos no Maranhão, no entanto a política está presa a um modelo anacrônico. A intolerância e a perseguição são idênticas em tempo e lugares diferentes.

Toda mudança surge a partir da gestação de idéias. É pelo parto das idéia( maiêutica ) que acredito nas mudanças. As revoluções são as mães de todas as mães.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...