13 de abril de 2011

EXISTE CORRETAGEM NOS ALUGUÉIS DE IMÓVEIS NO GOVERNO ROSEANA?

O episódio imoral em que os irmãos Ricardo e Emílio Murad pactuaram locação de imóvel é grave. Fica o questionamento sobre existência de outros contratos, em que o Estado do Maranhão pague valores exorbitantes a locadores apadrinhados . Outra indagação é quanto a justificação de uso ou localização. Essa prática é tão antiga quanto a presença de Sarney no Poder. Os donos dos imóveis locados na sua maioria tem vinculação com os plantonistas do poder , quando não destacados membros dos Poderes. Os envolvidos não conseguem ver nada de imoral ou anormal. O que cega são os valores calçados no material, sem parâmetros para aquisição.

Tomemos por exemplo os órgãos públicos encravados no Jaracti Shoping de propriedade de Jorge Murad, esposo de Roseana Sarney e irmão da dupla pilhada na imoralidade locatícia. Funcionam no endereço na Carlos Cunha  Agência do Correio, Caixa Econômica, Shoping do Cidadão e Ouvidoria do Tribunal de Justiça. Alguns destes órgão repetem-se em raio menor de 1 quilômetro, com a agravante de já funcionarem antes da construção do Shoping Jaracati.

As locações que beneficiam o Primeiro-Cavaleiro, como chamava-o Walter Rodrigues atentam contra o principio da moralidade pública. Segundo fontes Jorge Murad seria sócio no empreendimento e marido da governadora do Estado. As locações de órgãos públicos em propriedades de governantes ou familiares, despertam a clara idéia da influência .

A questão da moralidade pública passou a ganhar relevância no Brasil, desde a abdicação de Pedro I em favor de uma criança de cinco anos . A Regência foi instituída, mas a luta entre conservadores e liberais durou todo o Império. Vencem os conservadores com a pregação da Pedagogia da Moralidade. Gramsci ensina que toda relação de hegemonia é necessariamente pedagógica.

Até hoje compreendemos moralidade pública como caiar sepulcros, quando a sua tradução objetiva e concreta está nas palavras limite e bom senso.

Bom seria ver no Portal da Transparência a quantidade, endereços, os nomes dos proprietários, o valor de cada aluguel e a destinação de uso dos imóveis locados pelo governo do Estado.

Existe corretagem nos aluguéis do governo do Estado do Maranhão?
    


2 comentários:

  1. Anônimo22:01

    Há vários imóveis da família Murad alugado p o estado, veja: o prédio onde funciona o Saude na escola (no bairro Ivar Saldanha, de propiedade de Emilio Murad) ta alugado para a SES por 30 mil mensais. Detalhe, o programa acabou mais continua sendo pago os alugueis. Os galpoes onde e guardado os equipamentos da SES no Ivar Saldanha, são todos de emilio Murad. E uma dobradinha dos irmãos Murad. Esse e o melhor governo do Maranhão.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo08:51

    Anônimo qual é a Escola que o prédio é dos Murad? Está alugada para SEDUC? Me ajuda no inventário dos imóveis que o Estado aluga. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...