18 de novembro de 2010

O SENADO É ISCA, O MINISTÉRIO O PEIXE

A Presidente Dilma convidou o ministro Guido Mantega para continuar no cargo. A oficialização acontecerá em conjunto com os nomes do Planejamento e Banco Central. A estratégia aplaca o setor econômico e assegura maior estabilidade diante da guerra cambial.

Com a continuidade de Mantega fica estabelecido o tom do atual governo, evitando sobressaltos que possam trazer de volta a inflação, pela eventual avalanche de dólares no país. Henrique Meirelles é outro que pelo desempenho no Banco Central deve ser mantido.

Se na área econômica o anúncio em bloco acontece de forma tranqüila, o mesmo não se pode falar da área política onde as presidências da Câmara e do Senado, promovem acirrada disputa entre o PMDB e o PT.

A confusão fica maior quando o assunto é a Esplanada dos Ministérios. Neste item o maranhense Edson Lobão disputa o Ministério das Minas e Energias com o aval de Sarney, que joga a presidência do Senado de contra-peso, para assegurar o controle do setor elétrico.

Com o atual quadro a estratégia de dissimulação de Sarney, não vem apresentando resultados positivos, mas a manutenção de Mantega é uma senha à ser considerada. Lobão se mantém distante dos holofotes, enquanto Sarney vem recebendo apoios como o de Pedro Simom e outras raposas nacionais, para presidir o Senado da República. A presidência do senado é a isca, o Ministério das Mina e Energias é o peixe.

Não se tem até agora nenhuma informação do encontro de Dilma com Roseana. Na pauta a filha de Sarney bota na balança das barganhas a aliança no Estado com o PT, que tem peso simbólico , mas deve ser considerada pela influência do coronel quando o assunto é fisilogismo no Brasil.

O jogo é bruto e exercitado por profissionais, a esta altura somente uma mobilização nacional nas Câmara de Vereadores e Assembléia Estaduais contra a politicagem do dando que se recebe, poderia salvar o país. A dificuldade é que com o fim das eleições majoritárias e proporcionais, o movimento tem pouco tempo para ser articulado.

Dilma tem que mudar o que deve ser mudado, sob pena de frustrar de início, toda expectativa que gira em torno do governo da primeira mulher Presidente.


2 comentários:

  1. Macabeu08:14

    Meu caro,
    Vc escreveu Pedro Simom, apoiando Sarney, mas... não foi ele que pediu a cabeça do Sarna vária vezes no Plenário, da vez passada. Vc escreveu também,a palavra, dissimulação... é isto mesmo?.
    Cada vez mais, fica difícil fazer comentário no seu blog, vc não deixar brecha nenhuma para seus leitores, muito bom...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo08:59

    Macabeu, quanto ao Pedro Simom são os jornais que informam, eu também fiquei surpreso.Tudo é fisiologismo, quanto a palavra dissimulação é prova que sou humano demasiado humano. Obrigado e participe.

    ResponderExcluir

FAMEM NOTA DE RESISTÊNCIA