12 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO : DIÁLOGO DE ENFORCADAS

Esse diálogo entre a Secretária de Educação do Estado e a Secretária de Educação do Município, respectivamente Olga Simão e Sueli Tonial, para melhorar o funcionamento e atendimento geral nas redes escolares, pode ser definido como conversa de quem caminha para a forca.

Olga Simão entrou como diarista na Educação do Estado, tentando através da pressão de um grupo de familiares e amigos de Roseana Sarney, manter-se como titular na Secretaria para canalizar interesses financeiros e políticos de quem defende sua manutenção no cargo.

Sueli Tonial é nutricionista de formação e empresária por profissão. Dona do curso "Laboro" deve sua indicação para o cargo de Secretaria no municpio de São Luís à grupos familiares e políticos interessados em procedimentos idênticos aos da família e grupo Sarney.

Só muda o endereço e os nomes - ao invés de Roseana é Gardeninha o nome da filha -, mas o modo de agir, os interesse financeiros, os grupelhos políticos são os mesmo. Velhas práticas usando setores de importância vital para o enriquecimento pessoal.

Ambas não tem habilitação nem o preparo necessário ao desempenho das funções, mas por força das junções políticas e financeiras que caracterizam e identificam os grupos Sarney/Castelo foram elevadas ao cargo de Secretárias.

Diarista e nutricionista são agora alvo da mídia sarneysta e oposicionista, o que prova que mesmo blindadas pelo núcleo duro de poder dos grupos Sarney/Castelo, não conseguem esconder a incompetência e o despreparo para a importante função.

Fica claro durante a permanência desta dupla de incomparáveis incompetentes, que suas funções resumem-se em primeiro plano priorizar o financeiro, para em seguida aplicá-lo com o critérios políticos. É assim que se produz o fracasso escolar.

Espera-se que de mãos dadas, diarista e nutricionista caminhem para o cadafalso e as forcas lhes sirvam de cordão à ornamentar o pescoço, neste carnaval de corrupção na educação do Estado do Maranhão e no Município de São Luís.

Até quando teremos as pessoas erradas, no lugar errado, fazendo as coisas erradas?

Será preciso como no Egito, o platão de pais e alunos do estado e município nas praças à pedirem a queda das incompetentes da educação?

"Asasalalabacha, catarucha salarapacha"

16 comentários:

  1. É meu amigo, enquanto tivermos que conviver com interesses políticos acima dos interesses maiores da competência e da capacidade técnica dos cargos iremos amargar as atuais frustrações.
    O pior de tudo isso é o efeito cascata, onde os demais cargos são todos políticos onde só ficam quem não dispõe de capacidade nenhuma para gerir problemas graves que esses setores enfrentam, um exemplo é o caso das direções da escolas, todos são oriundos de politicagem, não se leva em consideração o currículo e sim em quem votaram.
    Um abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Cesar, bem apropriada a comparação entre Roseana x Gardeninha e Sarney x Castelo.
    No fundo, todos da mesma escola. Castelo, outrora politicamente morto, mostra que aprendeu muito bem com "seu pai" Sarney, e está encaminhando a filha pela mesmas veredas.
    Temos que matar o mal pela raiz, sob pena de ter Roseana viva em Gardeninha, ou @gardenalzinha_ com quiser.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:06

    Coloco aqui um trecho da matéria de O GLOBO - Dandara Tinoco - sobre a FAPEMA.


    Aliados políticos de Roseana Sarney receberam bolsas de pesquisa no Maranhão


    Fernando Antônio Magalhães de Sousa, que hoje é assessor do vice-governador Washington Luís (PT), confirmou ter recebido os R$ 32 mil. Ele alegou que o dinheiro refere-se a uma "bolsa de trabalho":

    - O que recebi foi bolsa de trabalho, não de pesquisa. Prestava serviço à Secretaria Adjunta de Gestão Institucional, subordinada à Secretaria de Educação. Não conheço esse site de transparência e não posso falar do que não tenho conhecimento. O governo é que tem que explicar.


    Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/02/11/aliados-politicos-de-roseana-sarney-receberam-bolsas-de-pesquisa-no-maranhao-923783306.asp

    ------------------------------------------------
    Quer dizer que agora esse vai ser o argumento? Não vi, não sei, não conheço.

    Senhor Fernando, vc não conhece o instrumento de transparência do governo para o acesso das despesas pelos cidadãos?

    Ora, me compre um bode........

    ResponderExcluir
  4. Anônimo14:42

    César Bello,

    Parabéns pela analise coragem, gostaria de ajuda-ló a continuar sempre nessa linha de independência , precisamos livrar o Maranhão desses corruptos.

    Fora Castelo, ou seria Gardeninha?
    Fora Sarneys, ou seria Roseana, ou ainda, Murads, Duailibes, Macieiras...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo18:56

    A promotoria da educação do estado serve mesmo pra quê? A meu ver ela deveria ser extinta. Não fará nenhuma falta!

    Prof. Antonísio Furtado

    ResponderExcluir
  6. Angela19:42

    Que vergonha, uma indecência a Educação do maranhão!

    Os maranhenses não merecem isso, só lembrando uma coincidência:

    NENHUMA DESSAS DUAS INCOMPETENTES SAFADAS SÃO MARANHENSES. APENAS ESSE REGISTRO!

    ResponderExcluir
  7. ANGELA...COMPLEMENTO19:50

    SR CESAR VE SE TEM ALGUM PARLAMENTAR QUE QUER BANCAR O PROJETO:

    " QUEM FOR FUNCIONÁRIO PÚBLICO NO MARANHÃO VAI SER OBRIGADO A POR FILHO, SOBRINHO E AGREGADOS PARA ESTUDAR A PARTIR DE AGORA EM ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO E DO MUCÍPIO".

    VOCÊ TOPA OLGA COLOCAR ALGUM PARENTE SEU EM ESCOLA PÚBLICA?

    e AÍ DONA TONIAL VAI ENCARAR?
    DIZEM QUE A SRA É A FAVOR DO ENSINO PRIVADO E EXPLORA DE TODAS AS MANEIRAS ESSE COMERCIO EM SÃO LUÍS COM UM CURSO DE NOME LABORO???? E DIGA-SE DE PASSAGEM É FRACO, NÃO PASSA DE UM COMÉRCIO E SÓ!

    ABSURDO!

    E AÍ RICARDO MURAD, VOCE TOPA?

    DR LUIS FERNANDO O SR TEM PARENTE EM ESCOLAS PÚBLIXAS? ACEITA O DESAFIO, MAS NÃO VALE O LICEU RIBAMARENSE, COM O SR O PAPO VAI TER QUE SER OUTRO, POIS EU VEJO A SOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO NAS SUAS MÃOS, NO SEU MUNÍCIO RIBAMAR. PORQUE O SR NÃO IMPLANTA A POLÍTICA DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR? LÁ É PERFEITO, SABEMOS DISSO. O QUE FALTA?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo20:36

    GD e as justificativas para a convocação destas incompetentes é que gestão não necessita de habilitação, como se ambas tivessem um passado que recomende a atuação em qualquer setor público.No maior descaramento tanto os Sarney como os Castelos enfiam goela abaixo o que bem querem. Não vamos nos calar. FG bota para F....

    ResponderExcluir
  9. Anônimo20:40

    Argumentos é isso que venho falando a tempo, Gardeninha seria uma espécie de efeito da Vodka Orlof. Obrigando-nos a ouvi-la falar para Roseana: "Eu sou voce amanhã". O pior são alguns oposicionistas que sentam e debatem com Castelo e Gardeninha como se eles tivessem afinidade para tal. Quem fala com Castelo sente que ele está distante e arrédio das verdadeiras lutas. Um abraço minha querida é um prazer ver teus comentários. Quando vieres a São Luís me liga para conversarms pessoalmente.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo23:15

    Ja agradeço suas considerações e já que voce se dispõe a ajudar a dar continuidade nessa linha de independência,peço-lhe que entre em contato comigo pelo telefone 098-88893120, para que ganhemos mais este reforço para continuarmos nesta árdua luta. Um abraço partticipe e aguardo seu contato para conversamos.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo23:18

    Angela vou procurar um corajoso para este projeto, onde sentiriam na própria pele os problemas da educação. Um abraço e participe.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo23:25

    Ja, esqueci na resposta aos seus comentários de lhe informar que durante o fim de semana voce pode fazer contato com o Blog pelo telefone colocado a disposição ou se mande um emissário me procurar na Rua do Sol, próximo da Praça Deodoro, quase todos sabem o meu endereço.Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Fernando23:42

    Meu Caro César,

    Finalmente leio situações coerentes como a que foi colocada pela comentarista ANGELA.

    Pelo visto ela está iradas, mas tem coerencia.

    Alerto que o Senador Cristovam entrou com o seguinte projeto, que tem tudo a ver com a ansiedade da Sra Angela, veja a matéria e o link de onde eu encontrei.....abraços e siga na sua luta que também é dos homens e mulheres de bem do Maranhão.

    A matéria é:

    Uma idéia muito boa do Senador Cristovam Buarque.
    Ele apresentou um projeto de lei propondo que todo político eleito (vereador, prefeito, Deputado, etc.) seja obrigado a colocar os filhos na escola pública.

    As conseqüências seriam as melhores possíveis.
    Quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino no país irá melhorar. E todos sabem das implicações decorrentes do ensino público que temos no Brasil.

    Ela pode, realmente, mudar a realidade do nosso país.
    O projeto PASSARÁ, SE HOUVER A PRESSÃO DA OPINIÃO PÚBLICA.

    http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Materia/detalhes.asp?p_cod_mate=82166

    PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 480, DE 2007
    Determina a obrigatoriedade de os agentes públicos eleitos matricularem seus filhos e demais dependentes em escolas públicas até 2014.
    PARABÉNS PARA O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE.
    BOA SORTE JUNTO A SEUS PARES.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo00:37

    Fernando a indignação de Angela é igual a de muitos maranhense é pena que seu bardo não possa ecoar em rádios, televisões e jornais, mas aqui o espaço para ela não tem limite. Um abraço estava com saudade dos teus comentários.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo11:22

    É com grande desprezo que a população maranhense assiste a este espetáculo de desmando na educação. Uma secretária que mostra não ter um mínimo de capacitação exigida para tal carga, insensível com a dor das famílias que não consegue vagas para seus filhos, falsa e ingrata com quem a ajuda, sem caráter por não assumir suas atitudes, pois sempre se esconde atrás da governadora e agora a seduc virou banco de empregos. E a educação?? Como fica??? A preocupação dessa senhora mostra tudo menos crescimento educacional, dos dois últimos secretários sem dúvida essa é a pior, pois tem máscara multifacetada e engana a populãção maranhenses imagina como deve ser o clima da seduc... sem comentários

    ResponderExcluir
  16. Anônimo11:50

    Anônimo o Maranhão inteiro sabe que é a família Sarney que está por trás dos desmando de Olga Simão. Eles estão por trás porque ela trás para os Sarneys o que a atrai as atenções deles, no mais nada interessa. Acredito que só um Tribunal ou Corte Internacional para apurar de forma isenta as falcatruas de Sarney. Um abraço e participe sempre.

    ResponderExcluir

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR : QUEM PAGOU A FESTA/ BANQUETE MILIONÁRIO DO QUASE CENTENÁRIO DE SARNEY?

O quase centenário de Sarney foi a festa mais concorrida depois da posse do Presidente Lula/ que não compareceu para não ofuscar o aniversar...