1 de novembro de 2010

ENTERRO SIMBÓLICO DOS POLÍTICOS EM 2 NOVEMBRO DE 2010.

Comunicamos o sepultamento simbólico de uma penca de políticos, execrados pela opinião pública. Dos mais aos menos safados, de todas as colorações partidárias, ideologias e seu séquitos.

Cremados no forno das urnas nas ultimas eleições, bem como os mortos-vivos que insistem em permanecerem ativos. Nada deve escapar a ação inexorável do tempo. Todos vitimados pela própria ação contraria aos interesses coletivos, independente de idade, cor ou religião.

Inferno, Purgatório e Paraíso eis o simbolismo sagrado dos Sítios nos três mundos da Divina Comédia de Dante. Vós que entreis, deixai toda a esperança (Divina Comédia, Inferno III, 1-9) é a mensagem destinada aos que passam habitar o Sítio do Inferno e as forças do mal. Alexandre Masseron descreve com precisão o itinerário percorrido no Inferno por Dante e seu guia Virgílio.

Lá o eixo do gigantesco cone, de cabeça para baixo, o Inferno fica encerrado no hemisfério boreal da Terra, passa por Jerusalém. Cruzando a superfície da Terra, à imagem de um círculo, em certo ponto não identificado, designa em uma profundidade não especificada, a porta de entrada do Reino dos Mortos.

Aqui o eixão começa no Planalto Central em Brasília, e ao contrário da inversão na Divina Comédia, Sul-Sudeste anunciam os privilégios do Paraíso. Norte- Nordeste a morada de Lúcifer, mas por ironia do destino o cadáver-Presidente é do Sudeste, representado por JOSÉ SERRA.O caixão presidencial tem alças firmadas pelos guias: ROBERTO ROCHA, JACKSON LAGO, JOÃO CASTELO e com a desnecessária participação de JOSÉ REINALDO TAVARES, que seguem na mesma direção, embora sejam nordestinos do Maranhão. O doador do ataúde salva-se em memória do sobrenome Madeira, embora Sebastião o do Coroado tivesse inestimável prazer em recepcioná-lo no 1° círculo.

O inferno é dividido em "Alto Inferno" e "Baixo Inferno". O primeiro engloba um vestíbulo que o poeta situa como Limbo e cinco círculos. Há este de forma simbólica destinamos aos epigrafados como morada. Quem sabe de lá não consigam com vôo próprio voltar ao paraíso. No segundo na versão do poeta está a Cidade de Dite, a cidade de Lúcifer, o anjo caído, que possui quatro círculos. Este destinaremos da mesma maneira simbólica, aos que embora mortos teimam em viver: Sarney, filhos e filha, genros e neto e todos seguidores, incluindo-se Prefeitos e alas, Vereadores, lideranças, blogueiros que seguem no caminho da exploração do povo pobre do Maranhão .

E assim, o que parece separar os condenados no Alto e Baixo Inferno, do ponto de vista esotérico, na obra do poeta, é a atitude do comportamento do "Ego".

No nosso caso o que os separam em Baixo e Alto, são os interesses pessoais, sendo que em determinados momentos, sob os mais absurdos argumentos eles sobem e descem, transformando em uma as duas moradas, quando não confundem-se nos círculos do Poder.

Toda a configuração global que acabamos de descrever brevemente na obra do poeta é forrada de símbolos.

No caso concreto o desejo é apenas simbólico, mas as atitudes dos atores são forjadas no mais deprimente aspecto real. Os que morrem a cada dia, vitimados por balas, doêncas ou como condição de miséria, na sua maioria vivem como se no inferno estivessem. Qualquer morada diferente desta, já seria mais cômoda.

Que a vontade de Deus nos ilumine a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...