17 de julho de 2024

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA INICIA RECESSO PARLAMENTAR NESTA QUINTA-FEIRA



 A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) inicia nesta quinta-feira (18), o recesso parlamentar previsto no Regimento Interno da Casa. A reabertura dos trabalhos legislativos no Palácio Manuel Beckman está marcada para o dia 6 de agosto. 


A última sessão plenária da Casa aconteceu nessa terça-feira (16), ocasião em que foi limpa a pauta de deliberações do Parlamento Estadual para este primeiro semestre e anunciada a comissão representativa que atuará durante o recesso. Nesta quarta-feira (17) ocorreu sessão solene de concessão do Título de Cidadão Maranhense ao ex-diretor da Emserh, Raul Fagner Leite, por solicitação do deputado Carlos Lula (PSB).


A comissão de recesso da Alema reúne os deputados Davi Brandão (PSB), Florêncio Neto (PSB), Ariston (PSB), pelo Bloco Parlamentar Juntos pelo Maranhão; Neto Evangelista (União Brasil), pelo Bloco Parlamentar Unidos pelo Maranhão; e Wellington do Curso (Novo), pelo Bloco Parlamentar União Democrática.


O colegiado tem a função de representar o Legislativo maranhense durante o período de recesso parlamentar. Entre outras atividades, atua para garantir a continuidade dos trabalhos legislativos e pode desempenhar várias funções importantes, tais como deliberações urgentes; fiscalização e controle; representação institucional; e a preparação para o retorno das atividades parlamentares ordinárias.

14 de julho de 2024

SEM BANANA E BOLO PARA ENGANAR TOLO : CONJUNÇÃO DE FORÇA ESTADUAL/ NACIONAL / PROJEÇÃO DE BENEFÍCIOS À POPULAÇÃO DA ILHA ESBARRA NAS PROMESSAS ANTERIORES NÃO CUMPRIDAS

A errônea estratégia da mídia "petinhada" que oferece a Duarte - conjunção das forças políticas estadual/ nacional/ projeção de benefícios à população da Ilha de São Luís - esbarra nas promessas anteriores não cumpridas da maioria dos governos anteriores.

O povo da "ex-Ilha Rebelde - tem quem a chame de Ilha de Braide" - não entra mais nessa de "com banana e bolo se engana tolo". A mentalidade da "turma" do elitizado Clube Social Jaguarema/ agora conta com antigos rivais do alternativo Grêmio Lítero Recreativo Português.

Eleição não se decide em clubes sociais/ como ocorria nas décadas de 60/70/80. O democrático processo midiático / acessível a todos/ sem omissões/ falsa justificação - se um não fala o outro não cala - é fundamental/ implacável/ indomável como era a Ilha Rebelde.

O interessante é que tendo um produto naturalmente -  Duarte - midático não saibam aproveitá-lo. A excelente gestão no Procon não deve continuar ser trampolim eleitoral - tem sido até agora. É fácil por "analogia subliminar" encantar o inconsciente coletivo com os  resultados da boa gestão. 

Duarte deve ser mostrado pelas boas/ múltiplas realizações na extensa área do Consumidor - Produtos/ Serviços. Quando aprederem a usar Duarte como marca/ marco do Consumidor ele se tornará competitivo. Como fazer Duarte deixar de ser Propaganda Eleitoral Abusiva/ Enganosa?

Procurei o dono de um jornal - que se achava o dono da mídia à esquerda - ele não percebeu a importância decisiva do processo democrático/ midiático dos blogs/ sites/ redes sociais que me disse "vai escrevendo" . Ainda que exaustivamente processado deu certo com independência política/ editorial. 

Os grupos políticos estão no caminho dos clubes sociais/ jornais - extinção. Ainda não é viável candidatura avulsa - sem partidos/ grupos políticos. Mas tem candidato com potencial avulso - capaz de se eleger sem grupos. As redes sociais - gratuítas/ o tempo inteiro - são os melhores canais avulsos. 

 





O ERRO DE VESTIR DUARTE JUNIOR DE "FÔRÇA TOTAL" E A TROCA DE FUNÇÕES ENTRE A MÍDIA E O MARKETING

  O repetido histórico erro da antipática/ repudiada/ derrotada estratégia de marketing - tentar impor ao povo por medo/ pela posição dos atuais comandantes da política estadual/ nacional - pode levar a complicada pré-candidatura de Duarte Junior a precose antipatia popular e derrota.



Neste domingo o "Escrotaço" - é ruim de ler pelo tamanho dos caracteres - do Pêta orquestra Duarte Junior como repetição de Jaime Santana/ o "Força Total"/ candidao apoidado em 1984 pelo governador Luís Rocha/ Presidente Sarney/ prefeitto Mauro Fecury que perdeu para Gardênia Gonçalves.



A estratégia é idêntica - a conjunção das forças estadual/ nacional - traria benefícios a Capital. O povo de São Luís - maioria descendentes dos negros escravos - sempre fica do lado das vítimas. Foi isso que fez o marketing de Gardênia Gonçalves - Jairzinho a vestiu de vítima e venceu.

O marketing atual da política brasileira/ maranhense deve focar em resultados administrativos/ credibilidade/ capacidade do gestor ou pretendente a cargos.  A mídia tem a tarefa de interpretar fatos - presente/ passado/ expectativa futura. Quando se ultrapassa os limites o erro é certo.



O marketing dos candidatos devem superar  as dificuldades/ erros dos seus clientes/ construindo a melhor imagem dos mesmos. A mídia ao divulgar/ interpretar os fatos e se achar isso ou aquilo é melhor devolver. O povo sabe que as pessoas/ políticos não mudam rapidamente.Forçar não cola.

Duarte tem que ser Duarte/não Duarte Junior - se quiserem desde o nome passar maturidade. Os resultados da administração no Procon são bons/ sem os excessos do telhado do Casino Maranhense. Nada de vestir-se de Capitão América/ nem de Trump - o tiro cortou a orelha/ matou um inocente.

Imagina Duarte como "Capitão América" com a vetusta/ negra "Suprema Toga" nos ombros. Tem avanços na imagem de Duarte - já não é mais lembrado como "órfão de Dino". Percebam como a estratégia velada produz muito mais que a notícia "escrachada". Não tem espaço para amadorismo.




Não existe fórmula mágica em qualquer lugar. Existem fatos/ estratégias/ inteligente trabalho diário. Vence quem sabe construir a imagem/ ainda  que no poder esteja Biden ou outros governantes. De um lado a importância da equação liderança/ grupo/estrutura/ do outro fatos/ resultados imagem. 

11 de julho de 2024

CRIME DE PACOVAN E A TESE DA VIOLENTA EMOÇÃO : COM MEDO DE SER "JANTADO" CEARENSE MANDOU ALMOÇAR O AGIOTA E GERA O CLIMA DE "100 ANOS DE PERDÃO"

Calmo/ frio durante a prisão - ele se hospedou em Hotel na Litorânea para se apresentar na Superintendência de Homicídios - Francisco Nascimento/ o "Cearense"/ principal suspeito de ser o mandante do homicídio que vitimou Pacovan  não esboçou qualquer reação a ordem judicial.


Cearense não esboça reação/ enquanto Fernanda e a mãe lhe dão atenção.

Ficou claro - gestos/ ações de proteção - a subserviência, dependência emocional de Fernanda Costa  ao "parceiro casca de bala"/no momento da prisão. Fernanda estava mais preocupada em consolar o marido do que com a perda da sua liberdade/ que sem ele não valeria quase nada.


Tudo por amor  ou por temor ?


Fernanda desviou milhões das contas de Pacovan depois que casou com "Cearense". Durante uma década ela não desviou nada das contas de Pacovan. Portanto/ Fernanda deve ser beneficiada pelas provas que apontam "Cearense" - compra/ aluguel de veículos usados no homicídio. 

O álibi deve responsabilizar única/ exclusivamente "Cearense" como mandatante em todas as fases do crime - preparação/ execução. Todavia/ o local da morte de Pacovan - Posto Joyce/ gerenciado por Fernanda  - induz a participação/ informação coautoria da gerente/ braço direito do  agiota.

Pacovan descobriu/ cobrou Fernanda Costa/ dando-lhe prazo para pagamento a serem cumpridos nas datas dos 10 cheques - ele adorava pré-datados - assinados. No dia que foi receber o primeiro/ justamente no Posto Joyce/ gerenciado por Fernanda recebeu 14 balas -a dívida é 14 milhões.


O "almoço" e a "janta"


Pacovan era implacável na cobrança de dívidas/ com métodos "pisicológicos alternativos". Pode ser que "Cearense" com medo de ser "jantado"/ tenha mandado "almoçar" Pacovan. O clima de anistia ampla/ geral/ irrestrita - "100 anos de perdão" - tomou conta entre os devedores.

Pacovan não "botava o prego sem estopa" - para não ferir o dedo de contar as cédulas - tudo era através de cheques/ contrato de compra e venda/ fundamentado no "pacto sunt servanda" - pacto devem ser cumpridos. O "juridico" de Pacovan deve agir/ ainda que sem a memória da Fernanda. 

A vida não vale "uma casca de banana Pacovan". Se tudo for resolvido sem prejuízo financeiro para as partes/ o crime deixará as redes sociais/ manchetes de jornais - hoje é essa a ordem de acessos/ vizualizações. "Cearense" deve assumir o mando da execução - tese violenta emoção.

Comete homicídio por violenta emoção/ aquele que perdeu a capacidade de discernimento das coisas materiais físicas/ após ilegal/ injusta provocação da vítima. O homicídio é tido como privilegiado ( artigo 121/ parágarfo 1º do Código Penal )/ excluindo as qualificadoras que possam existir no crime. 



10 de julho de 2024

PREMIO SEBRAE MULHER DE NEGÓCIOS ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

 Podem participar empreendedoras de pequenos negócios, donas de empresas de base tecnológica ou produtoras rurais devidamente formalizadas

Para incentivar o empreendedorismo feminino e premiar histórias inspiradoras, o Sebrae promove a edição 2024 do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN). As inscrições se estendem até o dia 30 de julho de 2024. A premiação é voltada a mulheres com mais de 18 anos de idade que sejam proprietárias de micro ou pequena empresa, de empresa de base tecnológica ou produtora rural registrada. Este ano, além das categorias "Pequenos Negócios", "Produtora Rural" e "Microempreendedora Individual (MEI)", o PSMN vai contar com as categorias "Ciência e Tecnologia" e "Negócios Internacionais".


Cerimônia da etapa estadual da edição 2023 contou a presença de empreendedores e de dirigentes do Sebrae Maranhão, como a diretora Edila Neves (Foto: Divulgação/Sebrae Maranhão)


De acordo com a gestora do Projeto Sebrae Delas no Maranhão, Paula Janete Batalha, o Prêmio Mulher de Negócios reconhece o trabalho de empreendedoras que contribuem para o desenvolvimento do país. "É um prêmio que já acontece desde 2004 e homenageia empreendedoras com capacidade de inovação, visão de futuro, com estabelecimento de estratégias, com uma gestão empresarial eficaz, e que, com seus negócios, geram impacto social e econômico na região que estão inseridas. A iniciativa também tem o objetivo de inspirar outras mulheres a investirem em seus sonhos e acreditarem no seu potencial empreendedor", ressalta.

Etapas — O prêmio possui três etapas: estadual, regional e nacional. O anúncio das ganhadoras da fase estadual no Maranhão está programado para ocorrer durante evento a ser realizado no mês de setembro, após criteriosa análise feita pela comissão julgadora, que vai avaliar a gestão do negócio e a história relatada pelas empreendedoras. Já a etapa regional não prevê premiação ou divulgação e é eliminatória para a nacional. O evento de premiação da etapa nacional com finalistas das cinco regiões do país deve acontecer em novembro.

Na etapa estadual da edição do ano passado, Suely Lima, proprietária de coworking voltado para a área da saúde, ficou em primeiro lugar na categoria "Pequenos Negócios". "Foi um reconhecimento do trabalho desenvolvido na Semente e um grande incentivo como mulher empreendedora no mercado de São Luís", avalia. Segundo Lima, o negócio conseguiu se consolidar não apenas por solucionar um problema do seu público, mas também por conta de, enquanto gestora da empresa, ela gostar do que faz. "Isso é muito importante no empreendedorismo. Eu acho que é isso que faz a minha empresa de fato funcionar com sucesso", reflete.

A empresária Suely Lima (ao centro) foi a grande campeã estadual da categoria “Pequenos Negócios” (Foto: Divulgação/Sebrae Maranhão)


Participação — As inscrições para a edição 2024 do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios estão sendo realizadas gratuitamente no site sebrae.com.br/premiomulherdenegocios. Além de preencher o formulário com as informações solicitadas, é necessário enviar vídeo com pitch da empreendedora candidata. Mais informações estão disponíveis no site da premiação.


Inscrição para concorrer à premiação é feita gratuitamente por meio de site (Foto: Divulgação/Sebrae Maranhão)




COMITIVA DO MARANHÃO PARTICIPA DO EVENTO TRANSFORMAR JUNTOS

 


Evento organizado pelo Sebrae reúne cerca de 2 mil pessoas em Brasília-DF para discutir ações para desenvolvimento dos territórios e melhoria do ambiente de negócios nos municípios.

Iniciativas de empreendedorismo do Maranhão estão sendo destaque em Brasília, durante o Transformar Juntos. Uma comitiva de mais de 100 integrantes do Maranhão participa do evento, organizado pelo Sebrae. A abertura, que ocorreu na manhã desta nesta terça-feira (09), contou com a presença  do vice-presidente Geraldo Alckmin e do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.

O diretor superintendente, Albertino Leal, e a diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Edila Neves, conduzem a comitiva maranhense no evento.  

Maranhão marca presença no Transformar Juntos 2024



O Transformar Juntos reúne, até a próxima quinta-feira (11), um público superior a 2000 pessoas, em sua maioria gestores públicos das esferas estaduais, municipais e federal, colaboradores e conselheiros do Sebrae, agentes de desenvolvimento de todo o país, lideranças empresariais e institucionais. Entre estes, o conselheiro e presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz; representantes do Tribunal de Contas do Estado; representando a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio – SEINC, o presidente da Junta Comercial do Maranhão - Jucema, Sergio Sombra, a subsecretária de Indústria e Comércio, Karina Fonseca Lima, além de Da Hora Júnior e da secretária adjunta da Micro e Pequena Empresa, Luzia Rezende. Também presente, o promotor Marco Aurélio Batista Barros, representando o Ministério Público do Estado do Maranhão.

Troca de experiências – Durante três dias, os participantes irão debater e trocar experiências sobre políticas públicas voltadas para os territórios e municípios, com temas voltados para as Compras Públicas como instrumentos de apoio às micro e pequenas empresas; Simplificação do ambiente de negócios; estímulo às economias portadoras de futuro com ações de Turismo, Sustentabilidade, Economia Criativa, Inovação e Energia, além de impulso à Educação Empreendedora, como estratégia para fomento ao empreendedorismo no país.

Para Albertino Leal, o Transformar Juntos é mais uma oportunidade para compartilhamento de boas práticas, resultados e iniciativas que estão acontecendo no Maranhão. "É um momento também de aprendizado e de reflexão sobre as conexões necessárias para transformar a realidade", afirmou o superintendente, que aproveitou a oportunidade para entregar uma placa com o QR Code da nova plataforma digital do Sebrae Maranhão ao presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima e ao diretor técnico, Bruno Quick.

Presidente Décio Lima e diretor Bruno Quick recebem placa com QR CODE para nova plataforma digital do Sebrae, que será usada nas Salas do Empreendedor em todo o estado



IGR Guarás: boas práticas de governança para o desenvolvimento territorial em evidência

Do Maranhão, a primeira experiência  apresentada no evento Transformar Juntos veio da Instância de  Governança Regional da Floresta dos Guarás - IGR, uma ação decorrente do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER), executado pelo Sebrae Maranhão na porção leste do Maranhão.

Governança da IGR Guarás é apresentada como ação de destaque do Maranhão no primeiro dia do Transformar Juntos



Na oportunidade, foram apresentados os passos adotados no Maranhão para implantação da metodologia Destino Turístico Inteligente (DTI), que prioriza a governança entre os atores envolvidos como um dos principais eixos. "Nós temos muito potencial e nosso objetivo é transformar os produtos da região em atrativos turísticos para que, em parceria com o Sebrae, as comunidades sejam beneficiadas" enfatizou o secretário de Turismo de Guimarães e presidente do IGR, Antônio Marcos Gomes. Ele citou produtos como o Tambor de Minas, Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís, o artesanato regional, os casarios coloniais, a grande concentração de comunidades quilombolas e a riqueza e diversidade da culinária como atrativos da região.

Ainda na programação da participação do Maranhão desta terça-feira no Transformar Juntos, o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, Célio Roberto, apresentou a Integração do Corpo de Bombeiros à REDESIM, medida que ajuda a reduzir o tempo necessário para abertura de empresas no estado, melhorando o ambiente para o empreendedor iniciante e para quem já empreende.

Na manhã também foi entregue ao promotor Marco Aurélio Barros, representante do Ministério Público estadual, exemplar do Guia do Candidato Parceiro, que será encaminhado pelo Sebrae aos parceiros institucionais, candidatos nas eleições 2024 e partidos políticos, com sugestões de medidas e políticas de apoio aos pequenos negócios do estado.

Promotor do MP recebe exemplar do Guia do Candidato Parceiro, editado pelo Sebrae, com sugestões de políticas de apoio aos pequenos negócios e ao desenvolvimento territorial.


Na programação desta quarta-feira (10) serão apresentados temas relacionados à Integração da Vigilância Sanitária à REDESIM, a apresentação do case de sucesso da Sala do Empreendedor de Estreito - premiado nacionalmente com o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora – e a cerimônia da premiação nacional do Selo Diamante às nove Salas do Empreendedor reconhecidas pelo Sebrae com o selo. Os municípios de Turilândia, Santa Helena, Guimarães, Pinheiro, Matinha, Viana, Governador Nunes Freire, Parnarama, São Pedro da Água Branca participam, por meio de representantes, deste momento. 


9 de julho de 2024

SECRETÁRIO ORLEANS BRANDÃO CUMPRE AGENDA DE ENTREGAS EM SÃO BENTO E BURITI BRAVO

 Atendendo demandas de infraestrutura solicitadas pela população nas regiões da Baixada e Sertão Maranhense, o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, acompanhou na última semana a entrega de obras e serviços articulados pela pasta nos municípios de São Bento e Buriti Bravo. Durante os dois dias de agenda, foram lançadas diversas iniciativas obtidas após diálogo e articulação para as áreas do meio ambiente, educação e cidadania nas duas cidades.





Na quinta-feira (4), esteve em São Bento na entrega da nova estrutura da Unidade XVII do Colégio Militar 2 de Julho - Antônio Dias. Na ocasião, o governador Carlos Brandão anunciou a implantação de mais 90 escolas de tempo integral e 70 militares.




Como um dos articuladores do projeto e na escolha do município, a cidade recebeu também o piloto do programa Floresta Viva. Iniciativa coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), o projeto está em sua primeira etapa de implantação, que consiste na criação do maior viveiro público do Brasil, com capacidade para a produção anual de 1 milhão de mudas.








Já na sexta-feira (5), Orleans contemplou o aniversário de 93 anos da cidade de Buriti Bravo com a entrega de várias obras. A cidade recebeu um Viva/Procon, nova viatura e seguem as obras no Hospital Municipal Zuza Coelho.





Os serviços e obras recebidos durante as festividades de aniversário vieram da articulação com o secretário municipalista Orleans Brandão, em gabinete, por meio da prefeita Luciana Leocádio.


8 de julho de 2024

EDITAL DO SEBRAE BENEFICIA NEGÓCIOS DA BIOECONOMIA VOLTADOS PARA O BIOMA CERRADO


Edital contempla negócios que tenham como base o uso sustentável de recursos desse bioma. Serão apoiados negócios em 15 segmentos. 

Com o objetivo de estimular a criação de soluções inovadoras voltadas para a bioeconomia do Cerrado, o Sebrae acaba de anunciar a abertura do edital Inova Cerrado – Módulo de Ideação, cujas inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 25 de agosto, no site programas.sebraestartups.com.br/in/cerradoid2024.


Detentor de grande diversidade, Cerrado em aptidão para negócios inovadores focados na bioeconomia(Sebrae/ Embratur)

O programa Inova Cerrado vai apoiar financeiramente soluções e ideias de negócios inovadores da bioeconomia, que tenham o bioma Cerrado como base. Segundo o gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão, Cesar Guimarães, o edital faz parte de uma estratégia do Sistema Sebrae, direcionada para fomento, apoio e desenvolvimento de pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras ligadas ao bioma Cerrado, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade e da capacidade produtiva desse importante bioma.


Cesar Guimarães, Gerente de Tecnologia e Eventos do Sebrae no Maranhão(Acervo/ Pessoal)

O edital contempla apoio a projetos focados na preservação, conservação ou utilização sustentável de recursos naturais do bioma e que tenham suas soluções aplicadas às seguintes áreas: Agricultura e Pecuária; Alimentos e Bebidas; Bioenergia e Biocombustíveis; Casa e Construção; Comunicação e Entretenimento; Ecoturismo; Floresta; Fármacos, Fitoterápicos e Nutracêuticos; Higiene, Perfumaria e Cosméticos; Logística e Mobilidade; Moda e Design; Químicos e Novos Materiais; Tecnologia da Informação, entre outros.

Serão contemplados projetos em fase de ideação nos estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí e Tocantins.

Claudia Martins, CEO da startup Innovaeco, é atendida pelo Sebrae por meio do programa Inova Amazônia. A empresa, também focada na bioeconomia, atua com soluções em áreas como licenciamento, perfuração de poços, gestão de resíduos sólidos, projetos socioambientais e educação ambiental, com foco no bioma amazônico.


CEO da Innovaeco, Claudia Martins, avalia negócios da bioeconomia como
oportunidade para empreendimentos no Maranhão. (Acervo Pessoal)



Para ela, o edital do Inova Cerrado, do mesmo modo que o Inova Amazônia, cumpre um papel importante, estimulando o uso dos recursos desses ecossistemas, sob uma visão sustentável, trazendo muitas oportunidades para empreendedores. “O segmento da bioeconomia está emergindo como uma fonte significativa de oportunidades rentáveis, especialmente nas ações voltadas para a valorização de resíduos, por exemplo. Isso não apenas abre portas para negócios em áreas como o tratamento de resíduos orgânicos, mas também na transformação desses resíduos em compostos, energia ou novos materiais de alto valor agregado. Isso é apenas um exemplo das múltiplas possibilidades que esse segmento congrega. E o empreendedor que tiver boas ideias, inovadoras, não pode deixar passar essa oportunidade”, frisa ela.

Seletiva - Na fase inicial do Inova Cerrado, os participantes vão passar por uma etapa de seleção, na qual serão classificadas as 30 melhores soluções. Dessa lista, as três primeiras escolhidas vão receber prêmios em dinheiro de R$ 5 mil (3º lugar), R$ 10 mil (2º lugar) e R$ 15 mil (1º lugar). Durante o ciclo, os participantes terão acesso a capacitações, mentorias e workshops para aperfeiçoar a ideia e o modelo do negócio.

“No Maranhão, temos quase 65% do território dentro do bioma Cerrado, o segundo mais expressivo do Brasil, com uma grande diversidade de recursos. O Inova Cerrado pretende justamente estimular o aproveitamento desses recursos para gerar novos negócios, agregar valor aos já existentes e fortalecer o ecossistema da bioeconomia, por meio da inovação, da sustentabilidade e da conexão entre empreendedores”, destaca Cesar Guimarães.

Potencial expressivo - O Cerrado é o segundo maior bioma do país. Abrange cerca de 25% do território nacional, abrigando uma grande diversidade de flora, fauna, fármacos e água em abundância, além de nascentes de importantes bacias hidrográficas do país, sendo a capacidade produtiva outro destaque. 

No Maranhão, o Cerrado está presente em praticamente todo o estado, ocupando cerca de 65% da extensão territorial, com recursos de importância ecológica, econômica e social cruciais para o desenvolvimento sustentável do estado. Dos 217 municípios maranhenses, segundo dados do IBGE, 124 têm o bioma Cerrado como predominante. 

Com imenso potencial a ser explorado, o Cerrado enfrenta desafios significativos que ameaçam sua integridade e biodiversidade, em função do elevado desmatamento. Daí a importância do estímulo a modelos de negócios que conciliam o aproveitamento desse potencial com soluções de preservação e conservação. 


Edital do Inova Cerrado abre oportunidades para empreendedores do Maranhão.
(Sebrae/Divulgação)



4 de julho de 2024

SEBRAE APRESENTA NOVA PLATAFORMA PARA ATENDER MICROEENDEDORES

 


Plataforma será instalada nas Salas do Empreendedor instaladas em todo o Maranhão e na rede de Atendimento da Jucema 

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Albertino Leal entrega placa ao presidente Sérgio Sombra, ao lado da presidente

da FENAJU, Gregória Benário

Superintendente Albertino Leal entrega placa com QR Code da nova plataforma

ao presidente da Jucema, Sérgio Sombra.


SÃO LUÍS - O Sebrae Maranhão está disponibilizando uma nova plataforma para facilitar o acesso ao atendimento de microempreendedores. Na manhã desta quarta-feira (03), uma placa simbólica com o QR Code da plataforma foi entregue ao presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra, pelo superintendente do Sebrae, Albertino Leal. A entrega aconteceu na abertura do Encontro Nacional de Presidentes, Procuradores e Secretários-Gerais das Juntas Comerciais, na sede da Fecomércio, em São Luís.

A placa com o QR Code da nova plataforma será instalada em todas as Salas do Empreendedor do Maranhão e também nos postos da Jucema. A primeira placa já foi fixada na Sala do Empreendedor de Estreito que, no mês passado, recebeu reconhecimento nacional como vencedora no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Sala do Empreendedor, com o projeto "Sala do Empreendedor Inteligente".

“Esta é uma parceria que se estende para os ambientes de negócios. Através do QR Code, o empreendedor vai poder acessar uma série de informações, os portais do Sebrae e de outros parceiros, incluindo a Junta Comercial. Nesse ambiente digital, vamos passar informações de oficinas, cursos, tributos e orientações úteis no dia a dia do empreendedor. Vamos ter este QR Code nas Salas do Empreendedor, em ambientes de parceiros, como a Jucema, associações comerciais e CDL’s”, explicou Albertino Leal, que amanhã estará presente na inauguração da 160ª Sala do Empreendedor do estado,  no município de Lago do Junco.

O presidente da Jucema, Sergio Sombra, ressaltou a importância dessa parceria com o Sebrae. “O Sebrae é um parceiro das juntas comerciais em todo o Brasil e, no início da nossa gestão, em 2017, nós digitalizamos todo o acervo da Junta com a parceria com o Sebrae, que financiou essa atividade. Posteriormente, fizemos uma parceria de integração, onde o Sebrae foi de suma importância no sentido de dar mais agilidade à abertura de negócios”, afirmou Sérgio Sombra, informando que antes este processo demorava 90 dias e que hoje foi reduzido para perto de duas horas.

Na entrega da placa, estava presente a presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais do Brasil (FENAJU), Gregória Benário. Para ela, o Sebrae tem tido um parceiro muito presente, apoiando as juntas comerciais de uma forma geral. “O Sebrae faz o trabalho de ponta, com os municípios. Essa aproximação é muito positiva para as juntas comerciais, pois ganham microempreendedor, os órgãos, o cidadão e toda a sociedade”, avaliou a presidente. 



SEBRAE PROMOVE WORKSHOP SOBRE TÉCNICAS DE VENDA NO MERCADO LIVRE

 

Treinamento com o consultor Vinícius Victor destaca o crescimento da economia digital e capacita empreendedores a explorar oportunidades na principal plataforma de e-commerce do Brasil

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O consultor e empresário Vinícius Victor Silva conduziu treinamento sobre o Mercado Livre no Sebraelab / Foto / André Lisboa / Divulgação

SÃO LUÍS - A economia digital nunca foi tão explorada quanto nos últimos anos, assim apontou o consultor e empresário Vinícius Victor Silva, no workshop “Aprenda a vender no Mercado Livre”, realizado pelo Sebrae nesta terça-feira (02), no Sebraelab (Multicenter Negócios e Eventos). Em quatro horas de formação, o consultor certificado do Mercado Livre explicou as melhores técnicas, ferramentas e estratégias para se vender na plataforma e garantiu que dezenas de empreendedores saíssem do encontro prontos para fazer suas primeiras negociações.





Ao ser questionado durante o treinamento sobre as vantagens de se ter um negócio dentro do Mercado Livre, Vinícius Victor Silva explicou que a plataforma tem hoje a maior fatia do faturamento derivada do Brasil em decorrência da densidade populacional. “Quando a gente pensa em varejo aqui no Brasil, estar no Mercado Livre hoje, sendo varejista, indústria, fábrica, pessoa em transição de carreira, é apostar numa renda extra segura”, comenta.

Os motivos para isso, segundo o consultor, são: o alcance do Mercado Livre dentro da população brasileira – um a cada três celulares no Brasil tem um aplicativo do Mercado Livre instalado; o índice de conversão do Brasil hoje é de 1,2%, ou seja, para se fazer uma venda, em média, 120 pessoas precisam clicar em um anúncio; e o produto no Mercado Livre vai aparecer diretamente no Google e em outras plataformas de busca. Além disso, há a confiança que o brasileiro tem no Mercado Livre. 

“Hoje, o metro quadrado mais caro para publicidade é o comercial em celular. Então, provavelmente, assim que você acorda, a primeira coisa que você faz é ver algo no celular, e muito provavelmente a última coisa que você faz antes de dormir é pegar no seu celular também e checar algo. Então, pensa que seu produto vai estar na mão de um a cada três brasileiros, no mínimo, num site bem confiável e divulgado”, analisa.

Ao longo do workshop, Vinícius Victor apresentou aos participantes números relativos ao impacto da plataforma no mercado brasileiro, explicou como funciona o ecossistema de vendas, detalhou como os empreendedores podem fazer a precificação, como devem estabelecer um relacionamento com fornecedores, detalhou custos dos vendedores e os níveis de ranqueamento, e ainda garantiu que todos saíssem do encontro com ferramentas para o cálculo de dados da venda, ao disponibilizar suas próprias planilhas de gestão.

Uma notícia importante repassada pelo consultor foi que hoje há uma expectativa de crescimento de vendas dentro do Nordeste. “Vocês precisam começar a mirar no público do próprio Nordeste brasileiro para garantir boas vendas dentro do Mercado Livre. Enquanto no Sul e Sudeste a concorrência é grande, o Nordeste é uma região a ser desbravada”, sinalizou o consultor, que também mantém suas iniciativas de venda de peças automotivas dentro da plataforma. “O que estou trazendo hoje é aquilo que eu mesmo faço. É um conhecimento prático e aplicado no meu dia a dia”, assegura.

 

Aprendizagem garantida

O workshop faz parte de um conjunto de estratégias de capacitação oferecidas pelo Sebrae para colaborar com a formação do empreendedor maranhense, de acordo com Mauro Formiga, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís. “Microempresas e empresas de pequeno porte, com técnicas, ferramentas e estratégias, podem hoje garantir boas vendas no Mercado Livre. O Sebrae proporciona um leque de soluções, de serviços muito interessantes para contribuir com esse conhecimento que os empresários têm. E nesse sentido, estamos trazendo mais uma oportunidade para diversificar suas vendas por novos canais”, frisa o gerente.

Para descobrir meios de adaptar seu negócio para o Mercado Livre, José Matheus Santos Pestana, que atualmente mantém uma loja virtual no Instagram, inscreveu-se no treinamento. “Quero descobrir como posso usar a plataforma a meu favor, e você sabe, conhecimento é a gasolina da alma”, afirmou. Com a mesma expectativa de ampliar os horizontes, Tatiane Carvalho compareceu ao evento mirando lançar uma loja de roupas infantis dentro da plataforma. “Estou em um momento decisivo da minha vida e preciso trabalhar para gerar renda para a minha casa, por isso não quis perder a oportunidade de fazer este curso”, explica.

José Matheus espera adaptar negócio para o Mercado Livre após o treinamento

Tatiane Carvalho pretende lançar uma loja de roupas infantis dentro da plataforma

Com ampla experiência em vendas e preparando-se para prestar consultoria em e-commerce para outras pessoas, a vendedora Tatiane Silva avaliou o workshop como um divisor de águas. “Estou aqui para ajudar amigas que já fazem vendas a lançarem seus produtos no mercado. O conhecimento que o Vinícius Victor trouxe hoje vai ser muito bem aplicado. Já trabalhei um tempo com o Mercado Livre, mas precisava descobrir mais coisas. As ferramentas e planilhas que ele disponibilizou vão me ajudar bastante”, ressalta.

A vendedora Tatiane Silva prestará consultoria para amigas que desejam fazer vendas
digitais

 

Semana da Micro e Pequena Empresa

De 22 a 26 de outubro, o Sebrae realizará em São Luís a Semana da Micro e Pequena Empresa. O evento contará com exposição no setor de beleza e bem-estar, área de negociação com representantes da Amazon e da Magazine Luiza, além de palestras e painéis com temas fundamentais para o setor.

 

3 de julho de 2024

JORNADA DE INOVAÇÃO DA FEIRA DO EMPREENDEDOR PROMOVE RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DO MERCADO LOCAL

 

Desafio premia estudantes e soluções inovadoras durante Feira do Empreendedor

Competição gera soluções para problemas do mercado no Cerrado Sul, durante Feira do Empreendedor

Projeto de  Inclusão Digital para Jovens do Campo vence desafio de inovação da Feira do Empreendedor

Competição reuniu 50 estudantes de instituições da região em imersão de quatro dias. A grande vencedora levou R$ 10 mil para casa.

A Jornada de Inovação foi um dos destaques da Feira do Empreendedor de Balsas, evento realizado pelo Sebrae na cidade de Balsas. O TXM Challenge, entre os dias 27 e 30 de junho, desafiou estudantes universitários a observar o mercado local e propor soluções inovadoras. Em uma competição que reuniu cinco universidades e cinco instituições patrocinadoras, os participantes apresentaram soluções para problemas reais, com a melhor ideia recebendo um prêmio de R$ 10 mil.


Equipe do IFMA de São Raimundo das Mangabeiras vence desafio de inovação realizado durante Feira do Empreendedor 2024. (Sebrae/Divulgação)

 

A equipe campeã foi do Instituto Federal do Maranhão, campus de São Raimundo das Mangabeiras, que respondeu ao desafio do Senar. A proposta é uma rede social integrada ao aplicativo Senar Play, onde jovens acadêmicos traduzem conteúdos técnicos para uma linguagem mais acessível aos jovens rurais, incentivando a inclusão digital e o desenvolvimento de negócios agrícolas.

"Nosso diferencial é usar uma linguagem simples para facilitar a comunicação entre jovens do campo e acadêmicos, mostrando que a vida no campo pode ser rentável e viável," explicou Saiury Lima, uma das componentes da equipe.

Competição desafiou estudantes a propor soluções para problemas do mercado no Cerrado Sul maranhense. (Sebrae/Divulgação)

 

A equipe da Unibalsas ficou em segundo lugar com uma solução para melhorar a comunicação entre instituições de formação profissional e o setor produtivo, proposto pela Seinc. O projeto visa aumentar a empregabilidade dos jovens através de uma maior integração entre universidades e empresas, por meio de aplicativo que usa a gamificação como incentivo para participação dos jovens e ao mesmo tempo formar um banco de dados para as empresas.

A terceira posição foi conquistada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campus de Balsas. A solução é um assistente virtual baseado em inteligência artificial para conectar turistas e empresas locais, atendendo ao desafio da Prefeitura de Riachão.

O TXM Challenge trouxe cinco desafios propostos por diversas instituições parceiras da Feira do Empreendedor. Os desafios tiveram como foco a resolução do Estado e da região, como saneamento básico, acessibilidade no turismo, desemprego de jovens e êxodo rural.

Os desafios propostos foram: Facilitar o acesso ao crédito para saneamento básico, proposto pelo Ceape; Melhorar a comunicação entre instituições de formação profissional e o setor produtivo, proposição da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SEINC). Da Prefeitura de Riachão, veio o desafio de criação de roteiros turísticos acessíveis incorporando tecnologias de acessibilidade. Da Secretaria de Estado de Turismo, o de soluções facilitadoras da comunicação entre turistas e fornecedores de transporte turístico, associados à compensação de carbono. E do Senar, o desafio de incentivar jovens rurais a desenvolverem negócios inovadores no setor agrícola e promover a inclusão digital.

Estudantes da Unibalsas marcam presença no TXM Challenge. (Sebrae/Divulgação)

 

Experiência dos participantes - Os estudantes destacaram a importância da jornada para seu desenvolvimento profissional e pessoal.  Vitória Pinto, da Unibalsas, mencionou que participar do TXM Challenge foi uma experiência reveladora. "Foi a minha primeira vez em uma competição como essa, e foi incrível. Tudo aqui é novidade, e saber que há espaço para nossas ideias e soluções no mercado é muito motivador. Agora queremos encontrar parceiros para viabilizar nosso projeto."

Já Ronald Costa Braga, da Universidade Estadual do Maranhão, destacou a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na universidade. "Foi enriquecedor demais. Participar de um evento como esse nos permite ver de perto os problemas do dia a dia e trabalhar em soluções reais. É emocionante e impactante”.

Legado do desafio

Fabiano Melo, responsável pelo desafio, avaliou positivamente a edição do evento na Feira do Empreendedor de Balsas. "Os participantes foram apresentados a problemas reais e desenvolveram soluções viáveis durante os quatro dias de imersão, com workshops, mentorias e pitches finais," disse Melo.

As soluções apresentadas agora passarão por uma fase de viabilidade, onde as instituições patrocinadoras avaliarão a possibilidade de implementação dos projetos. "Estamos muito contentes com a hospitalidade e a qualidade das ideias apresentadas pelos alunos," concluiu Melo.

Edila Neves reforça importância da maratona como estratégia de fomento à inovação junto aos jovens. (Sebrae/Divulgação)

Sobre a Feira do Empreendedor 2024

Organizada sob o tema “Conectar Ideias, Inovar Negócios”, a Feira do Empreendedor 2024 teve três eixos balizadores: Inovação, ESG e Conexões Corporativas. O evento contou com o apoio de patrocinadores e apoiadores, como Governo do Estado do Maranhão, Banco do Nordeste, Prefeitura de Balsas, Vale, Ceape, Sistema Fiema (Sesi e Senai), Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Grupo Mateus.


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