O Maranhão é o estado brasileiro aonde a suposta "Politização da Justiça" estaria em maior evidência. Isto se deve a ascenção do ex-governador/ senador Flávio Dino ao cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal(STF)/ para logo em seguida acontecer distribuição eletrônica de vários processos/ envolvendo políticos maranhenses/ ainda os herdados da Ministra Rosa Weber/ sem que o recém emposado se desse por impedido ou suspeito/ como lhes asseguram pacificamente o Regimento Interno do STF e as regras processuais esculpidas na flexível legislação pátria.
Juscelino Filho/ Othelino Neto/ Josimar de Maranhãozinho/ são os principais políticos com demandas no gabinete do Ministro Flávio Dino. Curiosamente todos os epigrafados fazem neste momento oposição ao governo ou se posicionam favoráveis a candidatura do vice-governador Felipe Camarão/ hoje praticamente rompido com o governador Carlos Brandão. Dino em tom de brincadeira até teria indicado uma professora como vice-governadora na futura chapa de Camarão. A brincadeira lhe rendeu pedido de impeachement na que está na geladeira Senado.
Existem outras situações institucionais sob o crivo do Ministro Flávio Dino. A eleição da Presidência da Alema/ preenchimento de cargos no Tribunal de Contas do Estado(TCE-MA). Dino que em certa ocasião deu sugestão em processos anteriores a ascensão ao cargo no STF/ justificando valorizar o salário que recebe/ não teria a mesma produtividade em relação aos critérios para escolha de Conselheiros do TCE-MA/ principalmente o que envolve o perseguido advogado Flávio Costa/ vetado no TJ-MA para a vaga do 5º Constitucional/ que dorme há 2 anos nos berços/gavetas do CNJ.
É necessário informar que o ministro determinou prazo de 10 dias/ para uma advogada "amiga da causa" apresentar provas em provável omissão na petição/ da mesma forma concedeu 15 dias ao Solidariedade para se manifestar sobre modificação tempestivamente promovida pela Alema no critério da escolha do advogado Flávio Costa. Dino também deu a sugestão da realização de audiências públicas com especialistas em nepotismo. É tudo que Dino precisa neste momento francês "merci bocu"(muito obrigado)/ "inne pa de qua"(não há de que) entre Lula/ Brandão?
O Ministro Flávio Dino se conduz perfeitamente dentro das regras processuais - em relação a suspeição ou impedimento como lhe asegura o Código de Processo Civil Brasileiro - e do que determina o Regimento Interno do STF. Portanto/ não é possível arguição de decisões baseadas em interesses partidários ou políticos em detrimento da imparcialidade/ tão pouco de ativismo judicial interpretando a lei/ para interferir em questões políticas paroquiais maranhenses que deveriam ser resolvidas pelo legislativo/ executivo. O deputado estadual Yglésio Moisés pensa diferente?
Nenhum comentário:
Postar um comentário