19 de setembro de 2010

PELA MUDANÇA.

Jovens do Maranhão e da Bahia trocaram informações e experiências, sobre o processo político nos dois Estados.

A discussão ocorreu por videoconferência, girando em torno das práticas despóticas, nepóticas e oligarquicas, que emperram o desenvolvimento nos Estados Nordestinos, como informa o blog do leste em of, entre nossos seguidores.

O exercício do carlismo tem paralelo forte com o sarneismo, nos métodos fisiológicos, patrimonialista e clientelista.

Fisiológicos por exercerem o domínio político, utilizando e distribuindo as funções vitais no corpo político que é o Estado, instrumentalizado e aparelhado na Administração Pública.

No Maranhão o exercício da maioria das funções públicas e institucionais, não obedece o critério da competência e mérito, mas da subserviência e comprometimento político.

Repete-se a mesma pessoa, na mesma função, de forma que a exaustão dá aos apaniguados no exercício do cargo, o caráter de vitalícios e hereditário.

Não há alternância para que em qualquer atividade pública, institucional e até na área privada, se necessite do endosso político. No nosso caso, o sim de Sarney.

Patrimonioalista por que praticam a atividade política, como herança e baseada no favorecimento do grupo a que pertencem.

Agem como se possuidores de feudos políticos, dividindo e retalhando o eleitorado, de acordo com a conveniência e interesse.

Nesta eleição que parece a última dos Sarneys, isso fica evidente, quando lançam candidatos sem aptidão, mas por ser genro ou coisa que não valha, estarão na lista dos eleitos.

Casos como Edilásio Filho e Carlos Filho, são emblemáticos pelo exemplo e patético pelo que de si expressam os postulantes. A impressão é a de que basta ser parente, para ter-se como político eleito. A idade Medieval e o sentimento monárquico se expressam na Sarney

Clientelistas por pautarem a atividade política, em torno de uma freguesia, que lhe pede o favor e em troca dá o voto, dos currais que tem em seu domínio.

Esta é a prática eleitoreira, com hierarquia definida do dono do voto,intermediário e consumidor final. A legislação proíbe, mas infelizmente nesta semana é atacado e varejo. Sumiram do comércio as notas de R$50.00 e R$100.00.

Na videoconferência dizem os jovens baianos, que na terra de Castro Alves os "Navios Negreiros", são só poemas.Os da terra de Gonçalves Dias ainda escutam os gritos e açoites que saem da senzala da ......ana.

Hoje é domingo. Dia de ir à Gonçalves Dias. Dia de amor à liberdade, portanto vislumbremo-na neste início de poema:

"Enfim te vejo__enfim posso
Curvado a teus pés, dizer-te.
Que não cessei de querer-te."( AINDA UMA VEZ__ADEUS, Gonçalves Dias )

2 comentários:

  1. fernandao10:26

    tese muito usada pelo indio da costa
    muito boa!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo13:11

    Fernando, desculpe só agora lhe responder, contudo muito obrigado pela opinião. Um abraço e participe.

    ResponderExcluir