11 de outubro de 2010

"O MELHOR DA MINHA VIDA": MATAFOLIA MANDA 7 PARA O IML.

O problema da Segurança Pública no Maranhão é fruto da miopia, ao interpretar como correlatos as vertentes dos crimes. Prevenir e reprimir a violência são ações distintas e independentes no tempo, mas em espaço ampliado. Conhecer esta realidade é tarefa para aqueles que atuam na área com discernimento e olhar pautado na transdisciplianridade das Ciências, que estudam e buscam prevenir o fenômeno violência.

Por diversas ocasiões já fiz críticas ao policiamento, volto a fazê-las em razão da falta de políticas públicas para o Setor de Segurança,como também da falta de preparo de quem dirige o Estado, mais ainda de quem responde pela pasta da Segurança Pública.

A Governadora é de Retrato, o atual Secretário esta no posto pela aproximação umbilical à familia Sarney, não tem visão ampliada do fator violência. Trabalha com vertentes operacionais, na dependência dos delegados de polícia, aos quais na escala hierárquica é subjugado.

Sem a competência Governamental e o despreparo do Secretário, a violência continua ceifando vidas de jovens como a de Francisco do Vale Lopes, de apenas 16 anos assassinado no Anel Viário na madrugada de ontem, quando se realizava o evento Planeta Folia.

Esses eventos que celebram o Carnaval fora de época, só trazem lucros a família Sarney, como se depura das investigações da Polícia Federal, onde são fortíssimos os indícios da sociedade de Fernando Sarney com os promotores das Micaretas.

Fora do fora de época, a violência vem crescendo de maneira geométrica, enquanto o combate efetua-se de forma aritmética. Torna-se absolutamente desproporcionado para cada 7 mortes , nenhuma ação preventiva, que se traduz na falta de planejamento óbvio para situações desta natureza.

O entorno do Anel Viário, aonde se realizou o evento é área de constantes ocorrências, não se permitindo que a ação preventiva e repressiva ocorresse só no local da festa, como se o aparato de Segurança estivesse a serviço de um evento privado.

Este é o exemplo que o "melhor da vida da governadora", não é melhor para o Maranhão, posto que vidas são perdidas, enquanto os ganhos do seu irmão Fernando Sarney aumentam.

Segurança Pública não é tarefa só de Xerifes, essa visão ficou no velho oeste. Quem tem Billy de Kids como irmão não pode querer o melhor para o Maranhão.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

PERSONALIDADES MARANHENSES SERÃO HOMENAGEADAS NO 2º CONGRESSO ESTADUAL DO MUNICIPALISMO PROMOVIDO PELA FAMEM

  Personalid No próximo mês de maio, nos dias 7 e 8, o Multicenter Sebrae, em São Luís, vai sediar o 2º Congresso Estadual do Municipalismo ...