Um deslocamento no tabuleiro do xadrez político maranhense será importante/ pode ser decisivo para o movimento das outras peças.
O vice-governador Camarão vai se movimentar em 2025/2026 como candidato a governador dinopetista ou senador sarnobrandonista?
Neste tabuleiro já existiram "tertius" - terceiro confiável aos grupos em disputa? Sim. Ivar Saldanha. Agradava Castelo/ Sarney.
Ivar Saldanha como "tertius" garantiu senatória a João Castelo/ governo para Luís Rocha/ que cumprindo missão ficou até o fim do mandato.
Cafeteira renúnciou o governo para candidatar-se ao Senado. João Alberto assumiu como "Carcará"- mata e come - garantindo a eleição de Lobão.
Cafeteira queria Sarney Filho como seu sucessor. José Sarney mandou fazer pesquisa/ optou por Lobão que quase perde para Castelo no 2º turno.
Roseana Sarney não precisou de "tertius" debutou no governo - foram 15 anos/ considerando o presente de 2 anos do mandao de Jackson Lago.
Flávio Dino ficou 8 anos quase não tira os pés dos Leões/ tendo Brandão como leal/ discreto vice-governador/ cumprindo várias missões no exterior.
A resistência dos dinistas a Brandão era maior dos que a dos brandonistas a Camarão. Othelino era Presidente da Alema e preferido para a condução da sucessão.
Dino não tinha deixado herdeiro político com capacidade de sucedê-lo. Sem opção e com medo da derrota para Roseana Sarney/ abriu/ apoiou Brandão.
Brandão tem herdeiro direto/ herdeira para sucedê-lo/ não tem "tertius". Camarão ficando no governo é Dino até debaixo dágua/ fora é Brandão.
Camarão/ Brandão no Senado foi costurado. A eleição da Alema - Camarão disse "tudo garantido" para Brandão - rasgou no meio a costura.
A "Operação Faz Um 21"/ teria sido realizada sem crédito para o celular de Camarão. Dinistas desconfiavam de Camarão sarnobrandonista.
Vamos aguardar os próximos lances.
Nenhum comentário:
Postar um comentário