12 de setembro de 2010

SARNEY E O PAÍS DOS ESPELHOS:

O reverendo Lewis Caroll quando escreveu, Alice no País dos Espelhos na Inglaterra vitoriana, jamais imaginou que nos pequenos Estados do Maranhão e Amapá, pudesse um octogenário de nome José Ribamar Ferreira de Araújo Costa (Sarney) ,ser comparado a uma criança que tem seus castigos acumulados.

No livro Alice preocupada questiona:"Imagina se guardassem todos os meus castigos! O que fariam ao final de um ano?Oh! Sem dúvida quando chegasse o dia da punição, eu iria para a cadeia....".

O erro das crianças do Maranhão é que na maioria, os pais cresceram como eles analfabetos, multiplicando uma Indústria que mostra um contingente de 631 mil adolescentes com idade entre 15 e 18 anos, que deveriam estar cursando ensino médio, 43, 23% ainda não se encontra em sala de aula, e mesmo que Bernard Shaw ressuscitasse , na busca, o tempo já se considera perdido .

Triste para um Estado que comungou o apogeu político com o literário, agora ser tão mau representado.De Atenas, apenas.

Qual a punição que merece um Acadêmico que promove a Indústria do Analfabetismo ?

Sim tanto cá como no Amapá, o gorjear tem como palmeira o FUNDEB e outros mecanismos ligados a Educação.

Enquanto isso na Sala de Injustiças 19% da população de 15 anos ou mais de idade, correspondentes a 856 mil maranhenses, são analfabetos de pai, mãe, irmão e vizinhança.

Apenas 29 mil jovens com 15 anos ou mais, ou seja 3,38% estão matriculados no ensino fundamental.

Quem vai pagar por este genocídio na educação, onde 34, 28% da população de 10 anos ou mais são analfabetos funcionais ( com menos de 4 anos de escolaridade), o que corresponde a 1,778 milhão de maranhenses.

Tenham sempre como parâmetros para os percentuais, que temos uma população de 6,5 milhões de habitantes.

Temos que ser justos, apesar de estar no comando ele não agiu só. Tomem por base todos aqueles que desfilam nos programas eleitorais, jactand0-se de promotores da Educação e compare com os números divulgados pelo Programa Nacional de Amostra por Domicílio.

Não cabe o castigo para Alices, mas como espelho o corredor da morte política. Francamente, se passar o Pires, além do chefão, vem muito bicho ,de Raposa à Formiga, de Maranhão à Gastão.

Medo maior é que anunciam uma revolução, partindo da locomotiva fantasma, o itinerário sai do nada e chega a coisa nenhuma.

Depois do voto, político é como bêbado. Esquece, só não da locomotiva com o número inverso. Olha aí embaixo.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAMEM NOTA DE RESISTÊNCIA