José de Ribamar Ferreira de Araújo Costa recebeu a alcunha de José Sarney, em decorrência dos clamores do pai o Desembargador Sarney de Araújo Costa, que nos meados de 1950 pedia favores a todos os juízes das Comarcas pela eleição de "Zé Meu Filho". Assim Zé de Sarney transformou-se em José Sarney. Esta a verdadeira e não autorizada biografia do Senador Sarney, que mesmo a seu contragosto passo a escrever.
Zé de Sarney não se elegeu Deputado Federal em 1956 pelo PSD de Vitorino Freire, mas "Vituca" devia favores ao Desembargador Sarney Costa, pagando-lhe a fatura guindando Zé de Sarney de 4° suplente a Deputado Federal.
Zé de Sarney que já começara a vida na sinecura como Secretário do Tribunal de Justiça, tomou Red Bull e deu asas a sua imaginação, para na eleição seguinte pela UDN eleger-se Deputado Federal.
Morre o Desembargador Sarney e nasce o político José Sarney.
Sarney elege-se governador do Maranhão em 1964, governando na prática o Estado até hoje, com uma Constituição que se resume em três artigos a saber:
Art. 1° Todo Poder emana de Sarney e em nome dos seus três filhos (Roseana, Sarney Filho e Fernando Sarney ) será exercido.
Art. 2° Esta lei entra em vigor na data da sua publicação.
Art. 3° Revogue-se tudo que for contrário a Lei do Sarney.
Antes muito antes, tinha um inglês, de uma companhia de luz, se chamava dizem de Syr Ney... dai oara Sarney... foi um pulo
ResponderExcluirNão macabeus, redondamente enganado, Sir (lê-se sar) é um título de nobreza dado pela coroa britanica aos Lordes, uma especie de Siô (acronomio de Senhor). Micky Jagger é Sir, Paul Macartney é Sir, Sean Conean é Sir até Pelé é Sir.
ResponderExcluirEstá explicado 'seu' Carlos I, o avô de Sarney achou bonito o nome Sir Ney e emendou Sarney, só não sabia que estaria criando a mais antiga e reacionária oligarquia do Brasil.
ResponderExcluirFique atento!.