28 de outubro de 2010

QUEM NASCE PARA OVELHA JAMAIS CHEGARÁ A PANGARÉ.

Leio no Blog de Marco D' Eça, análise sobre a conjuntura política e eleitoral do Maranhão. Decididamente os blogs que se dispõe a tarefa, tem o olhar míope quando não as viseiras os impedem de observar a dinâmica política, de forma isenta, imparcial com respeito ao passado e destemor ao futuro.

Prendem-se as ovelhas ao seu fraco balido, no que esta mais próximo 2012 e 2014, quando a visão deveria alongar-se, considerando-se o momento atual de definição das novas lideranças a direita e a esquerda. Forma-se a partir de agora o quadro político para o futuro.

Pastoreados pelo servilismo que lhes inebriam as idéias, não conseguem entender que os próprios membros do clã, já não suportam mais o peso do nome. Simplificam tudo em multiplicação ou divisão, adição ou subtração que sempre resulta em Sarney ou anti-Sarney.

Se tivessem a curiosidade de estudar a História Política Maranhense, debruçando-se sobre Antonio Lobo, Cesar Marques, Erasmo Dias entre outros, certamente observariam que no Maranhão como no mundo, a história se repete como farsa ou tragédia.

A quarentena de mando de Sarney é uma farsa, à história republicana de Benedito Leite, que morreu na França sem que ninguém lhe tomasse o bastão político.

Benedito Leite teve a ousadia de em mensagem a Assembléia em 1907, ir além da transparência, foi a verdade mostrando que a economia do estado conservava as mesmas condições e o regime de trabalho era o mesmo, ao longo de dez anos gerenciado por ele a frente de uma junta governativa, evidenciando os reais fatores que nos impedem crescer, serem oriundos da eterna dependência do poder central .

Há uma grande diferença na postura entre o primeiro e o segundo, como no tempo de mando que se duplica com o bastão em posse de Sarney.

Da farsa à tragédia só o destino para responder, cabendo a nós participarmos de forma honesta e não no cocho da subserviência, pois quem nasce para ovelha, jamais chegará sequer a pangaré.

2 comentários:

  1. Carlos11:05

    SI TACUISSES,PHILOSOPHUS MANSISSES: "Se tivesses permanecido calado ovelha, serias um filósofo ou ao menos uma pessoa sensata".
    Consolo da Filosofia- Boécio.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:36

    Carlos, embora eles tenham acesso a tudo não usam nada, por isso nada falam, nada sabem.Um abraço e participe.

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...