O deputado federal Nicolas Ferreira (PL) divulgou que irá propor o impechemet do Ministro do STF/ Flávio Dino por declaração política durante aula na UNDB - indicação em tom de brincadeira de uma professora para vice-governadora de Felipe Camarão.
Nicolas precisa acertar a mira. Primeiro só o Senado pode fiscalizar Ministros do STF. O CNJ pelo grau hierárquico não tem essa competência. Segundo Projeto de Lei é assegurado aos Ministros manifestação política em ambientes académicos como a UNDB.
A palavra é como uma flecha se não atingir o centro do alvo se perde. O alvo seria a interferência no processo político é o centro seria o STF. Teria que ter habilidade política/ para convencer a maioria dos senadores do uso do cargo no suposto crime de responsabilidade.
As sucessivas demandas que envolvem cargos políticos - duas vagas do TCE-MA/ uma delas espera decisão a mais de um ano - e ainda sobre a eleição da Mesa Diretora da Alema/ esbarram na distribuição por prevenção prevista no Regimento Interno do STF/ mas afeta a produtividade.
Pelo prisma da legislação ordinária -a suspeição e impedimento - não se configuram em tese / a não ser o aspecto moral que envolveria amigos antigos e inimigos atuais. No entanto/ o Ministro Flávio Dino não tem maioria no Senado e pode ser fiscalizado. O provável "freio" já seria constrangedor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário