13 de outubro de 2010

SÍSTOLE E DIÁSTOLE :CORAÇÃO PARTIDO LÁBIOS DIVIDIDOS.

Coincide com a ascensão de Serra nas pesquisas, a cirurgia cardíaca do Senador Sarney, da mesma forma que coincidiu sua internação, nas véspera das eleições no 1º turno, poupando-lhe de votar em Pedro Paulo no Amapá.

Sarney só deixará o leito, após a divulgação do resultado das eleições Presidenciais no 2º turno. Com isso fica na expectativa do crescimento de Serra, que já encosta na petista Dilma. Não esta descartado ainda nesta semana, que nas madrugadas frias longe do olhar "panótico" da imprensa, o velho oligarca receba representantes de ambos os candidatos.

O interesse em Sarney não deve vazar à mídia, dado ao seu desgaste político. Mas nada que comprometa, que do resultado das ligações dos seus neurônios saia um raciocínio pragmático. Certo mesmo, é que tanto Dilma como Serra após a divulgação do resultado, irão ter com o velhote para a famosa composição de forças no Congresso Nacional.

Sarney ainda não se despede da política, o coração bate 240 vezes a mais do que deveria(60 batimentos cardíacos), mas despede-se da presidência do Senado. Além do problema físico o PMDB saiu-se mal nas proporcionais, sentindo o golpe do PT, depois dos resultados do 1º turno, perdendo o poder de barganha. Mesmo assim o velhote, ainda dispõe de significativa força no Congresso Nacional, a ponto de novamente indicar a maioria dos cargos federais no Estado, roubando novamente o poder de mando junto ao planalto.

Quando o mourão começa a ceder e a cumieira fica cheia de cupim, a queda é certa. Mas o orgulho do patriarca no seu outono político, não lhe permite aceitar. Prefere vestir-se de jequetebá para encarar o baque.

Parece até um dos seus apologéticos discursos, de coração partido e lábios divididos, mas infelizmente ele ainda interessa a ambos contendores, seja qual for o resultado.

O que pode resultar de positivo é a exposição dos atores políticos, sua aglutinação após o resultado das eleições, contando que a oposição os desnudem nos seus métodos. Chama-se de sístole e diástole, os movimentos dos músculos do coração ao fechar-se e abrir-se. É preciso que as oposições verdadeiras não parem, mostrando os movimentos silenciosos e furtivo dos oportunistas de cena, que abrem-se e fecham-se de acordo com as conveniências. Como diz Cesar Teixeira " diga sim aos que nos queiram abraçar, mas se for para enganar diga não".




2 comentários:

  1. DR.CESAR eu era seu ouvinte de carteirinha do programa questão de ordem da rádio CPTAL o qual nos trazia bem informado sobre a política maranhense, pela suas colocações sábias de grande conhecimento sobre ela.VC é sabedor da grande audiência do programa, pela qauntidade de telefonemas recebidos: o radinho era o meu companheiro na hora do jantar. Eu e toda minha familia não aceitamos essa forma de fazer política de não desenvolvimento deste estado, ficamos triste pelo resultado desta eleição:não temos senadores, governo de metade e alguns parlamentares sem compromisso com a população. E numa possível volta ao rádio continuaremos sendo seu ouvinte PARABENS!!!!!!!!!!!! pelo BLOG sempre visito

    ResponderExcluir
  2. Anônimo14:26

    Edilio, muito obrigado por seguir a audiência no blog. Infelizmente o Roberto Rocha a pedido dos Sarney suspendeu o programa. A minha volta ao rádio só depende do canal que nos possibilitar falar a verdade com imparcialidade. Vamos esperar para ver se aparece alguém com coragem de nos deixar falar, alguém livre de compromissos secretos com a Máfia.Quanto aos parlamentares e as instituições partidárias elas precisam amadurecer, livrarem-se das oligarquias. Um grande abraço e sempre participe.

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...