A renovação de nomes na representação maranhense no Senado é recente. Edson Lobão/ João Alberto exerceram mandatos até 2019/ Roberto Rocha até 2022. Weverton Rocha/ Elisiane Gama substituíram Edson Lobão/ João Alberto. Dino que deu mandato a Roberto lhe aplicou um capote - o dobro dos votos.
Tem duas vagas na disputa de 2026. Com a permanência de Brandão no governo estadual/ pelo menos uma das vagas será de quem nunca disputou mandato na Câmara Alta. O governo pela estrutura elegerá um candidato(a). A outra vaga terá forte influência de Eduardo Braide dentro/ fora da disputa.
Braide não faria parceria com a direita para não se queimar / tão pouco com a esquerda dinistas ou ainda com os brandonistas. Ele só tem a opção de nome novo fora deste surrado contexto político. Se esse candidato surpreender a partir do apelo popular/ Braide apadrinha para não perde-lo como novo aliado.
Brandão deve estabelecer novo ciclo no estado/ pode liderar até 2030/ 2034. A alternância da política maranhense deve se iniciar novamente pelo Senado/ como no começo da República. Urbano Santos/ Benedito Leite/ Magalhães de Almeida fizeram "escola" na Câmara Alta/ para depois chegar ao governo do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário