14 de abril de 2011

GREVE DOS PROFESSORES UM EXEMPLO DE RESISTÊNCIA

A greve dos professores no Estado do Maranhão é exemplo de resistência. O governo usa dos poderes constituídos e abusa da mídia bufarinheira. Tudo tem sido feito para desacreditar o movimento grevistas. Todos os segmentos do sistema, incluindo-se a malha institucional foram acionados. Mas nada muda o ânimo de lutas dos mestres. A cada ação terrorista do governo, uma reação de união e organização dos professores.

O governo Roseana Sarney  atira para todos os lados. O desespero advém da admissão da perda do ano letivo. A greve a cada dia ganha maior aceitação da população e estudantes. Roseana Sarney já externa dúvida quanto a continuidade da equipe na Educação. Olga Simão e Adjuntas tem produzidos confrontos desnecessários com o Sindicato.

Enquanto Roseana Sarney simboliza dúvida e interrogações, o SINPROESSEMA passa a referência de luta e determinação. Daqui para frente é obrigatório referendar esta trincheira de lutas. Eles representam neste momento de forma digna, corajosa e altaneira o povo do Maranhão.

O Maranhão sente-se honrado com o Sindicato dos Professores e Trabalhadores da Educação, eles ensinam que na luta é preciso resistir, insistir e não desistir.

Bravos professores, que a determinação dos senhores desperte do sono letárgico outras categorias.





20 comentários:

  1. Meu amigo realmente os professores tem dado reiteradas provas de que são fortes, mesmo com todas as investidas nazistas de Roseana e sua trupe, eles conseguem animo para enfrentar toda máquina do estado que se volta de modo desigual contra eles. Mas, o governo está por de mais desgastado, veremos até quando as velhas que comandam a educação do Maranhão irão suportar...

    P.S.
    César, ajude a divulgar uma matéria sobre a cidade de Dom Pedro, fica perto de GD, lá a prefeita enrola mais de 180 candidatos que foram aprovados no concurso que começou no ano de 2009 e até agora ela enrola e não nomeou ninguém, ao contrário, ela apenas contrata, visando obviamente a eleição do ano que se aproxima veja nos links a seguir as denúncias:
    http://gd-ma.com/2011/03/30/prefeita-de-dom-pedro/

    .


    http://gd-ma.com/2011/04/14/prefeita-de-dom-pedro-se-nega-a-nomear-concursados/

    ResponderExcluir
  2. CARINHA18:58

    CESAR OS INCOMPETENTES DA SEDUC QUE DEVEM SER DEMITIDOS POR COMPLICAR TUDO SÃO:
    -OLGA SIMÃO

    ADJUNTAS SUSPEITAS DE ROUBO DE TODA ORDEM, DESDE A ÉPOCA DA RAPOSA BANDIDA E QUE FICARAM COM A SIMÃO NESSA DESORDEM:

    -CARMEM AROSO(ROUBA DINHEIRO DE REFORMA DE ESCOLAS E PEDE PROPINA, ATRAVÉS DO FILHO, PARA EMPREITEIRAS)
    -GRAÇA TAJRA(MÃE DA BOLSA FAPEMA E DEVERIA SER DENUNCIADA PARA A POLÍCIA FEDERAL)
    -SAMIA(ESSA NÃO TEM CURSO SUPERIOR, É ANALFA, MAS ROUBA EM NOTAS FALSAS DA FUNDAÇÃO SOUSANDRADE)
    -VIRNA TEIXEIRA
    -FERNANDO XETREPA(ENVOLVIDO NO ROUBO DE 9 MILHÕES DO IMECAP)

    COMO É QUE SE PODE ESPERAR ALGO DA EDUCAÇÃO COM ESSES LADRÕES? É PRECISO DENUNCIAR PARA A POLÍCIA.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS................ AOS BRAVOS PROFESSORES...........................

    ResponderExcluir
  4. Anônimo19:12

    GD manda logo em email que eu publico.Fica mais agil. Quem é essa enrolona de D.Pedro?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo19:16

    Carinha não dá para entender a demora do governo nas mudanças. A permanência desta trupe representa retrocesso em qualquer circunstância. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo19:22

    Presidente Médici eles estão dando aula sobre a capacidade de resistir. A greve já é vitoriosa por ensinar a todos que é possível combater. Contra todo sistema e contra todos poderosos o SINPROESSEMA mantém a greve. Isso é histórico e pedagógico. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  7. Prefeita de Dom Pedro posterga ilegalmente nomeação e posse de aprovados em concurso de 2010

    A Prefeita da cidade de Dom Pedro na região central do Maranhão, a senhora Maria Arlene Barros Costa do PDT (Lembrando que esta senhora foi eleita com a maioria de apenas 52 votos), avessa à legalidade e ao respeito às leis e a Constituição Federal, posterga o máximo possível concurso iniciado no ano de 2009, mas, que até hoje não nomeou se quer um dos concursados, no lugar destes últimos coloca apenas apadrinhados políticos que se sejeitam às suas vontades ditatoriais. Na semana passada fontes palacianas nos informaram que seriam nomeados finalmente os concursados, esperamos até o momento uma posição da municipalidade sobre o assunto, pois entramos em contato com eles na manhã de ontem 29/03, mas, a assessoria da prefeita disse que eles não iriam se pronunciar a respeito. Veja abaixo um breve retrospecto do concurso na cidade de Dom Pedro.

    O Edital foi lançado em 2009, (Veja o edital completo do concurso de Dom Pedro) nele constava 185 vagas, porém depois de todo o processo, quando foi lançado a concorrência entre os candidatos só apareceu 179 vagas. (Veja a Concorrência por área do concurso de Dom Pedro) O edital teve muitas erratas e anexos, por isso certamente muitas explicações não faltam para cada uma das anormalidades que surgiram. As inscrições custaram uma ninharia entre seis e sete reais, o que atraiu na época pelo menos 6.367 candidatos, uma quantidade recorde de concorrentes entre todos os concursos da região. Igualmente recordista foram as decepções posteriores com a administração local ao transferir para o mês de julho de 2010 a nomeação e depois se calar de modo sepulcral sobre o concurso. Disponibilizamos aqui a lista com o resultado final para ser homologado: Veja a lista completa aqui.

    Desde então alguns aprovados no concurso cansaram de esperar a boa vontade daquela gestora e recorreram à Justiça, especificamente ao Ministério Público Federal na cidade de Caxias no Maranhão. Segundo informações alguns candidatos conseguiram mandatos de segurança para poder tomar posse, mas, o restante dos candidatos deveriam se organizar e provocar a Justiça igualmente, aproveitando inclusive que a aulas em muitas escolas ainda não iniciaram, caso tenha iniciado e com pessoas contratadas melhor ainda, mais uma justificativa para recorrerem às instâncias judiciais, pois a constituição de 1988 é bem clara, só pode haver contratos nos órgãos público em caso de extrema necessidade, como no caso de uma grande catástrofe, o que não é o caso na região. Nós do GD News já demos o empurrão inicial e o que estiver ao nosso alcance ajudaremos, aos únicos e verdadeiros detentores de direito deste processo, ou seja, os aprovados no concurso que estão sendo enrolados por esta má e inepta gestora da cidade de Dom Pedro.

    Como falamos anteriormente, a prefeita que é avessa a concursos, talvez se deva porque responde a pelo menos quatro ações civis públicas o que nos dar uma breve idéia de como esta senhora não teme a Justiça e suas conseqüências.

    Segundo dizem na cidade quem governa Dom Pedro não é a prefeita e sim seu filho dileto Eduardo Costa, senhor de todas as vontades da cidade de Dom Pedro. Será por isso que ela está envolta em tantas denúncias e ações civis públicas?
    http://gd-ma.com/2011/03/30/prefeita-de-dom-pedro/

    ResponderExcluir
  8. Anônimo21:00

    GD a governadora é quem dá o exemplo. Daí Prefeitos e Prefeitas imitarem as baboseiras e traquinagens. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  9. CARINHA....23:49

    VIRNA TEIXEIRA (MULHER DISSIMULADA,FAZ DE TUDO QUE SE POSSA IMAGINAR PARA CONTINUAR NO PODER)

    ResponderExcluir
  10. Anônimo23:51

    Essa tem ligação com tretas,mutretas e Xetrepas não é? Um abraço e participe

    ResponderExcluir
  11. Anônimo00:43

    César, se tem ligação não se sabe, mas se for colocar na balança essa é a mais pesada, nínguem sabe pra que veio ou o que vai fazer, pois de educação essa não entende nada. É pedante, é arrogante, acha que pode tudo. Coitado dos que saem do interior para tratar de algum assunto com esta senhora, é mais fácil falar com a secrtária Olga. E o pior é que as que assessoram esta ainda são mais ignorantes e tem o rei na barriga. Acham que sabem de tudo, mais não sabem de nada.

    ResponderExcluir
  12. CARINHA08:06

    VIRNA TEIXEIRA(FILHA DE MUNDICO TEIXEIRA, O NOVO MILIONÁRIO DO PT) É UMA JÁ MORREU. NÃO SABE NADA, NÃO TRABALHA, PENSE NUMA MULHER PREGUIÇOSA.

    FOI COLOCADA COMO ADJUNTA POR RAPOSA, A PESTE DESTRUIDORA.
    CONTINUA COMO ADJUNTA DE OLGA NA SEDUC. JÁ ESTÁ ENROLADA ATÉ O PESCOÇO NAS ATIVIDADES SUSPEITAS DESSA SEDUC.
    SÓ CONTINUA LÁ DEVIDO O ACORDO PARA DEIXAR OLGA COMO SECRETÁRIA E NÃO COLOCAR FERNANDO XETREPA E GRAÇA TAJRA NO ESCÂNDALO DO ROUBO DE 9 MILHÕES COM A CONTRATAÇÃO FALSA DO TAL INSTITUTO " IMECAP".
    VAMOS VER ATÉ QUE DIA VÃO SEGURAR ABAFANDO ESSE CASO "IMECAP", QUE OS PROFESSORES PROMETEM IR ATÉ O FIM.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo08:19

    Carinha esses sacanas do PT da bandidagem se assemelham tanto, que por vezes ao pensarmos um vemos todos. Mundico Teixeira, Monteiro, Fernando Magalhães, Xetrepa são todos uns bu.... Tem mais é que botar essa camarilha na cadeia. Ainda tem os ratinhos que correm por fora. Esses merdas acabaram com a imagem do partido no Maranhão, quando se juntaram coma Sarna. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo08:46

    Rapaz ela é petista, filha de petista e esses bostas ainda querem assumir a Educação. Tenha paciência. Essa cambada de safado tem de ser tratada só na Macaxeira, Mandiçoba.Isso já é mais do que suficiente para essa camarilha. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  15. CARINHA SAFADA09:45

    QUEM ATRAPALHA A EDUCAÇÃO DO MARANHÃO É O PT AMALUCADO. POR CAUSA DE CONCHAVOS DESSE PT É QUE OLGA VAI CONTINUANDO CONTRA TUDO E TODOS.
    DIZ QUE ATÉ O PESSOAL DO COLETIVO ESTÁ ENVOLVIDO NO ROUBO DO IMECAP, AQUELA ONG DE CAPITAL SOCIAL 20 MIL E QUE RECEBEU DE RAPOSO DIA DA ASSINATURA DO CONTRATO DE DIGITAÇÃO SIMPLESMENTE 9 MILHÕES EM PLENO PERÍODO ELEITORAL.
    O MINISTERIO PUBLICO E A PROCURADORIA MANDARAM OS PETISTAS DEVOLVEREM O DINHEIRO E ATÉ AGORA NADA.O PRAZO VENCEU E AINDA NÃO DEVOLVERAM.ESTÃO DANDO UM CHOCOLATE NO GO POVO MARANHENSE.
    COMO PODE ISSO?

    ResponderExcluir
  16. Anônimo16:02

    CESAR SE VOCES QUISEREM COLOCAR ESSA TRALHA DE LADRÕES NA CADEIA, OLGA E ADJUNTAS, DIVULGUE A INFORMAÇÃO ABAIXO PARA QUE OS DO POVO SE MANIFESTEM POR DENUNCIAS A PF,,,,,,,,,,,,

    Polícia Federal recebe denúncias via e-mail


    A Polícia Federal criou um e-mail para receber denúncias de crimes e golpes realizados por meio da internet. A partir do endereço crime.internet@dpf.gov.br, os peritos esperam receber pistas para prender criminosos virtuais.


    http://64.233.179.104/search?q=cache:L97sGsiVPaIJ:www.link.estadao.com.br/index.cfm%3Fid_conteudo%3D3375+%22crime+internet%22&hl=pt-BR&lr=lang_pt

    ResponderExcluir
  17. Anônimo16:43

    Anônimo vou fazer a postagem e a seguir divulgar constantemente. Vou até a PF buscar mais informações. Um abraço e muitoobrigado pela valiosa informação.Participe sempre.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo23:53

    SER ASSESSOR É DIFÍCIL, IMAGINE QUANDO NÃO SE FAZ NADA, AÍ O BICHO PEGA. NÃO SEI QUEM É PIOR NA EDUCAÇÃO UMA PESSOA SEM FORMAÇÃO OU COM FORMAÇÃO, É O CASO DAS ADJUNTAS SÂMIA E VIRNA, QUE NÃO PASSAM DE PESSOAS QUE FAZEM DO SEU ESPAÇO DE TRABALHO, LOCAIS OCIOSOS, ONDE TER ALGUÉM OU NINGUÉM DÁ NO MESMO. TANTO UM QUANTO OUTRO OS RECURSOS PÚBLICOS SÃO USADOS SEM NENHUMA PREOCUPAÇÃO,POIS OS QUE LÁ TRABALHAM, NA VERDADE NÃO TRABALHAM, GANHAM DINHEIRO, PARA TRABALHAREM EM OUTROS LUGARES, PARA VIAJAREM DIAS E DIAS POR OUTROS ÓRGÃOS OU A PASSEIOS E AINDA PARA FICAREM ESTUDANDO PARA SUAS PROVAS. É ASSIM QUE ESSAS PESSOAS TRATAM O SETOR PÚBLICO, COMO SE FOSSEM SUAS COZINHAS, FAZENDO SEUS CONXAVOS COM QUEM INTERESSA. OLGA ABRA SEU OLHO, POIS TANTO UMA COMO OUTRA ESTÃO PREOCUPADAS CONSIGO MESMO, O QUE MENOS INTERESSA PARA ESSAS DUAS É A EDUCAÇÃO.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo08:48

    Bello texto....

    http://noleto16.blogspot.com/2011/04/caneta-de-sangue-de-rosena-sarney-e-o.html

    Gramsci e tantos outros “intelectuais militantes” diziam que a dominação de classe no capitalismo se dá por consenso/convencimento ou por coerção/repressão.Quando a primeira alternativa falha, entra em cena a segunda. Os métodos utilizados pela governadora Roseana Sarney e sua Secretária de Educação Olga Simão contra os professores em greve no Estado do Maranhão confirmam essa máxima marxista. Eu mesmo tive oportunidade de participar de uma reunião na escola em que leciono com a então recém-empossada secretária de Educação. A leveza na fala e a atenção dispensada às angústias e denúncias dos professores impressionavam. Para alguns desavisados a postura dessa senhora era digna de auréolas. Pura impressão! Bastou iniciar a greve para a essência se sobrepor à aparência. O governo Roseana (PMDB/PT) resgatara sua fisionomiamais draconiana. Em primeiro lugar, assistimos a uma avalanche de notas distorcidas na imprensa que colocava os professores em condição de mercenários. Diziam que recebíamos o melhor salário do Brasil e que queríamos prejudicar os estudantes. Para isso, comparavam o salário de professores com nível superior e mais de 20 anos de sofrida docência no Estado do Maranhão com companheiros com nível médio em início de carreira em outros estados. A oligarquia Sarney usava a TV Mirante como “escudo” da juventude pobre do Maranhão e perguntava: a quem interessa essa greve? Mas,o pé do governo sangrou, o tiro saiu pela culatra e atingiu seu calcanhar de Aquiles. Erraram por atacar o conjunto da categoria, grevistas e não grevistas; assanharam a categoria, as escolas foram silenciadas e o movimento ensurdeceu as ruas. A tática do convencimento de Roseana mostrava seus limites e debilidades; a “caneta” precisava sangrar em favor da repressão.

    A primeira canetada de Roseana Sarney foi para financiar entidades estudantis que emergiam do submundo das escolas para tentar atacar moral e fisicamente professores. O subserviente deputado Roberto Costa (PMDB) aparece em fotos junto com “estudantes” em manifestação contra a greve em frente à sede do sindicato. Ao seu lado, um carro de placa branca do governo do Estado “alimentava” os jovens com panfletos, água e lanches. Houve tentativa de invasão da sede do sindicato. A segunda canetada repressiva do governo partiu do judiciário. Só para lembrar Gramsci, é na esfera político-jurídica que se encontra o “punho de aço” do Estado. Ou seja, é onde se concentra a repressão. O desembargador Marcelo Carvalho Filho julgava a greve ilegal, com base em argumentos pra lá de inescrupulusos. Engana-se quem pensa que esse senhor tomou uma decisão judicialmente equivocada. Pelo contrário, a decisão foi política. Considerar que greve na educação coloca a vida dos indivíduos em risco de morte enquadrando-a na Lei 7.783/89 é um ato que, se vivêssemos de fato numa democracia, seria suficiente para arrancar a toga e cassar o diploma desse senhor. Mas, como já afirmamos, essa foi uma decisão politicamente correta no universo de injustiças que sustenta o grupo Sarney. O mesmo ato judicialmente insano foi praticado no STF pelo ministro Ricardo Lewandowski, que negou prosseguimento ao pedido do sindicato. Uma grave demonstração de que as garras do grupo Sarney estão fincadas no conjunto das instituições do Estado brasileiro e não apenas do Maranhão.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo08:50

    http://noleto16.blogspot.com/2011/04/caneta-de-sangue-de-rosena-sarney-e-o.html


    CONTINUAÇÃO............

    Aqueles educadores que alimentavam ilusões no judiciário e na democracia burguesa foram obrigados a rever suas posições. Com tanto descalabro, o sangue da categoria ferveu e o pulso bateu mais forte. Roseana Sarney apostava suas fichas no STF, mas a categoria apostou nas mobilizações.

    A continuidade da greve foi ratificada em assembléia no dia 07 de abril com cerca de 3 mil professores. O governo de Roseana entrava em um frenético desespero. No dia seguinte (sexta-feira) realizaram uma reunião com a susserania do governo e no sábado com dezenas de diretores de escolas. O governo exigia dos seus vassalos fidelidade plena. Uma onda de terror tomou conta da educação pública do Maranhão. Eram telefonemas e mais telefonemas aos professores. Especialmente aos contratados e recém-nomeados, ameaçando-os de devolução ou mesmo de demissão, conforme ocorreu no município de Barra do Corda. Uma “força tarefa” nunca vista na educação do Maranhão foi montada em caráter de urgência pelo governo. A maioria das escolas foi ocupada por técnicos da SEEDUC (Secretaria de Educação) para desempenhar uma função não prevista na LDB, a de capataz de governo. O estado de exceção foi instalado. Grevistas estão sendo tratados com quadrilheiros, alunos como detentos e as escolas como presídios. Correntes e cadeados novos impedem alunos de sair e professores grevistas de entrar nesses recintos públicos. Muitos professores estão acuados, outros aterrorizados, alguns foram internados com crise de nervos. Tudo isso deveria ser suficiente para a direção do SINPROESEMMA (CTB) excluir do Estatuto do Educador a famigerada Avaliação de Desempenho, sob pena de essa mesma avaliação tornar-se o último tijolo da muralha que tenta fazerda escola pública um feudo da oligarquia Sarney.

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...