15 de outubro de 2010

''O HOMEM É LOBO DO PRÓPRIO HOMEM''.

A se confirmar logo mais na entrevista do ex-Governador José Reinaldo Carneiro Tavares, o apoio ao candidato do PSDB Jose Serra, longe está do isolamento político, como analisam alguns articulistas, muito ao contrário, a atitude busca a reconquista de espaços políticos outrora palmilhados.

José Reinaldo percebendo a lógica empregada pelos adversários, parte para o terreno predatório da política, disposto até sem saber de usar os ensinamentos de Tomas Hobes. Hobes amigo toda a vida da dinastia dos Stuart, foge da Inglaterra em 1648, antes da revolução que vai suprimir o poder real, sentindo-se ameaçado pelas convicções monarquistas, voltando depois da restauração de CarlosII.Hobes é um empirista inglês que acredita que o conhecimento parte da imaginação sendo esta fragmentos inéditos da sensação, a memória não seria mais do que o reflexos das sensações. Todavia crer em uma lógica pura, com raciocínio rigoroso, que com base na indução nas experiências passadas, estas probabilizam o amanhã. Todos o arcabouço tem como base a associação das idéias. Na fonte dos nossos valores segundo o filósofo, existe o instinto de conservação. É aqui que José Reinaldo não quer ser chamado de Carneiro, se fica parado no 2º turno os lobos lhe tosam o que restou do 1º turno.

Como candidato a Senador José Reinaldo chega a quase 1 Milhão de votos, que se negociados no mercado político, recebendo as altas temperatura das transferências eleitorais, a carne saborosa do carneiro passa a porco, diminuindo bastante. Diz o ditado que carne parada vira bolsa. Ai meu amigo, juntando filosofia com argumento do açougue político ele se dispõe ao preço. Preço com direito à troco, posto que na eleição de Senador, viu o mandato rolar por uma rocha polida por ele ao longo de quatro anos. Deixar a rocha rolar é aceitar ser imolado sob os versos de Drumond, aqueles que dizem ter uma pedra no caminho.

Hobes justificou o despotismo, dizendo que é próprio dos seres humanos unir-se ao que lhes agrada e fugir do que os desagrada. Espero não estar enganado José Reinaldo, pois apesar da máxima de que no caminho de volta ninguém se perde, fico com Rimbaud quando diz "ninguém parte, só retoma os caminhos".

De certo governador este ambiente hostil ao seu retorno, só lhe da a perspectiva de sujeição, onde o próprio Hobes afirma "o homem é lobo do próprio homem". Boa sorte.






Nenhum comentário:

Postar um comentário