2 de novembro de 2010

PAUTA DE DONA DILMA COM GOVERNADORES: SEGURANÇA E SAÚDE.

Dilma anunciou que fará inicialmente uma transição técnica, dando como exemplo a reunião que pretende com os governadores para tratar dos itens Saúde e Segurança. Com a iniciativa a eleita demonstra querer participação dos governadores, na elaboração das políticas de governo. Isso difere em muito de indicações para o governo. Na prática chama todos os governadores para tratar os temas Saúde e Segurança, de forma unificada, evitando a participações dos governos nas definições de cargos e ministérios.

A atitude de Dilma tem orientação com endereço certo. Queimar as etapas anteriormente percorridas pelo lulismo é pretensão do petismo. Lula demorou dois anos para deslanchar os programas sociais, que elevaram quase 30 milhões de brasileiro a classe média. Durante este período para aprovar proposta e orçamento, exercitou a sua reconhecida habilidade com a classe política. Lulinha que saia da campanha paz e amor, racionalizou a postura em confiança, cedendo onde possível e colhendo sempre o cento.

Dilma é uma esfinge política à ser decifrada, mas não necessita negociar no mesmo patamar de Lula. Ela é a representação de um grupo, não faz ainda vôo solo. Este fato lhe garante ser representada com maior facilidade. Tem 350 Deputados, 51 Senadores e 17 Governadores e o temido gênio de mulher mandona.

Chamar os Governadores a responsabilidade dos temas Saúde e Segurança, sinaliza para o tipo de postura que quer dos Executivos Estaduais, evitando o varejo e atacado nas negociações. O trato com os governadores inicialmente será temático, as negociações políticas ficarão a cargo da classe política.

Seria bom se fosse tão lógico, equacionado e previsível. Dona Dilma pensa com números os políticos com as palavras.

Os temas são mais que oportunos para o Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...