12 de fevereiro de 2011

OLGA SIMÃO E SUELI TONIAL É FOME COM VONTADE DE COMER

Leio a excelente matéria de Jock Dean da equipe do Jornal "O Estado do Maranhão", denunciando que só na área da Cidade Operária 3 Mil crianças podem ficar sem acesso à educação, e o mais grave é que em milhares de casos a situação se repete desde 2010.

O Conselho tutelar da Cidade Operária que responde por 72 bairros da região e adjacências fez nova denúncia sobre a situação do ensino público na área.

Com uma população de 200 mil habitantes, só nos dois dos maiores bairros da região - a Cidade Operária e a Cidade Olímpica - somam quase 3 mil crianças fora da sala de aula.

O motivo alegado é não haver vagas suficientes nas escolas das redes pública municipal e estadual nas localidades. Um levantamento do Conselho Tutelar revela que há apenas 12 unidades de ensino. Seis da rede do Estado e seis do município.

O que diz a Constituição do Estado do Maranhão a respeito deste assunto?

A Constituição do Estado do Maranhão estabelece no Capiítulo I, das Disposições do Estado, na Seção II, artigo 12, inciso I, alínea e, que é competência do Estado e comum com União e Municípios "proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação e à ciência".

Da mesma forma no Título VII da Organização Municipal, Seção II, artigo 147, inciso VI a mesma Constituição do Estado do Maranhão impõe ao Município "manter os serviços obrigatórios de atendimento à cultura, à educação pré-escolar e ensino fundamental, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado".

Apesar de encurraladas pela Constituição do Estado, tanto a Secretária do Estado quanto a do Município não apresentam respostas satisfatórias. Juntando Olga Simão com Sueli Tonial é a fome com a vontade de comer.

11 comentários:

  1. Mais uma ilegalidade, onde se rasga a Carta magna e qualquer outra lei menor que obriga as esferas do estado oferecer educação as crianças. Dinheiro para desvios não faltam, só não tem mesmo é para o essencial...

    ResponderExcluir
  2. PROFESSORA GRAÇA DE PENALVA20:42

    Sr Bello,
    Tomei conhecimento do seu blog há uma semana, li algumas coisas e resolvi me manifestar na minha opinião de docente do Estado.

    A chave da educação do Maranhã passa agora como remédio urgente por São José de Ribamar.

    O município de Ribamat tem hoje o modelo de educação a ser implantado imediatamente, nos moldes gestão e pedagogia como cópia de sucesso para todo o Maranhão.

    Ora se Ribamar implantou escolas em tempo integral(nem São Luis tem), expurgo de repetencias de alunos, o modelo diretor pedagógico no lugar de diretor de contas de escolas; um plano de salários onde professores ganham 3 mil reais e o sindicato é o mesmo de São Luís, onde professor ganha 1 mil e setecentos e olhe lá. Em Ribamar eu conheci com o Prefeito da minha cidade, o Liceu Ribamarense. A diretora não lembro agora o nome, mas pace NILDE, não tenho certeza, é de alto gabarito. Ela foi professora de Portugês do Colégio Maristas e pense numa equipe afinada, comida para as crianças, laboratórios e deixo o resto para o SR IR CONHECER PESSOALMENTE - POR FAVOR ACEITE MINHA SUGESTÃO E FAÇA UMA VISITA SEM COMPROMISSO NO LICEU RIBAMARENSE E DEPOIS COLOQUE SUAS IMPRESSÕES.

    Mar Sr Bello nem tudo são flores. Tem alguma coisa estranha e divido com o Sr minha angústia, Vejo seu trabalho e parece que o partido PT colocou a faca no pescoço da Governadora, mas não possui qualidade técnica para coinduzir a SEDUC e aí fica cheia de arranjos, cheia de dengos e isso impede uma aliança verdadeira para GERIR RECURSOS PÚBLICOS DA EDUCAÇÃO NOS MOLDE DE SÃO JOSÉ, QUE JÁ É UM " CASE".

    Então sugiro que o Sr visite a Secretaria de Educação de São José de ribamar e a escola sucesso a LICEU RIBAMARENSE. O Sr vai encontrar lá a saída para essa tão badalada SEDU, DEpois converse com alguém do PT e nos informe o que essa gente insana pensa para a Educação. Não é possível termos um padrão aqui do lado, sem uso no Estado por causa de capricho político.

    Dr Luis Fernando a solução desse impasse passa pelas suas mãos, pois o Sr tem e aplicou a fórmula, mas acho estranho o Sr estar retraído. Pode ser que o Sr nos traga um alento e libere gente de sua equipe para administrar junto com o Pt. O Sr tem o que é de melhor do seu lado, colabore com o Pt para o bem de nosso Estado.

    Torço muito para que Penalva e região um dia breve também implante o seu modelo de Educação aqui no município. Por favor pense nisso, pois parece que a EDUCAÇâo já afundou no poço. a PRÓXIMA É A SEGURANÇA!

    MINHA SUGESTÃO COMO NEGRA FORTE E PROFESSORA ANTIGA:

    O MODELO DE EDUCAÇÃO A SER ADOTADO AGORA NO MARANHÃO É O DAS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR!

    É MINHA HUMILDE OPINIÃO - VIM NA LAN HOUSE SÓ ESCREVER AGORA, QUE É MAIS BARATO O PREÇO AQUI.

    OBRIGADA SR BELLO, AGUARDO SUA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR.

    BOA NOITE, PROFESSORA GRAÇA ( E ADORO O EX-SECRETARIO DE EDUCAÇÃO LUIS FERNANDO, É UM DIPLOMATA)

    ResponderExcluir
  3. Anônimo21:42

    O interessante de tudo é que bem próximno de nós tem um modelo de gestão e de vergonha na cara de um grande prefeito que fez a diferença nno muncipio, e não se toma como exemplo. Vai atras da conversa da dodivana,sem compostura e perversa madrastra da educação - GraX(ç)a Tajrriia indo pra negogcio de Alagoas gastando o dinheiro do povo, junto com outros secretarios que nanda entendem de educação - uma tal de virna que devia voltar para o trabalho dela e esquecer educação. Nenhuma dessas duas sabem de nada de pedagogia.
    Agora quero porque tenho direito escola púbklica de qualidade, fora GTajara, fora Virma. fora Zpelia E todas que não prestam na educação

    ResponderExcluir
  4. jovenilde.barros@gmail.com21:44

    Sr blogueiro, é certo que vem umnovo secretario para a educação?

    ResponderExcluir
  5. Fabio00:17

    Vocês acham mesmo que a Professora Olga vai querer largar o osso? Só inocente p acreditar nisso.

    O jogo dela é afundar mais e ter o PT na mão para garantir a vaga.

    Observem os movimentos.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo00:30

    Fábio voce tem participado bastante no Blog, agora me explica duas coisas. A primeira é como ela vai afundar ainda mais esse barco da educação? Barco furado é barco alagado? A segunda, Olga é professora de que mesmo? Letras Ocultas e Ciências apagadas? Continue participando, informando e denunciando da mesma forma que aqueles que lhe fazem a contradita.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo00:50

    Professora Graça de Penalva, gostei dos seus comentários, vou passar por lá para ver de perto o funcionamento. Dizem maravilhas deste sistema implantado. Vou ver para crer.Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo00:57

    Jovenilde Barros do jeito que estar não pode ficar. Tem que botar logo, se ficar esperando o carnaval chegar a coisa pode não ter mais jeito e o ano letivo ficar prejudicado. Um abrao e fica a vontade para comentar, informar e dnunciar.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo12:37

    Mais uma vez mostra-se o tamanho da incompetência desta secretária Olga Simão, que não sabe gerenciar uma secretaria e muito menos se pronunciar para dar uma satisfação a sociedade. Uma coisa é certa ela sabe muito bem agir na falsidade, despreparo no gerenciamento educacional e insensibilidade neste caos educacional, onde não preza por pessoas competentes e sim por nomes indicados...É!! a formação dessa senhora com certeza deve ter ido para uma pasta cheia de morfo, pois ela não aprendeu nada e sua incompetência está ajudando ainda mais a degradação da educação no Maranhão. Abra o olho governadora...

    ResponderExcluir
  10. FABIO13:25

    César

    CUIDADO estão armando para OLGA assinar um relatório favorável ao caso de ROUBO do IMECAP que levou 8 milhões na assinatura de um contrato falso junto a SEDUC.

    Diz que um relatíorio fajuta já está pronto e que o no acordo OLGA assina e sai da SEDUC em seguida, com a desculpa que ela é coitada, despreparada e não sabia.

    ATENÇÃO POLÍCIA QUEREM ARMAR E ROUBAR 8 MILHÕES DA EDUCAÇÃO. ESSE ASSUNTO É MANJADO, DERRUBOU O EX-SECRETARIO E FICARAM DE RECEBER O DINHEIRO DE VOLTA NA PROCURADORIA. NÃO RECEBERAM ATÉ AGORA. PORQUE?

    OBS: O BLOGUEIRO LC ESTÁ COM OS DOCUMENTOS E SE PAGAREM ELE PODE NÃO DIVULGAR, ISSO É UM PERIGO.

    VAMOS FICAR ATENTOS NO DIÁRIO OFICIAL NA PARTE "EXECUTIVOS", POIS É LÁ A PUBLICAÇÃO DE ATOS DO GOVERNO COM EMPRESAS.

    ResponderExcluir
  11. Lima17:18

    OLGA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Tonial kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Viva a Educação do Maranhão. Número 26, dentre os 27 Estados.

    Lembro ainda, o Brasil é numero 8 no futebol. Todo mundo diz que a seleção brasileira está uma merda e é OITAVA SELEÇÃO DO MUNDO.

    AGORA - A EDUCAÇÃO É A NÚMERO 85 NO MUNDO. E PRA PIORAR O MARANHÃO É O PENÚLTIMO LUGAR DO BRASIL. SERÁ QUE TÁ VALENDO 2 MERDAS???

    ENTÃO, COMO ESTÁ A EDUCAÇÃO DO MARANHÃO NESSA POSIÇÃO VERGONHOSA SEUS MALDITOS?

    ResponderExcluir

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR : QUEM PAGOU A FESTA/ BANQUETE MILIONÁRIO DO QUASE CENTENÁRIO DE SARNEY?

O quase centenário de Sarney foi a festa mais concorrida depois da posse do Presidente Lula/ que não compareceu para não ofuscar o aniversar...