5 de abril de 2011

A MORTE DE JACKSON LAGO COMO REFLEXÃO DEMOCRÁTICA

A morte do governador Jackson Lago tem o simbolismo do fim de uma geração de políticos. Alguns continuam como espectros no poder ou em torno dele. Certos ou errados, corretos ou não o tempo de todos já se exauriu. Junto a esses líderes constituiu-se grupos que envelhecidos pelas práticas intempestivas , não conseguem respirar a atmosfera saudável da verdadeira democracia. 

A grande dificuldade é que a construção de novas lideranças,durante as ultimas cinco décadas foi sufocada. Modelos políticos anacrônicos geraram a carência de agora. O pendor para a prática política foi relegado aos interesses de grupos. Habilitações e talentos cederam lugar aos corporativismos presentes nas Câmaras de Vereadores, Assembléia Legislativa, Câmara dos Deputados, Senado da República, Prefeituras e o Governo.

Com a lista fechada como proposta na reforma eleitoral, a tendência é piorar o quadro político. As escolhas prioritárias dentro dos partidos devem proporcionar eleições de proveta. Aprovada a proposta, fica legalizado no Maranhão o caciquismo. Com o controle dos partidos da direita para a esquerda pelo grupo Sarney, o domínio do cenário político são favas contadas.

A morte de Jackson Lago tem o condão da reflexão de todos, para por fim a esta triste realidade que assola o Maranhão. É preciso o despojamento do pessoal para o institucional, nas poucas agremiações políticas contrárias a Sarney. É necessário  abrir espaços para novos talentos, que trazem consigo a pujança da renovação cronológica e de idéias.    

A morte física de Jackson Lago pode significar o sopro da vida política  no Maranhão. A tendência dos órfãos é se unirem ou brigarem pelo espólio deixado pelos que morrem. A união em respeito ao que foi construído até agora, em boa parte pelo sacrifício de Jackson Lago deve prevalecer. Do contrário estaremos todos enterrados vivos de cabeça para baixo.

                    

Um comentário:

  1. Anônimo08:25

    O Vice-presidente do Partido Ecológico Nacional - PEN, Mário Felipe, expressa seu profundo pesar pelo recente falecimento do ex-governador Jackson Lago. “Gostaria de dar uma palavra de conforto e de força à família. Todos temos a noção do que representam o sofrimento e a perda de uma pessoa tão querida”.
    O povo maranhense perdeu uma de suas figuras mais ilustres. “Jackson Lago demonstrou, mesmo na adversidade da luta contra a doença, muita garra e resistência, o que compactua com o povo do maranhão, um povo lutador. Ele é a representação do que são a energia e a força que compõem o brasileiro”.

    ResponderExcluir

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR : QUEM PAGOU A FESTA/ BANQUETE MILIONÁRIO DO QUASE CENTENÁRIO DE SARNEY?

O quase centenário de Sarney foi a festa mais concorrida depois da posse do Presidente Lula/ que não compareceu para não ofuscar o aniversar...