25 de outubro de 2010

INTERNACIONAL

A guerra cambial ou processo de proteção da moeda é fato. As grandes nações evitam a todo custo a entrada do capital estrangeiro nos setores produtivos, as emergentes tomam medidas semelhantes, fazendo a discussão ganhar evidência. O Brasil está entre as emergentes e onde as grandes potências querem investir.O tema ganha pauta jornalística, quando deveria ser debatido pelos candidatos a Presidente .

NACIONAL.

O debate sobre a proteção cambial não vai as urnas, porque não dá votos é complexo para o entendimento geral, mas pode ser interpretado facilmente, partindo-se da idéia de valorização da moeda e da capacidade de compra dos brasileiros. Outro fator de se evitar a discussão é que para valorizar a moeda e refrear a demanda, outros temas haveriam de entrar na pauta. Entre estes encontra-se a contenção dos gastos públicos, coisa que candidato não gosta nem de ouvir falar.

O PSDB pautou temas religiosos a governista Dilma mordeu e a princípio se deu mal.

Como os temas aborto e união civil entre pessoas do mesmo sexo são espinhosos, mas adubados e regados, com as águas de diversas opiniões Dilma se recuperou.

Apesar de estar com 12% na frente de Serra, a semana começa nervosa com o depoimento da assessora e ministra Erenice Guerra. Qualquer contradição que atinja mesmo indiretamente a petista , pode ser fatal. O depoimento está marcado para as 9 hs .

A seguir as 10 horas será ouvido o jornalista Amaury Junior , supostamente envolvido na produção de um dossiê, contra o candidato José Serra. Serra é especialista na arte da espionagem, talvez pela experiência própria tenha a empatia necessária, para indicar pontos chaves da abominável prática.

ESTADUAL.

As campanhas presidenciais tanto do PT como PSDB não empolgaram os Maranheses. Falta legitimidade a Roseana Sarney para falar em nome do PT, da mesma forma que a Jackson Lago falta para lutar em nome do PSDB.

Flávio deu o troco a cúpula petista, considerando para efeitos de juros, a data da intervenção do Diretório Nacional, que proibiu o partido apoiá-lo como candidato ao governo dos Estado.

Roberto Rocha recebeu o troco de todos os que traiu, com a indiferença e falta de solidariedade, no evento que seu nome foi envolvido em propinagem.

Jackson Lago consegui ao final sair das águas turvas que envolviam seu nome, mudou o distrito de potência eleitoral para Imperatriz. É la na sombra da Madeira que repousam as esperanças de Serra e da oposição do Maranhão.

MUNICIPAL.

Castelo antecipa o feriado sob orientação da cúpula do partido a que pertence PSDB, temendo um número maior de abstenção, o que atingiria o candidato Serra em maior potencial, haja vista que seria a "classe média pensante" que curtindo o feriado de 31 de outubro, tenderia a não votar e aumentar a abstenção. Lembre-se que para votar em Presidente o eleitor pode fazê-lo em qualquer Estado ou Município.

Essa realidade sulista não é compatível com a nossa, pois quem se desloca o faz, na maioria das vezes justamente para o seu distrito eleitoral. Portanto a lógica é inversa, mas é pouco provável que esse contingente deixe de votar, pois o desejo de rever os amigos e o torrão em que nasceram, junta-se ao de votar.

A mesma coisa não se pode dizer do eleitorado de Dilma e Lula, acostumados a serem transportados gratuitamente até a boca da urna com direito a comes e bebes. Creio por não ser absurdo em uma abstenção maior, fato que poderá ser modificado pelo caráter plebiscitário Dilma ou Serra.

FATOS E VERSÕES.

Estranha a coincidência da presença de Sarney no Estado e ausência de Ricardo Murad. O velho rei já havia se manifestado de forma inconsciente ou indireta em artigo dominical, evidenciando a ânsia sanguinária do Duque de Gloucester ou Ricardo III. Ricardo Murad foi afastado da campanha de Dilma a pedido dos petistas, aceitando com o compromisso de ficar na Presidência da Assembléia por dois biênios( 2011 à 2013 e 2o13 à 2015) de onde poderia influenciar nas eleições de governador, isto sem prejuízo dos territórios já conquistados.

Esse e o fato, a outra versão é que Sarney prefere a Manoel Ribeiro na Presidência da Assembléia , sabendo disto Ricardo se afastou para não ceder aos apelos de Sarney.




2 comentários:

  1. O carlos de sempre11:07

    O tempora, o mores: "Ó tempos! Ó costumes!"
    Exclamação de Cícero sobre a situação deplorável da sua época.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:46

    Carlos um grande abraço, exclamação maior e que ganhou também o mundo foi em relação ao senador Catilina, traidor de Roma que se encontrava com as tropas inimigas fora da cidade para entregar Roma "Quosque tandem abutere Catilina patientia nostra".Até quando Catilina tu as de abusar de nossa paciência. Quantos Catilinas temos no Maranhão. As dezenas, centenas ou milhares?

    ResponderExcluir