28 de setembro de 2010

NO DEBATE BOBO CONSERTA RELÓGIO COM LUVA DE BOXE.

O debate que ocorrerá nesta terça-feira na TV dos Sarneys, poderá render pontos a oposição e debilitar ainda mais Roseana.Do contrário o cenário muda. O debate é última cartada de Roseana para definir no 1° turno. Ela é a franca atiradora.

Jackson e Flávio formam um polo das oposições, sabendo que a troca de farpas entre eles, não soma no projeto de ambos, que é chegar ao 2° turno. É salutar contudo que haja divergências, dentro da urbanidade política em que se caracterizam os debates. Assim a participação de ambos não fica artificial e com idéia de combinada.

Marcos Silva e Saulo Arcangelli no outro polo, devem radicalizar nas propostas, é uma característica de ambos e plataforma dos partidos mais próximos dos movimentos populares. É esperado ainda deste polo o uso da metralhadora verbal, sem poupar nada e ninguém. Vejo nesta possibilidade um aspecto positivo, pois se todos só atacam Roseana, ela que já vai preparada para o papel de vítima, poderá conseguir preciosos pontos.

Roseana Sarney com discurso de vítima preparado, vai esperar para mostrar que no ambiente todos estão contra ela. Que ao longo dos mandatos realizou o pouco que se tem, mas se tiver outro mandato vem Refinaria, Indústria, Gás, Ouro e etc. Enfim que ali só ela está do lado do Maranhão, os outros foram e são contra o progresso.

Tentará passar a idéia de que toda essa expectativa, só realizar-se-á com ela no Governo, dado as influências junto a Dilma. Como trunfo usará o fato do Vice-Governador ser do PT da Dilma.

Roseana vai disposta falar do desgaste histórico do grupo, com o argumento de que o surrado discurso contra a oligarquia não faz mais efeito. Abdicará de um próximo mandato, falará em renovação e alternância, para como o pai esperar um novo chamamento do destino.

Tem contra si dados da PINAD ,IBGE dentre outros, que depõe contra os períodos,em que assume o governo. É preciso que a explanação por parte das oposições seja didática e elucidativa, lincando cada dado à miséria e pobreza, como resultado da corrupção. Dados percentuais fazem efeitos retóricos, mas não são fáceis de assimilação permanente.

A desconstrução é esperada com a justificativa, que não foi só seu grupo que governou o Estado. Cabe as oposições remontarem estes períodos, mostrando a influência no plano Federal do Senador Sarney, para manter-se no Poder em processo igual ao de Vitorino Freire e Benedito Leite.

Roseana vai esperar um maior número de devolutivas, para ganhar mais espaços. São as regras do debate, ela sabe e raciocina nesta lógica. Os temas são previamente definidos, ela não repetirá leituras desgastantes do passado. Vai decorada e se possível contará com a tecnologia de pontos eletrônicos.

Os polo(s) de oposição tem que entender, que sendo quatro e ainda homens, não podem cometer o deslizes de ter a Sarney como único foco. Daí a contribuição da metralhadora de Marcos Silva e Saulo Arcagelli, das divergência entre todos. O debate tem que fluir tendo como objetivo, políticas públicas e os interesses do Estado e não em torno da Sarney.

O que se espera é que as divergências entre todos, possa fazer a população ver quem tem o maior grau de competência,preparo e capacidade para assumir os destinos do Maranhão. Isso é que vai decidir entre os indecisos, que vai resgatar votos nulos e em branco. Esse é o alvo de todos os que participam.

O mais tolo no debate conserta relógio com luva de boxe.

"Alea jacta". A sorte está lançada.

14 comentários:

  1. Caro César são cinco e cinquenta e um da manhã e te agradeço por me fazer sorrir com este texto sério. A penultima frase é abissalmente jocosa:"O mais tolo no debate conserta relógio com luva de boxe"

    ResponderExcluir
  2. Anônimo07:25

    Meu Caro Noleto, um grande abraço e parabéns pela participação no processo eleitoral. O PSTU avançou a ponto do pontuar. Sabemos que os índices são maiores as urnas vão provar. Quisera eu que o idealismo de voces pudesse ser seguido por todos,com certeza teríamos uma sociedade mais justa e igulitária. Felicidades e mantenha-se idealista e risonho a ponto de me ler as 5:50 da manhã.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado isso, será que para ganhar o poder vale qualquer coisa?
    Vale até unir PSTU, PSOL a favor de Flávio Dino e Jackson Lago? Vale o discurso do PSTU e do PSOL que sempre bateram forte contra os ditos libertadores Flávio e Jackson?
    Será que PSTU que chamou Flávio Dino de o novo que já nasceu velho, chamar hoje de mudança?
    Não creio que esses que se dizem verdadeiros opositores, farão esse papel imbecil.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:24

    Que coisa feia, pura armação pra derrubar a candidata Roseana Sarney. Eu estava em dúvida em quem votar, mas vocês me ajudaram a tomar essa decisão, abriram meus olhos, essa corja do contra, são todos farinha do mesmo saco. Agora sim, voto com a minha consciência tranquila do melhor candidato para governar o Maranhão, e esse candidato é ROSEANA SARNEY.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12:27

    Meu caro Wendell Marcel, quando falo na metralhadora verbal, não poupar nada e ninguém, está implícito tudo o que voce falou e mais um pouco. Assista e depois confirme. Agora não se pode ser inocente, de não perceber que a Mirante só promoveu esta abertura, pela certeza do desvelar do PSTU E PSOL. Garanto que a roupa suja será lavada na beira da lagoa da Jansnm. Te prepara que o cheiro não é da Boticário, a roupa da Branca é a que mais fede. Um abraço, obrigado pela participação e o espaço tá aberto sem censura.

    ResponderExcluir
  6. Eu volto a dizer. Por que será que um Juiz Federal que se diz amigo de Lula, que até poderia ser hoje um ministro do STJ, STE ou do STF quer com política? Será que isso é honestidade?
    Acho que vou passar acreditar em papai noel, cuca, bicho papão.
    Um Honesto que se juntou com Zé Reinaldo que tudo que foi na vida pública foi por causa de Sarney e que todos sabem o por que saiu do grupo (A Grande). Vem dizer que não aguentava mais. Vamos ser honesto. Por favor, vamos ser bastante realista. Isso não é mudar em nada, isso é vingança.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo12:32

    Meu caro anônimo, hoje voce está mais urbano, seu tom de participação é adequado, respeito sua decisão. Agora o seu inconsciente lhe traiu quando disse no masculino meu candidato é...., Pare, olhe e pense não deixa essa locomotiva de atropelar, pois se voce perder o trem da história será mais um que não acordou. Um abraço e participe.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo12:38

    Wendel, desculpe mas acho que se os bons não participarem do processo político, a coisa fica pior. Leia Bertoldo Brechet o "Analfabeto Político". Sou contrário no momento o verbo mudança prefiro alternância, pois o compromisso de alternar não permite a perpetuação, nosso atual problema.Abraços

    ResponderExcluir
  9. Fernando14:12

    Wendell Marcel

    Justamente... a bola da vez não é a mudança e sim a alternancia. Não vou reverenciar o glorioso slogan do Tiririca, mas apelo para a tentativa.Gerando Eustaquio diz ''tentar e falhar é pelo aprender, não tentar é sofrer a inestimavel perda do que poderia ter siso''.Então fica ai a vontade de se provar outros sabores, a degustaçao do mesmo sempre as vezes enjoa, logo so vou saber se o outro é bom provando.Caso ache ruim recrudesça.
    O que acho pouco provavel..abraços

    ResponderExcluir
  10. Alternância? Por favor, não seja inocente meu caro.
    Flávio Dino é alternar? Ou Será o Zé que quer de todas as formas vingar-se?
    Flávio Dino, caindo em um conto de vigário que Jackson Lago acordou.
    Zé Reinaldo em toda sua história pública (emprego) tudo dependeu de Sarney, e por causa de uma situação que vc deve saber.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo15:53

    Wendell, alternar não pode ser visto como algo pessoal e singular, pelo contrário é plural, coletivo e progressivo. Não tem nome,cara ou coroa.É um processo da constante mudança. Portanto é um passo sempre além da mudança. Um abraço. Gosto do seu elã ou destro na polêmica. Parabens

    ResponderExcluir
  12. Fernando17:07

    Wendell
    entro nA questao na mais abrupto. Vamos para a realidade meu amigo. Tive a oportunidade de esta em novembro passado no municipio de Mossoro(rio grande do norte), la quem tem curso tecnico em petroleo ganha aproximadamente 12,000 mensais.Isso nao é somente para alguns, mas para todos que tive oportunidade de falar, que foram muitos mesmos. Nosso estado nao e preciso falar ne? possui um potencial natural sem precedentes q infelizmente nao é utilizado.Por que NAO HA POLITICAS PUBLICAS no estado..em uma visao reducionista..falta somente isso!!! Nao que o governo nao faça por que nao tenha cmo fazer, isso é mentira. Para um estado que possui ''5 ou 6'' senadores se nao me falhe a memoria. Quero obras e projetos do governo Rosena..por favor, por que desconheço;

    PS conto con os senadores do Amapa

    ResponderExcluir
  13. Anônimo18:12

    Fernando a sua lucidez é contagiante, mas não podemos deixar de observar que estes projetos levam tempo para tornar-se realidade. Eu, vc, todos almejamos isso, agora é preciso estar atento para a exploração política e eleitoreira. Ademais é preciso planejamento para não aumentar a população periférica na expectativa de empregos. Sem planejamento podemos aumentar a violência e permitir o ganho pela especulação imobiliária. São justas as suas preocupações.Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Fernando00:57

    obrigado pelas palavras Cesar, sao de grande importancia para mim. Com certeza o planejamento se faz necessario. Coisa que no Brasil como um todo não existe. Saudosismo nosso é Jose Bonifacio, Joaquim Nabuco e ate mesmo Machado de Assis com seu O Alienista.Esses sim projetaram um pais melhor, idealizaram a forma e quais regras deveriam ser seguidas. Em relaçao aos projetos digo que pelo menos comecem, que a educaçao seje de fato um carro chefe para o governo. Inveja sinto do Piaui e do Ceara quanto a educaçao. e nesse clima euforico de fim de debate, muito confiante no pro 2° turno, me despeço. abraços

    ResponderExcluir

FAMEM NOTA DE RESISTÊNCIA