6 de outubro de 2010

CAVALO NÃO DESCE ESCADA.

Luís Rocha era Governador do Maranhão, recebendo de Sarney a missão de conduzir Cafeteira ao Governo. Era a seu tempo o primeiro movimento de Sarney, para minar as oposições.

Luís Rocha definia Sarney, como régua e compasso. O sertanejo tinha orgulho de seguir o traçado do oligarca. A tarefa de no Governo do Estado, disponibilizar a máquina para Cafeteira vencer, não estava na sua previsão geométrica.

Luís respeitou as ordens, seguindo até o final do Governo triste, amuado, isolado, mas patrimonializado. Marcos Center, Fazenda Modelo em Uberaba, Mansões, Carrões e Milhões, foram entre outros mimos(Rádios e Televisões), frutos da passagem pelos Leões. Isso é de praxe no Maranhão.

Cafeteira vence com mais de Hum Milhão de votos, adotara a música de Roberto Carlos "Milhão de Amigos", ganhando porem um inimigo figadal, o até então Governador Luís Rocha.

Veio o dia da posse e Luís Rocha, nega-se a passar a faixa de Governador para Cafifa. Instado a dizer o motivo da atitude, Lóia foi lacônico respondendo "Cavalo não desce escada".

Quando vejo Jackson alagado, procuro Roberto Rocha entre aqueles que o acompanham na derrota. Não o vejo, somente os históricos e Vidigal.

Nosso comportamento é equacionado de forma probabilística, pela nossa história de vida e o meio em que vivemos. A atitude de Roberto Rocha é fruto do DNA político.Seria difícil ele não repetir tais práticas. Existe sempre um conteúdo guardado, diferentemente do que é mostrado. Com certeza a justificativa da ausência, é uma viagem ao núcleo de um suposto futuro poder. É a luta pela sobrevida, no predatório campo político.

Para os políticos, não é bom descer as escadas do Poder. Eles só querem subir.É uma prática fisiológica, onde os súditos almejam ser suseranos.

É regra para os cavalos, não descerem escadas. Quanto aos reis é lei trocar o reino por um cavalo, quando a derrota é inevitável.
.

4 comentários:

  1. Carlos11:29

    Dr. César e a exemplo de Blogô, é verdadeiro ou lenda de que determinada figura depois que tomas umas de Rochinha fica derretidinha?

    ResponderExcluir
  2. César parabéns pelo texto. São essas histórias que dão credibilidade ao seu BLOG, e faz derreter em admiração.Mas, uma coisa me intriga.Permita a pergunta:
    Por que Sarney, não se internou para cuidar de sua Saúde, se eles fizeram um Maranhão florido, rimado, versado e até com rede PoliClínicas? Não darei o trabalho de responder.Apenas para a nossa reflexão.
    Abraços e mais uma vez, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo15:32

    Carlos, o buchicho é grande neste sentido.Na Roma antiga ao final das orgias, quem era locomotiva virava vagão, vagão virava locomotiva e Piui, piui
    na Marquês de Sapucaí.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo15:36

    Obrigado José Maria, olha quanto a doênça de Sarney, eu não me convenço de que duas coisas eles queriam. Primeiro sensibilizar os eleitores do Maranhão, segundo livrar Sarney do incôdo de votar no Amapá. Ele vai ficar doente por mais duas semanas. Depois volta e vota, com apetite voraz nos cargos chaves.Sarney é capaz de tudo,inclusive se fazer de morto para comer o coveiro. Um abraço e participe.

    ResponderExcluir

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR : QUEM PAGOU A FESTA/ BANQUETE MILIONÁRIO DO QUASE CENTENÁRIO DE SARNEY?

O quase centenário de Sarney foi a festa mais concorrida depois da posse do Presidente Lula/ que não compareceu para não ofuscar o aniversar...