4 de novembro de 2010

COMO ENRIQUECER FAZENDO CAMPANHA ELEITORAL?

Com a divulgação das prestações de contas dos candidatos a governo do Estado, para ser mais preciso, direto e objetivo a da candidata Roseana Sarney, percebo que é possível ficar rico no simples fato de ser candidato.

As minhas conclusões se alicerçam em fatos, que divulgados se tornam públicos, sem que aja nenhum temor de escondê-los, portanto vamos tentar analisá-los de forma cartesiana, dos mais simples para os mais complexos.

Os doadores de campanha são pessoas físicas e jurídicas, que doaram de acordo com o patamar que a legislação dispõe, até ai tudo normal, pois quem o fez supõe-se não fazê-lo obrigado.

Ocorre que fica claro a falta de espontaneidade, quando quem doa tem dependência na relação, com aquele que recebe a doação, no caso Roseana Sarney. Ademais esta relação tem a natureza que não se esvai com o resultado da candidatura, posto que Construtoras, Empreiteiras, Agências de Publicidade e Propaganda continuam trabalhando com a eleita.

Doadores e a recebedora tem interesses espúrios recíprocos. Os primeiros de continuarem participando da realização de obras e serviços superfaturados, quando mínimos com dispensa de licitação ou ainda nos estados de emergências que a tudo facilita, como divulgados diariamente em alguns setores independentes da mídia local. Quem recebe assina de forma tácita o compromisso de mantê-los, ninguém sendo tolo de acreditar que Mamãe Noel faça isto pela Dimensão, Lastro ou por sentir-se em Canaã. O conluio entre o público e o privado tem um endereço certo: as verbas públicas, o dinheiro destinado as melhorias da condição de vida da coletividade.

Entre as doadoras surge de forma curiosa a Companhia de Distribuição Araguaia, empresa do Distrito Federal que atua na venda de alimentos. Ela ofertou R$ 1,5 Hum Milhão e Meio para a eleição de Roseana Sarney. É só aguarda a fatura de forma direta ou indireta, na venda da Merenda Escolar.

Para reavivar a memória dos mais velhos e entendimento dos mais novos a Merenda Escolar, rendeu uma CPI ao Governo do então Presidente José Sarney, sendo movido mundos e fundos pela não convocação de Jorge Murad.

O Presidente da FAE na época era o maranhense Paulo Miranda, mais conhecido como Paulo Juca Chaves, íntimo de Jorge Murad que era iminência parda como Secretário do Presidente José Sarney. Paulo Miranda humilde advogado maranhense, ficou rico do pão para o leite. A ostentação era tamanha que ao final da CPI, Paulo Miranda mudou-se para Nova Iorque, morando na 5a Avenida.Hoje sugado ele leciona direito tributário, em algumas das Faculdades de políticos do Maranhão. Ninguém sabe explicar como ficou pobre à pão e mágoa.

As amizades na área de alimentos não vem de agora, nem se esgotou com o passado, ela se entrelaçam na substituição de Paulo Miranda por Jose Gasparinho da Silva Neto, pai de Denise Gasparinho que esta a frente do PROCON, que não tem pulso, coragem e independência para enfrentar os grandes grupos no Estado, e em especial as Rêdes de Super e Hiper Mercados.

Esta rede de interesses tem uma extensão geográfica, nos governos, nas pessoas e remonta tempos que passaríamos a noite escrevendo, sem chegarmos a finalizá-la. Vamos aos poucos e de forma pertinente, tentando passar principalmente as gerações mais novas, para que entendendo as implicações possam chegar as conclusões.

Fácil de se concluir que com grandes doações e despesas maquiadas, os vencedores saem maiores do que entraram. Penso ao contrário de Lula, que acha que outros saíram menores. É que eu vivo no Maranhão.

4 comentários:

  1. Thiago Silva15:40

    Percebe-se Cesar q essa familia nao tem compromisso algum com a nação. Sarney d volta ja sinaliza a CPMF e fez projeto d lei alterando o codigo d processo penal, tudo para benesse dele e dos seus.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo18:31

    Tiago, isso demonstra o interesse na atividade parlamentar como mero instrumento de manutenção. Sarney já faz discursos em nome de Dilma como no caso do reajuste do salário mínimo. Quanto as reformas do código penal vou verificar o que eles inovam e quais as pretensões.Um abraço e participe.

    ResponderExcluir
  3. Thiago Silva21:07

    Aí vai o link do CONJUR: http://www.conjur.com.br/2009-dez-10/limitacoes-prisao-preventiva-temporaria-contrariam-proprio-pl

    ResponderExcluir
  4. Anônimo22:26

    OK, obrigado Tiago vou pesquisar.

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...