30 de outubro de 2010

O RISCO QUE CORREU ERASMO CORRE NAURO.

Conheço o poeta Nauro MACHADO por quem tenho singular apreço. Como diz Vinicius que pela produção tem moral no plural, "o apreço não tem preço". No Maranhão paga-se um preço pelo apreço, ainda mais quando pela verdade.

Nauro é um destes incompreendidos na forma poética, política e cultural. No do Anafilático Desespero da Esperança, compôs o mais espetacular dos seus poemas intitulado 50 Anos, onde demonstra sua amargura com a existência na terra Gonçalvina. Daí do pó fazer-se dó.

Nauro não é Masmorra Didática, ao acompanhá-lo em dezenas de Noites Ambulatórias, observei-o pelas Órbitas das Águas. Nele havia carinho, respeito e veneração por Erasmo Dias, jornalista combativo e combatido. Entre suas obras o resgate a este que foi injustiçado e enxovalhado pela coragem de dizer. ''Erasmo Dias e Noites" ou o Agônico dos Apicuns. Lá o magistral artigo em repúdio a Justiça, que diante dos acontecimentos recentes faz-se necessário conhecê-lo:

JUSTIÇA W.C.

"Depois da reunião em Palácio, a que não compareceu o desembargador-presidente, por ser cosido a ele, no cumprimento das ordens superiores, um pracinha da nossa guarnição federal, voltou a nossa corte a sua determinação de praticar o esbulho contra os votos do povo.

E assim é que, firmando pela manhã, decisão sobre a urna de uma seção que funcionou em propriedade de um candidato, anulando-a por conter maioria favorável, ao governador que o povo elegeu, já à tarde, diante de caso perfeitamente idêntico, resolvia de modo contrário, isto é, validando urnas de Colinas e do Brejo, cujo resultado era favorável ao Palácio.

Justiça de dois pesos e duas medidas, que confirma, iniludivelmente, a arguição de suspeição de um tribunal que, pela sua maioria, embora já reduzida, se afunda, definitivamente, no conceito público, degradando a função de julgar, aviltando a toga e desonrando, no cinismo dos desfibrados, séculos de tradição jurídica.

Justiça de lameiro e de pocilga, onde rebolam suínos de engorda, cevados na ração abundante que o Palácio distribui.

Justiça de prostíbulo e lupanar, onde sátiros despudorados saracoteiam, bêbados, na lascívia que a si mesmo lhes provoca a nudez moral a que se reduziram, para orgia do descaramento e do cinismo.

Justiça de feira e de mercado, onde bufarinheiros da venalidade vendem-se como escravos nas praças de Bagdad.

Justiça de cubata e de senzala, onde os negros se aprimoram na subserviência, requintam-se no servilismo e excedem-se na despersonilização.

Justiça de sentina e de cloaca, onde os azes da corrupção e da peita se comprazem no aspirar dos gases mefílicos, que lhes inebriam a depravada sensibilidade.

Justiça, enfim, de um Tribunal onde há juízes cujas iniciais indicam o verdadeiro sentido e legítima significação__W.C."

Justiça W.C!"


O livro traz artigos jornalísticos que retratam o Maranhão, no período que antecede ao mando de José Sarney. Lendo-o teremos oportunidade de ver a história repetindo-se , como farsa e tragédia.

Convite ao raciocínio "ERASMO DIAS E NOITES" é uma publicação do Sioge, esgotada mais possível de achado na livraria POEME-SE, localizada no Centro Histórico, não encontrando procure o blog através do telefone (98) 88893120, para formarmos grupo de estudo.


4 comentários:

  1. Anônimo15:22

    Fumo na cachola

    seu chileiro, isso mesmo, fumador de chila, tu é uma besta quadrada, quem disse que todos sao amigos nessa política? Vc tenta a todo instanti colocar pessaos de bem na lama. Vai te catar, já esqueceu do Cutrim, foi? Uma bala para tí!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo17:06

    Eu não tenho medo de ti nem das tuas ameaças, nem de Cutrim, Sarney, Rocha, Castelo. Vou descobrir tua identidade. Vou te mostrar que não tenho medo de traficante, coronel ou general. Eu não me esqueço nunca destes calhordas que tu babas e temes. Se tua bala tem destino eu não espero, vou te achar, mesmo que te escondas debaixo de uma tonelada de drogas.Me espera.

    ResponderExcluir
  3. Carlos12:31

    Anônimo covarde, eu sou da Legião de César. Ele não está sozinho.
    Tu leva fumo é no orifício da bunda. Só charutão.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo13:18

    Carlos, Obrigado eu sou fâ dos seus comentários sempre ricos de ensinamentos, mesmo no desabafo vc é criativo e corajoso. Esta é a nossa Legião, que não tem o compromisso de agradar ninguém a não ser a crítica. Um abraço e saiba que eu é que sou da sua Legião.

    ResponderExcluir

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...