5 de novembro de 2010

LIGAÇÕES PERIGOSAS.

No Maranhão algumas situações que causam náuseas ao mundo, são relatadas com uma simplicidade, que produziria arrepios até nos espectros medievais extraídos das peças de William Shakespeare, mas fácil de adaptarem-se ao romance Ligações Perigosas de Chordelos de Lacclos, pelo caráter epistolar e a sedução como base .

Nas peças e romances o que se escreve é tido como ficção, mas todo o material elaborado tem origem na realidade. Assim é que em caráter público, sem pudor ou rubor a tonalizar faces, escrevem no jornal de propriedade da família Sarney sobre as eleições na Associação Comercial do Maranhão, Conselho Deliberativo do Sebrae e na Federação das Câmaras de Diretores Lojistas.

Na coluna de nome que coaduna com as pretensões "Estado Maior", perfilam nomes, grupos, datas e estratégias, que variam da "quebra de tradição" ao controle do Palácio dos Leões teria no maior número de votos, tendo sempre a palavra final sobre essas eleições.

Ao que é esdrúxulo e pérfido na matéria, somente o asco como reprimenda não bastaria. As próprias entidades pelo fator de influência na vida do Estado, deveriam buscar a democratização, posto que tem no comando, repetição idêntica ao poder de mando dos governos Sarney.

Tão carcomidos e repetidos nos seus alicerces dirigentes, tais entidades adotam o mesmo critério vitalício, hereditário e fisiológico dos políticos anacrônicos que comandam o Maranhão, não percebem o que há de novo promovendo o desenvolvimento. Trata-se das pequenas Empresas que são prioridades do Governo de Dilma, fato evidenciado no seu discurso inaugural.

Cegos, surdos e mudos continuam com o samba de uma ou duas notas, para cada entidade a comandar setores, repetindo Arteiro,Nogueiras, Albuquerques, Cavalcantes, Abreus, Cantanhedes, Azevedos e Gaspares.

Esse discurso enfadonho e repetitivo dos empresários, é um simulacro das práticas exercidas pelos governos nos últimos 50 Anos.

No Maranhão contrariando Lavosier nada se cria, nada se transforma, muito se perde. Tudo acontece não pela ordem natural, mas fruto das ligações em quem sedutor e seduzidos, se comprazem no trair aos interesses do coletivo em benefício próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...