20 de outubro de 2010

PASSOS DO PAÇO E OS CAMPOS DE CORRUPÇÃO.

Acompanho há cerca de 32 anos à distância a política de Paço do Lumiar, que pelo nome vislumbra claridade. Infelizmente lá é só obscuridade entre administrações que se sucedem.


Paço do Lumiar nas suas brigas paroquianas, reproduz o modelo político que impera em todo o Estado do Maranhão, onde dois grupos se sucedem no poder, estuprando os cofres municipais a cada mandato.


O enriquecimento sem causa é notório, filhos, parentes, apadrinhados correliginários participam das sinecuras sem o menor pudor. A aquisição de imóveis na orla marítima da Capital, no Estado do Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília é de todos conhecida. O desfile de carros importados nos Municípios é alvo de críticas, mas pouco importando aos estribados no poder. Orgias são promovidas com direito a fotos e filmagens, faz parte do carnaval na época de cada um destes grupelhos que assaltam as Prefeituras, com o endosso das Câmaras Municipais pelo atrelamento e participação dos seus Presidentes do Legislativo.


No caso de Paço do Lumiar os grupos que disputavam o Poder no Município, eram os Caldas e os Arosos alternado-se em benefício próprio, constituindo patrimônio que a luz de uma investigação não se explicaria. Com a morte dos Caldas ( Lister, Tácito, Marconi e Violeta ), os Arosos ascederam ao Poder tendo como luto apenas o do advogado Joaquim Arosos. Alguns outros nomes intermediaram as administrações como o colorido Wanderley e o ligeiríssimo Mabebes Fônseca.


Sem sombra de dúvidas a administração de Bia que já foi Venâncio, agora Aroso é a mais corrupta que se tem notícia no Município, só se igualando a de "João Tirintintim" em São José de Ribamar, exemplos de descalabro administrativos e da rapinagem dos grupos que participam das administrações.


Bia Aroso é mulher de Amadeu Aroso, ligado ao grupo Sarney que manipula todo o processo administrativo da corruptela, tendo inclusive já exercido o cargo de Prefeito do Município, sendo sucedido pelo sobrinho Gilberto Aroso em dois mandatos.


Amadeu Aroso é duto e canal de articulação jurídica e política, que garante Bia no Poder. Neste processo os cargos são loteados entre a família Sarney e a família e Manoel Ribeiro e agregados. Lá estão na cota dos Sarney entre outros a esposa de Jair Tanus Junior, também respondendo pela chefia da FUNASA no Maranhão e na Secretaria de Saúde esposa de Manoel Nunes Ribeiro Filho.
Todo o Executivo está loteado, os recursos são divididos a tapa com o filho da Prefeita Tiago Aroso, funcionado como juiz de ringue.


Para piorar a situação a frente da Câmara esta o noviço Alderico Campos, cuja família participava deste mesmo processo no Município de Caxias, tendo a frente Alderico Campos e posteriormente Getúlio Silva.


Os Campos se transferiram para São Luís, com renda e patrimônio do mando naquele Municpio. Aqui chegando buscaram pelo casamento dos filhos e netos, multiplicar a riqueza e ascender ao poder.


Assim a primeira tentativa de aliançar deste jovem larápio, que preside a Câmara de Paço do Lumiar foi com Rafaela Sarney, filha de Roseana Sarney. A investida durou pouco, a vista da então paixão da donzela Sarney pelo acadêmico Carlos Filho, com direito a cenas de Romeu e Julieta onde ela pulou o muro da mansão mal assombrada, fugindo com Carlos Filho. Casados no passado e hoje separados por uma Bógea e um Amorim, seguem caminhos diferentes, mas a estrada é a mesma.


A presença dos Campos no Governo de Roseana, tem lote com endereço na Secretaria de Administração com direção de José Henrique Campos Filho, antigo playboy que aliançou com filha de rico fazendeiro do Brasil.


Negar tudo isso é esconder-se no manto vazado da mentira, o processo é o mesmo, seguindo os passos dos antepassados eles vão transformando o Paço em Campos de corrupção.



Que Deus tenha pena de nós e o Tribunal de Contas não faça de contas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...