Leio a excelente matéria de Jock Dean da equipe do Jornal "O Estado do Maranhão", denunciando que só na área da Cidade Operária 3 Mil crianças podem ficar sem acesso à educação, e o mais grave é que em milhares de casos a situação se repete desde 2010.
O Conselho tutelar da Cidade Operária que responde por 72 bairros da região e adjacências fez nova denúncia sobre a situação do ensino público na área.
Com uma população de 200 mil habitantes, só nos dois dos maiores bairros da região - a Cidade Operária e a Cidade Olímpica - somam quase 3 mil crianças fora da sala de aula.
O motivo alegado é não haver vagas suficientes nas escolas das redes pública municipal e estadual nas localidades. Um levantamento do Conselho Tutelar revela que há apenas 12 unidades de ensino. Seis da rede do Estado e seis do município.
O que diz a Constituição do Estado do Maranhão a respeito deste assunto?
A Constituição do Estado do Maranhão estabelece no Capiítulo I, das Disposições do Estado, na Seção II, artigo 12, inciso I, alínea e, que é competência do Estado e comum com União e Municípios "proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação e à ciência".
Da mesma forma no Título VII da Organização Municipal, Seção II, artigo 147, inciso VI a mesma Constituição do Estado do Maranhão impõe ao Município "manter os serviços obrigatórios de atendimento à cultura, à educação pré-escolar e ensino fundamental, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado".
Apesar de encurraladas pela Constituição do Estado, tanto a Secretária do Estado quanto a do Município não apresentam respostas satisfatórias. Juntando Olga Simão com Sueli Tonial é a fome com a vontade de comer.
Da mesma forma no Título VII da Organização Municipal, Seção II, artigo 147, inciso VI a mesma Constituição do Estado do Maranhão impõe ao Município "manter os serviços obrigatórios de atendimento à cultura, à educação pré-escolar e ensino fundamental, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado".
Apesar de encurraladas pela Constituição do Estado, tanto a Secretária do Estado quanto a do Município não apresentam respostas satisfatórias. Juntando Olga Simão com Sueli Tonial é a fome com a vontade de comer.
Mais uma ilegalidade, onde se rasga a Carta magna e qualquer outra lei menor que obriga as esferas do estado oferecer educação as crianças. Dinheiro para desvios não faltam, só não tem mesmo é para o essencial...
ResponderExcluirSr Bello,
ResponderExcluirTomei conhecimento do seu blog há uma semana, li algumas coisas e resolvi me manifestar na minha opinião de docente do Estado.
A chave da educação do Maranhã passa agora como remédio urgente por São José de Ribamar.
O município de Ribamat tem hoje o modelo de educação a ser implantado imediatamente, nos moldes gestão e pedagogia como cópia de sucesso para todo o Maranhão.
Ora se Ribamar implantou escolas em tempo integral(nem São Luis tem), expurgo de repetencias de alunos, o modelo diretor pedagógico no lugar de diretor de contas de escolas; um plano de salários onde professores ganham 3 mil reais e o sindicato é o mesmo de São Luís, onde professor ganha 1 mil e setecentos e olhe lá. Em Ribamar eu conheci com o Prefeito da minha cidade, o Liceu Ribamarense. A diretora não lembro agora o nome, mas pace NILDE, não tenho certeza, é de alto gabarito. Ela foi professora de Portugês do Colégio Maristas e pense numa equipe afinada, comida para as crianças, laboratórios e deixo o resto para o SR IR CONHECER PESSOALMENTE - POR FAVOR ACEITE MINHA SUGESTÃO E FAÇA UMA VISITA SEM COMPROMISSO NO LICEU RIBAMARENSE E DEPOIS COLOQUE SUAS IMPRESSÕES.
Mar Sr Bello nem tudo são flores. Tem alguma coisa estranha e divido com o Sr minha angústia, Vejo seu trabalho e parece que o partido PT colocou a faca no pescoço da Governadora, mas não possui qualidade técnica para coinduzir a SEDUC e aí fica cheia de arranjos, cheia de dengos e isso impede uma aliança verdadeira para GERIR RECURSOS PÚBLICOS DA EDUCAÇÃO NOS MOLDE DE SÃO JOSÉ, QUE JÁ É UM " CASE".
Então sugiro que o Sr visite a Secretaria de Educação de São José de ribamar e a escola sucesso a LICEU RIBAMARENSE. O Sr vai encontrar lá a saída para essa tão badalada SEDU, DEpois converse com alguém do PT e nos informe o que essa gente insana pensa para a Educação. Não é possível termos um padrão aqui do lado, sem uso no Estado por causa de capricho político.
Dr Luis Fernando a solução desse impasse passa pelas suas mãos, pois o Sr tem e aplicou a fórmula, mas acho estranho o Sr estar retraído. Pode ser que o Sr nos traga um alento e libere gente de sua equipe para administrar junto com o Pt. O Sr tem o que é de melhor do seu lado, colabore com o Pt para o bem de nosso Estado.
Torço muito para que Penalva e região um dia breve também implante o seu modelo de Educação aqui no município. Por favor pense nisso, pois parece que a EDUCAÇâo já afundou no poço. a PRÓXIMA É A SEGURANÇA!
MINHA SUGESTÃO COMO NEGRA FORTE E PROFESSORA ANTIGA:
O MODELO DE EDUCAÇÃO A SER ADOTADO AGORA NO MARANHÃO É O DAS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR!
É MINHA HUMILDE OPINIÃO - VIM NA LAN HOUSE SÓ ESCREVER AGORA, QUE É MAIS BARATO O PREÇO AQUI.
OBRIGADA SR BELLO, AGUARDO SUA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR.
BOA NOITE, PROFESSORA GRAÇA ( E ADORO O EX-SECRETARIO DE EDUCAÇÃO LUIS FERNANDO, É UM DIPLOMATA)
O interessante de tudo é que bem próximno de nós tem um modelo de gestão e de vergonha na cara de um grande prefeito que fez a diferença nno muncipio, e não se toma como exemplo. Vai atras da conversa da dodivana,sem compostura e perversa madrastra da educação - GraX(ç)a Tajrriia indo pra negogcio de Alagoas gastando o dinheiro do povo, junto com outros secretarios que nanda entendem de educação - uma tal de virna que devia voltar para o trabalho dela e esquecer educação. Nenhuma dessas duas sabem de nada de pedagogia.
ResponderExcluirAgora quero porque tenho direito escola púbklica de qualidade, fora GTajara, fora Virma. fora Zpelia E todas que não prestam na educação
Sr blogueiro, é certo que vem umnovo secretario para a educação?
ResponderExcluirVocês acham mesmo que a Professora Olga vai querer largar o osso? Só inocente p acreditar nisso.
ResponderExcluirO jogo dela é afundar mais e ter o PT na mão para garantir a vaga.
Observem os movimentos.
Fábio voce tem participado bastante no Blog, agora me explica duas coisas. A primeira é como ela vai afundar ainda mais esse barco da educação? Barco furado é barco alagado? A segunda, Olga é professora de que mesmo? Letras Ocultas e Ciências apagadas? Continue participando, informando e denunciando da mesma forma que aqueles que lhe fazem a contradita.
ResponderExcluirProfessora Graça de Penalva, gostei dos seus comentários, vou passar por lá para ver de perto o funcionamento. Dizem maravilhas deste sistema implantado. Vou ver para crer.Um abraço e participe sempre.
ResponderExcluirJovenilde Barros do jeito que estar não pode ficar. Tem que botar logo, se ficar esperando o carnaval chegar a coisa pode não ter mais jeito e o ano letivo ficar prejudicado. Um abrao e fica a vontade para comentar, informar e dnunciar.
ResponderExcluirMais uma vez mostra-se o tamanho da incompetência desta secretária Olga Simão, que não sabe gerenciar uma secretaria e muito menos se pronunciar para dar uma satisfação a sociedade. Uma coisa é certa ela sabe muito bem agir na falsidade, despreparo no gerenciamento educacional e insensibilidade neste caos educacional, onde não preza por pessoas competentes e sim por nomes indicados...É!! a formação dessa senhora com certeza deve ter ido para uma pasta cheia de morfo, pois ela não aprendeu nada e sua incompetência está ajudando ainda mais a degradação da educação no Maranhão. Abra o olho governadora...
ResponderExcluirCésar
ResponderExcluirCUIDADO estão armando para OLGA assinar um relatório favorável ao caso de ROUBO do IMECAP que levou 8 milhões na assinatura de um contrato falso junto a SEDUC.
Diz que um relatíorio fajuta já está pronto e que o no acordo OLGA assina e sai da SEDUC em seguida, com a desculpa que ela é coitada, despreparada e não sabia.
ATENÇÃO POLÍCIA QUEREM ARMAR E ROUBAR 8 MILHÕES DA EDUCAÇÃO. ESSE ASSUNTO É MANJADO, DERRUBOU O EX-SECRETARIO E FICARAM DE RECEBER O DINHEIRO DE VOLTA NA PROCURADORIA. NÃO RECEBERAM ATÉ AGORA. PORQUE?
OBS: O BLOGUEIRO LC ESTÁ COM OS DOCUMENTOS E SE PAGAREM ELE PODE NÃO DIVULGAR, ISSO É UM PERIGO.
VAMOS FICAR ATENTOS NO DIÁRIO OFICIAL NA PARTE "EXECUTIVOS", POIS É LÁ A PUBLICAÇÃO DE ATOS DO GOVERNO COM EMPRESAS.
OLGA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirTonial kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Viva a Educação do Maranhão. Número 26, dentre os 27 Estados.
Lembro ainda, o Brasil é numero 8 no futebol. Todo mundo diz que a seleção brasileira está uma merda e é OITAVA SELEÇÃO DO MUNDO.
AGORA - A EDUCAÇÃO É A NÚMERO 85 NO MUNDO. E PRA PIORAR O MARANHÃO É O PENÚLTIMO LUGAR DO BRASIL. SERÁ QUE TÁ VALENDO 2 MERDAS???
ENTÃO, COMO ESTÁ A EDUCAÇÃO DO MARANHÃO NESSA POSIÇÃO VERGONHOSA SEUS MALDITOS?