15 de outubro de 2010

SERRA SAI DO ARMÁRIO, MAS NÃO DISCUTE A PAUTA DOS VERDES.




Com o uso da ''moral de rebanho'', mote do período autoritário( Marcha com Deus e a Família ) o candidato José Serra, manipulou as questões do aborto e união civil entre homossexuais , colocando Dilma em saia justa e sapato folgado.




A estratégia é igual a dos militares em 1964, quando ao incitar as questões religiosas promovia o espírito de rebanho, tendo como consequência o aval do povo ao golpe. No caso de Serra o golpe é publicitário.




Soma-se a este fato o caso Erenice Guerra. Nesta guerra de guerrilha Serra é especialista e ganhou o apoio de FHC. Fernando Henrique como todos que passam pela Presidência, tem acesso privilegiado as informações, o que facilitou e disponibilizou os dados.




Esta facilidade e disponibilidade tem como fonte o "fogo amigo", instalado na inteligência do governo. Sempre esistem os descontentes e saudosos de ex-Presidentes, disposto a vazarem informações, fragilizando o grupo que comanda as investigações e coleta de dados.




O processo político brasileiro, foge do campo ideológico, ganhando o terreno das trincheiras. Foi-se o tempo de grandes oradores com teses ajustadas aos debates. Nada de Rui Barbosa à Presidência, nem Carlos Lacerda na Câmara ou Teotônio Vilela no Senado, ficamos órfãos nos debates ideológicos. É o próprio Jose Sarney dinossauro deste lixo político, que escreve na sua coluna dominical, que ideologia e ideais não são pautas para discussão de governos e em governos.




O que nos resta neste 2º turno são teses maniqueistas, onde todos se colocam acima do bem e do mal. Evocar a "moral cristã", avocando a condição do bem é a tática de Serra. Pautar a campanha com temas do cotidiano, cuja solução depende da sociedade civil é esvaziar o debate político.




Tivesse o povo brasileiro melhor entendimento, o debate não estaria entre a serra e a espada. Discutir questões que já tem previsão legal e jurisprudência firmada é dar a política um sentido pansexual e panteista.




Isso tudo é de uma pobreza franciscana, mas a intenção é não abrir o espaço político conquistado por Marina, nas questões do ambiente e sustentabilidade.




A partir da próxima semana o Partido Verde faz a opção da neutralidade, contudo as pautas dos verdes, inclui temas que tornan incompatível a convivência entre os tucanos. Tucanos que comandam vários setores do agronegócio não sentam na mesma mesa dos verdes. Os interesses econômicos impedem a aproximação dos grupos, antagonicos no ideal e divergentes na forma de acumular o capital. Gostaria de ver um tucano, representante da oligarquia rural la de Balsas sentado com os verdes, discutindo transgênicos e variados temas que invibializam na prática qualquer aliança entre os tucanos e os verdes, mas em política é possível . Já vi rocha virar folha.


verbetes:

Pansexual- referente ao sexo em todos os aspectos.


Panteismo- Doutrina segundo a qual Deus é real e o mindo é um conjunto de manifestações e emoções. Deus é a soma de tudo que existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário