28 de outubro de 2010

RICARDO GANHA SECRETARIA METROPOLITANA.

Ao reestruturar a Secretaria Metropolitana a Governadora de Retrato Roseana Sarney, atesta dois fatos notórios no seu futuro desgoverno. Primeiro a repetição da prioridade ao virtual, do fictício, do que fica no imaginário popular, pela ação dos factoides. Segundo a influência do Deputado Ricardo Murad que manda e desmanda na administração do Estado, estando Roseana ali apenas para a posse em retratos do cotidiano político.

Ricardo é o nome para a sua já conhecida Metropolitana, foi ele com seu poder de persuasão o responsável pela criação em governo anterior desta Gerência, que entre outros poderes engloba agora, a responsabilidade sobre obras na grande São Luís. No elenco das supostas realizações eleitoreiras estariam a Ponte do Quarto Centenário, Avenida Expressa e Avenida Metropolitana. No feixe de poderes da Metrô ficariam todas as obrigações do governo relativas à Refinaria de Bacabal.

Com tantos poderes somados ao controle da Secretaria de Saúde, da indicação do nome para a a Presidência da Assembléia, possivelmente Max Barros que no acordo cederia o controle daquilo que sobrar da Infra-Estrutura, Ricardo se credencia a disputar a Prefeitura de São Luís com terríveis possibilidades de vitória. Fato que se consumado pavimenta a estrada política do moço ao Governo do Estado. Estrategista o Javali tem conseguido impor-se como um trator, que arrasta a tudo e a todos, que ousam atrapalhar sua caminhada. Tem sido assim desde o retorno de Roseana, quando usurpou o governo do mal assessorado Jackson Lago.

Luís Fernado Silva pelo desempenho administrativo e político em São José de Ribamar, é o único a sombreá-lo ante ao poder, mas pelo impedimento imposto pela lei de desemcompatibilização, fica impossibilitado de concorrer ao cargo em São Luís. Diante deste quadro, foi o próprio Ricardo que cedeu-lhe a coordenação geral da última campanha de Roseana Sarney, alertando o profícuo administrador, que ao se desemcompatibilzar da Metropolitana para a disputa em São Luís, é Luís Fernando quem o sucederá na super-Secretaria, pois em 2012 Luis Fernando deixará a Prefeitura de Ribamar e Ricardo Murad provalvelmente disputará a Prefeitura de São Luís, com grande poder de fogo, diante das obras realizadas ou por se realizar na Capital.

Luís Fernando uma vez na Metropolitana ganharia visibilidade para a disputa ao Governo doEstado Estado. O senador José Sarney não quer correr o risco dos erros do passado, quando não reciclou lideranças de forma multifacetadas. A velha e felpuda raposa de longe monitora e empurra as pedras do jogo político.

A oposição diante destes movimentos frenéticos a pequeno, médio e longo prazo, não consegue se articular. A inércia não é por falta de valores, é uma questão que se inicia pela falta de base logística, premissa necessária a reaarticulação dos movimentos sociais e políticos, posto que o estrago foi grande nas últimas eleições principalmente em São Luís.

Dino e Madeira conduzem as oposições com amplas possibilidades de vitória, haja vista que estrago maior foi produzido pela presença dos Sarneys no poder. O grande nó para ser desatado é com os pequenos partidos, detentores da originalidade das lutas populares, cujo crescimento nas eleições próximas passadas foi execelente.

Recicla-se a direita com o apoio da estrutura de poder. Retrai-se a esquerda assustada com o resultado de 43% dos votos dados a Roseana na Capital. O susto é um facho do medo, o medo serve a conscientizar.

6 comentários:

  1. Roberto09:01

    Caro César, de fato criar uma Metropolitana mostra que o melhor governo da vida será apenas um mero repeteco de tudo aquilo que já conhecemos, haja vista que tudo o que a metropolitana faz poderia ser executado pela sinfra, a quesdtão mesmo é de propaganda e marketing...ressaalvo apenas que a candidatura do Javali para pref. de São Luís é vedada pela leg. eleitoral, já que a ilha integra a ciscuscrição eleitoral do Maranhão, o nome será outro, pode ter certeza.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo09:53

    Roberto, um grande abraço. Para resolver o problema do domicílio bastaria apenas Ricardo, transferir de Coroatá para São Luís, com um ano de antecedência. Tudo é possível e empossível neste Maranhão de Sarney, veja o caso de Fufuquinha filiado por Roberto Rocha no PSDB em três meses ante da eleição. Um abraço e participe.

    ResponderExcluir
  3. Thiago Silva10:07

    Grande César será que até a mais antiga ditadura do mundo, a Iraquiana, caiu e a atual, a Maranhense será que nunca cairá? Às vezes fico pensando que a ditadura disfarçada de "democracia" legitimada é mais perigosa do que àquela que é escancarada. A democracia brasileira anda pari passu com a corrupção e todas as mazelas que nos fazem tanto mal e está tão enraizada aqui nessa UF.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:33

    Tiago, o problema é a falta de articulação das oposições com antecedência. A a visão míope ao elaborar projetos políticos pessoais e imediatos. Enquanto não houver esta tomada de posição Sarney será maior que Sadan. Igualam-se nos traços físicos( bigodes e cabelos na gomalina )no culto a personaliade, na maldade e até no número de filhos. Sarney é o simulacro de Sadan no Ocidente. Um abraço e participe.

    ResponderExcluir
  5. Carlos11:38

    Continuo sendo apenas uma coisa: um palhaço. E isso me coloca em plano muito superior ao de qualquer político.
    CHARLES CHAPLIN

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12:11

    Carlos seria bom se tiririca surpreende-se, mostrando que a ironia ao longo da história foi a linguagem mais eficaz, começando por Sócrates. Chaplin é genial e profundo como no Ultimo Discurso. A graça é arte de interpretar a desgraça, como em toda sua obra Carlito é a representação dela, sem fala mas com gestos sua contribuição chega aos "Tempos Modernos" ensinando como caminha a Humanidade.Excelente sua lembrança. Um abraço e participe.

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...