12 de outubro de 2010

"O MELHOR PARA AS CRIANÇAS": BALA OU BOLO, MORTE OU MANDATOS?

Gostaria de não ser amargo nesta manhã, que se comemora o dia das Crianças. Pensei até em escrever algo açucarado e óbvio, como fazem Ivan Sarney e Joaquim Haickel. Felizmente o meu pensar não se dissocia da realidade presente.Assim tenho que me reportar as condições de vida, que envolvem as crianças no Estado do Maranhão. De um lado a fome total, do outro aquele carnaval.Para uma minoria bolos e mandatos eleitorais, para maioria balas de revólver e caixões de defunto.

Nunca antes na história deste Estado, havia se falado em bala perdida ceifando vidas, não era comum homicídios entre jovens, mas veio o "melhor governo da vida" de um Retrato de Governadora e olha o resultado.No Barreto uma criança em tenra idade foi vítima de bala perdida, como se estivéssemos vivendo nos morros do Rio de Janeiro. Para completar um locutor canalha, ocupa uma emissora de Televisão em São Luís, fazendo chacota de que a criança procurava balas e encontrou uma perdida.Verme insensível e bajulador de autoridades, pouco se importa com o futuro do que foi um dia.

É esse mesmo biltre que com a voz cheia de sofejos e sem embargos, anuncia os filhos e netos dos políticos que chegam ou continuam nos Governos, Senado Câmara Federal,Assembléia Legislativa. Orgulhoso o pulha, usando de retórica chocha e açucarada, tão comum aos destituídos de coragem diz ser de "bom alvitre, homenageá-los com música de parabéns, pois filho de peixe, peixinho é". Nesta lista inclui-se Roseana Sarney, Edinho Lobão, Clovis Fecury, Sarney Filho, Gardeninha Castelo, Fufuca Dantas, Carlos Filho, Edilásio Junior, Neto Evangelista, Rigo Teles, Alexandre Almeida entre outros, salvos das balas entre palmas e bolos.

"O melhor Governo do Maranhão" aumentará as desigualdades entre os "bem nascidos" e os do povo, de maneiras que ao final desta quarentena, o sorriso de menino que todos tínhamos desaparecerá da face do maranhense. Como nos últimos cinqüenta anos poucos terão acesso a educação de qualidade, segurança contra balas perdidas, saúde assistida nos Hospitais do Sudeste e Americanos, boa habitação no Calhau, Ponta do Farol, Renascença, Altos do Turu e futuro promissor com mandatos de Governadores, Senadores, Deputados Federais, Estaduais, Prefeitos e Vereadores.A grande maioria restará o contrário de tudo, tendo a miséria como companheira e o voto como passaporte à mendicância.

Dia virá que como Milton Nascimento e Fernando Brant poderemos cantar com "Coração de Estudante", sem desviarem o nosso sorriso de menino.

"Coração, Juventude e Fé".

Nenhum comentário:

Postar um comentário