11 de fevereiro de 2011

CARNAVAL DAS EMENDAS: MARANHÃO NA CONTRA-MÃO

O corte nas emendas parlamentares já era esperado pelos políticos em Brasília, mas o contingenciamento de mais de 80% - R$ 18 Bilhões dos 21 previstos para 2011 - surpreendeu até mesmo os líderes das Casas Legislativas e foi considerado o fim dos recursos que os parlamentares encaminham para suas bases eleitorais.

Certo é que os recursos das emendas quando rigorosamente aplicados trazem soberbo benefícios as comunidades, principalmente aquelas mais distantes onde pela interação entre deputado e base realizam-se as obras.

Na grande maioria dos casos o que ocorre é bem diferente. Existe um comércio que se estabelece no momento em que se originam as emendas parlamentares. Os deputados Federais inescrupulosos as vendem por cerca de 30% do valor total, aos Prefeitos sequiosos de lucro fácil. Estes por sua vez mascaram e maquiam a aplicação dos recursos, transformando em ficção as obras à serem realizadas.

O Maranhão é infelizmente o maior parque desta indústria de emendas com aplicação fictícia. Recentemente o Prefeito de Barra do Corda se escondeu debaixo do tapete de um Ministro de baixa estatura, para não ser preso pela Polícia Federal. Nas contas da família de Manoel Nenzin R$ 50 Milhões só nos dois últimos anos.

Na Assembléia Legislativa Deputadas como Graça Paz dizem em alto e bom som, que são as emendas que os elegem por até seis mandatos consecutivos, pautando suas atividades legislativas nas emendas e posturas ideológicas ao sabor de quem as aumente mais.

Na Câmara dos Deputados existem Deputados como o Ministro Pedro Novais, que nunca vai aos Municípios, mas está no sétimo mandato de forma ininterrupta, dando-se ao luxo de morar no Rio de Janeiro, ter mandato pelo Maranhão e exercer a função em Brasília.

Para eles o carnaval inicia em dezembro com a aprovação das emendas.

No Maranhão é o único lugar onde as emendas saem melhor que os sonetos.

E por que hoje é sexta-feira Florbela Espanca.

ESTE LIVRO

Este livro é de mágoas. Desgraçados
Que no mundo passais, chorai ao lê-lo
Somente a Vossa dor de Torturados
Pode, talvez, senti-lo... e compreendê-lo.

Este livro é para vós. Abençoados
Os que sentirem, sem ser bom nem belo!
Bíblia dos tristes...Ó Desventurados
Que a vossa imensa dor se acalme ao vê-lo!

Livro de Mágoas...Dores...Ansiedades!
Livro de Sombras...Nevoas e Saudades!
Vai pelo mundo...(Trouxe-o no meu seio...)

Irmãos na Dor, os olhos rasos de água,
Corai comigo a minha imensa mágoa,
Lendo o meu livro só de mágoas cheio!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR : QUEM PAGOU A FESTA/ BANQUETE MILIONÁRIO DO QUASE CENTENÁRIO DE SARNEY?

O quase centenário de Sarney foi a festa mais concorrida depois da posse do Presidente Lula/ que não compareceu para não ofuscar o aniversar...