15 de outubro de 2010

DEPOIS DA ROCHA VIRAR FOLHA, A ROSA COMEÇA A MURCHAR.

O Maranhão surpreende a todos neste país. Do ministro Gilmar Mendes à Mundoca de Filuca o choque com o inusitado. Para o ministro as liminares em fins de semana causam espanto, para Mundoca de Filuca lá em Pinheiro, a ausência da Governadora no 2º turno na campanha de Dilma é estranho. Tanto o ministro Gilmar Mendes como Mundoca de Filuca deveriam ler Vieira, o maior antropólogo, sociólogo e psicólogo que por cá viveu.

Diz o velho padre que Eva estava ociosa no paraíso, entrou a serpente coleando-se mansamente sem pés, mas com a cabeça, começou pela especulação e acabou pela mentira. Consentiu Eva na mentira peçonhenta, de Eva passou a Adão, de Adão ao gênero humano. Vieira também se abisma com a terra em que vivemos, muito ociosa e por isso muito sujeita a imaginação.Avocando o Apóstolo Santiago o padre diz que não há fera mais difícil de enfrentar que a língua. Para se refrear a língua do povo há de se meter as cabeçadas na imaginação.

Não dá para entender a falta de mobilização pró Dilma no 2º turno, principalmente do grupo do Senador Sarney, que até choque levou no coração. A justificativa da inércia com argumentos de falta de material de campanha é tosca e primária. Em campanha seja política ou de guerra, primeiro se dispõe as funções, avaliando o que ficou da batalha inicial, para em seguida vestir-se os pelotões. Nada impede que se aglutine, promova, instrua, avalie, muito menos a falta de material de propaganda.

Não se vê empenho dos Sarneys, nem das suas falanges. O resultado das urnas no Brasil diminuiu a importância do PMDB, sendo rigorosamente certa a perda da Presidência do Senado em uma gestão petista. Sarney já foi sugado pelo PT ao máximo, seus bagos perderam o frescor para o lulismo. Agora tenta acamado hidratação para seu corpo político. Sabe a felpuda raposa, de todos os desgastes da convivência com o PT. Reatar com o PSDB, traz a superfície política seu peso nas decisões do Congresso.

Assim não me surpreendo tal qual Gilmar ou Mundoca, quando vejo a Rosa começar a murchar, já vi coisas piores, mais surpreendentes e difícil de acreditar, vi acreditem não sou pescador, rocha virar folha, agora estou vendo revirar.

Como disse Vieira: "No Maranhão até o tempo mente"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR : QUEM PAGOU A FESTA/ BANQUETE MILIONÁRIO DO QUASE CENTENÁRIO DE SARNEY?

O quase centenário de Sarney foi a festa mais concorrida depois da posse do Presidente Lula/ que não compareceu para não ofuscar o aniversar...