2 de novembro de 2010

"DIZ QUE CONVIDEI, MAS NÃO ACEITASTES".

Desconfio sempre da indicação prematura em cargos públicos. Multiplico o sentimento quando o postulante, figura apontado para várias pastas ou cargos. Edson Lobão é um destes casos na proveta de ministro, que pode fazer a escolha pela Presidência do Senado, que nem de longe se compara ao Ministério das Minas e Energias.

Sua indicação para as Minas e Energia seria muito boa para o Maranhão. Projetos que levariam de 7 a 10 anos, poderiam ser abreviados em tempo menor. Este é o aspecto positivo, não cabendo agora especulações da possível ação dos lobistas dentro do Ministério.

Ocorre que o petismo é quem irá impor as regras, não o lulismo. O naco deste poderoso Ministério, não será fácil aos políticos do Nordeste, que ficando para a região tem outros pretendentes e em situação privilegiada.

Eduardo Campos do PSB de Pernambuco, tem hoje essa capacidade de escolha atribuída a Lobão do PMDB. Quem analisa a composição pelo critério do loteamento, o faz com variados critérios. O fator vice-Presidente tem sido incensado pela Globo, da participação da excelente Cristiana Lobo às matérias jornalística. Entretanto a continuidade na administração de Dilma, ficará comprometida pelo contiuismo de nomes nos Ministérios.

Dilma poderia até querer Lobão, mas precisa mostrar ao Brasil e o Mundo, que o Ministério tem o seu dedo, não o que falta a Lula. Ademais as alianças do petismo não tem compromisso com as do lulismo. Neste momento o "busilis de question", o X da questão é como livrar o petismo das más companhias do lulismo, entre elas Sarney, Collor, Renan e remanescentes.

Certo é que esse extermínio não se dará em um golpe só, ou com uma saraivada de metralhadora aguerrida, mas a paciência com eles não chega as Olimpíadas de 2014.

Lobão é mais provável na Presidência do Senado, onde o PMDB tem o maior número de senadores. Interessa ao PMDB dividir com os petistas instalados no Planalto, a tutela política. O Senado representa o outro lado da gangorra.

Agora quem fica em cima, espera a vontade de quem esta em baixo. Terminada a brincadeira, o peso do Poder determina o lado mais forte do pêndulo.

Tudo poderá terminar na famosa frase: "Diz que convidei, mas não aceitastes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário