13 de outubro de 2010

"QUEM SE MISTURA COM PORCOS FARELO COME".

Em editorial a mídia barroca dos Sarney, anuncia o início da campanha no 2º turno. Convoca dirigentes comunitários,classistas e a "militância aguerrida" para o que foi titulado como "Combate de São Luís". Justificam serem coerentes na escolha de Dilma, que vai assegurar a continuidade do governo Lula, sendo o Maranhão beneficiado com programas sociais, obras e investimentos.Tentam colorir o discurso com tintas ideológica, afastando a ameaça do modelo neoliberal, como retrocesso inaceitável.

Ora ora meu caro editor, este raciocínio antes de esdrúxulo é comprometedor, posto que os programas sociais, obras e investimentos, nunca saíram do papel. Lincar tais promessas como mote de campanha, vai soar eleitoreiro demonstrando a realidade, qual seja de que o Governo do Estado não tem obras realizadas, vivendo a gozar no que é dos outros.

O mais nojento do editorial, é a apropriação indevida da tradição histórica e progressista, dos movimentos sociais, relacionando como engajados mais de 30 entidades estudantis, associações comunitárias, sindicatos, além de 15 vereadores e mais 40 suplentes de vereadores. Trata-se dos conhecidos pelegos, que a exemplo de vários deputados serão despachados do processo político.

Por outro lado o PSDB e o PDT constituídos como colcha de retalhos, também anunciam pra quarta -feira, o desenvolver da campanha capitaneada por Prefeitos, com grande poder de influência, tais como Sebastião Madeira de Imperatriz e João Castelo de São Luís. O primeiro já deu demonstração de sua capacidade pró Serra, já o segundo somente agora faz reuniões, despachando a filha para entrevistas nos meios de comunicação, com mensagens de apoio ao tucano José Serra.

A primeira vista parece que os verdadeiros oposicionista, ficariam alijados do processo eleitoral no 2º turno. Acredito ser um excelente momento para denunciar e conscientizar a população, quanto aos métodos desenvolvidos ao longo destes 50 anos, mostrando o jogo fisiológico e clientelista que se desenvolve em torno do poder central.

Este é o momento para esclarecer ao povo, que nossas representações políticas estão a reboque, que a falta de comprometimento com as propostas partidárias, se aniquilam com o jogo jogado na busca de cargos e posições.

Fica mais fácil desmascarar não uma, mas três oligarquias a saber: a feudal comandada por Sarney, dentro de um processo nepotista e exterminador de novas lideranças, cujo objetivo é manter-se no poder; a rural tendo a frente os Prefeitos e lideranças insatisfeitos na pretensão de econômica, dividindo-se sempre nas questões paroquiais,para não ameaçar o feudo; a urbana formada por lideranças oportunistas e insaciáveis, que da mesma forma que a feudal, castra novas lideranças, pela via de um falso patrulhamento ideológico, com a mera pretensão de demarcar espaço.Preguiçosa e escocesa a oligarquia urbana quer por testamento divino, dizer-se dona das oposições.

Longe de tudo isso existe um grupo comprometido com as lutas, mesmo que alguns estejam por estratégia de eleição em determinado momento, nas estruturas partidárias que envolve as oligarquias, as posturas deles não deixam dúvidas de que fazer política, tem outro sentido, cabendo agora deixarem essa arca, que navega com destino ao dilúvio.

Acredito que pela primeira vez, poderemos vê-los chafurdarem na lama que os envolve, mesmo porque a vitória de uma ou de outro, servirá como palavra de ordem para novamente se aglutinarem, em torno do"equilíbrio de forças na estrutura federal",estando depois da eleição, reunidos na confecção e corte do figurino político do Estado.

Cabe a oposição comprometida com a verdade, de forma inteligente mostrar todo esse processo, que se repete ao longo de 50 anos. Realizando esta tarefa é um grande passo, demonstrando-se ainda que não agimos a semelhança das oligarquias, que só aparecem no momento que lhes interessa o voto. Não nos interessa neste instante o voto, mas mostrar para que eles utilizam este instrumento da democracia. Fazer o povo ver que cada voto dado,serve aos interesses pessoais de cada um dos atores oligárquicos, mas não ao da população que eles dizem assistir. Portanto muita Hora nessa calma, pois quem se mistura com porcos farelo come.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...